Por Stephen Edelstein
A fornecedora chinesa de baterias CATL está aberta a construir uma fábrica nos EUA se o novo governo Trump permitir , disse o fundador da empresa em uma entrevista recente.
“Originalmente, quando queríamos investir nos EUA, o governo americano disse não”, disse Robin Zeng em uma entrevista à Reuters publicada na quarta-feira. “Para mim, sou realmente de mente aberta.”
A CATL até agora limitou sua presença nos EUA a acordos de licenciamento com montadoras. A Ford anunciou em 2023 uma fábrica de baterias em Michigan para construir baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), que a montadora disse serem essenciais para a acessibilidade dos veículos elétricos . As células de bateria produzidas lá seriam baseadas na tecnologia CATL, mas a fábrica em si seria de propriedade da Ford. Um relatório de abril disse que a General Motors pode estar buscando um acordo semelhante com a CATL.
Ford Mustang Mach-E, F-150 Lightning recebendo baterias CATL LFP
Mesmo antes de Trump, que iniciou uma guerra comercial com a China durante seu primeiro mandato em 2017, ser eleito para um segundo mandato como presidente, esse acordo já estava ameaçado.
Sob a política atual da administração Biden, veículos com baterias de fabricação chinesa não se qualificam para um crédito fiscal federal de EV, nem veículos fabricados por entidades em cujas empresas-mãe o governo chinês tem participação. Um projeto de lei republicano, contestado pela administração atual, também eliminaria os créditos fiscais para EVs que fazem uso de tecnologia de bateria chinesa licenciada por montadoras dos EUA.
No entanto, embora Trump queira impedir a importação de carros de fabricantes de automóveis chineses — mesmo que sejam montados em outros países como o México — a Reuters observa que, em uma entrevista em agosto, ele estava aberto a empresas chinesas que fabricassem carros nos EUA.
Pacote de bateria híbrida plug-in CATL Freevoy
“Vamos dar incentivos, e se a China e outros países quiserem vir aqui e vender carros, eles vão construir fábricas aqui, e vão contratar nossos trabalhadores”, disse Trump em agosto. Zeng parece otimista de que essa política se aplicará às baterias também, dizendo à Reuters que “espero que no futuro eles estejam abertos a investimentos”.
Ainda não se sabe quais baterias a CATL produzirá nos EUA, mas a empresa está atualmente expandindo seus negócios de fornecimento de baterias para veículos comerciais em seu mercado doméstico e lançou recentemente um pacote de baterias de química mista projetado para híbridos plug-in.
Fonte: Green Car Reports