Castroneves saboreia a experiência de “montanha-russa” do Daytona Speedweeks

por Racer
Foto: Chris Graythen

Helio Castroneves riu quando admitiu que sua experiência na Daytona Speedweeks foi uma “montanha-russa” depois que terminou com um acidente na Daytona 500.

Castroneves foi coletado em um acidente com vários carros na Curva 1 na volta 71. A pista externa se acumulou quando o líder Joey Logano não arrancou bem na relargada por causa de um problema mecânico. Castroneves foi atingido por trás por Martin Truex Jr. e poderia ter ficado bem se o companheiro de equipe da Trackhouse Racing, Ross Chastain, não tivesse girado em sua traseira esquerda.

“Quebrou o eixo”, disse Castroneves. “[Estou] decepcionado, é claro, porque eu estava aprendendo muito. É incrível quando você tem mais voltas e como entender o fluxo de ar, os caras [e] o que eles estão fazendo para economizar combustível. Houve alguns momentos duvidosos, mas, ah, que pena. Eu queria ainda estar lá porque ainda há mais para entender e mais para aprender, e comecei a ficar um pouco mais confortável com todo o processo.

“Mas é o que é.”

Castroneves foi a 41ª entrada na Daytona 500 para sua estreia na Cup Series. Ele terminará em 39º.

Segundo Kelly Crandall, da revista Racer, o acidente não foi o primeiro da semana, infelizmente. Castroneves também se envolveu em um incidente durante seu duelo de qualificação na quinta-feira à noite e esteve em vários incidentes na corrida da ARCA Menards Series em que competiu na tarde de sábado.

“Uma montanha-russa”, riu o quatro vezes campeão das 500 milhas de Indianápolis quando perguntado sobre sua incursão nas corridas de stock car. “Acho que os médicos só me mostraram meus sinais vitais; são muito consistentes, então estou em boa forma. No final das contas, isso tem sido incrível.

“Eu simplesmente não consigo agradecer o suficiente aos fãs, especialmente. Os fãs foram absolutamente extraordinários. Foi definitivamente uma oportunidade e experiência que nunca esquecerei.”

Castroneves disse que tirou tudo o que esperava da experiência.

“Absolutamente”, ele disse. “Toda vez que você entra no carro, você nunca quer sair antes do fiscal. Infelizmente, esse é o cenário. No entanto, olha, eu não posso tomar isso como garantido. Justin Marks, eu não posso agradecer o suficiente a ele, Trackhouse, Projeto 91 — por colocar essa oportunidade incrível junto, e espero que continue fazendo isso.”

Não há mais planos para Castroneves na NASCAR no momento, mas ele diz que gostaria de retornar eventualmente.

“Eu adoraria, especialmente [em] uma pista de corrida”, ele disse. “Agora que entendo um pouco mais. Meu assento é bom. Agora que passei por todo o processo, gostaria de ter tido um pouco mais de tempo no assento. Eu estava me divertindo lá. Eu estava entendendo muito. Droga, que pausa difícil.”

You may also like