A Trackhouse Racing anunciou na segunda-feira que colocará um carro para Castroneves tentar se classificar para a Daytona 500 em 16 de fevereiro. A inscrição, Projeto 91, será um quarto carro para Castroneves que precisará ganhar uma vaga no campo de 40 carros, seja por meio de sua velocidade de qualificação de carro único ou da corrida de qualificação The Duel. Castroneves será companheiro de equipe de Ross Chastain, Shane van Gisbergen e Daniel Suarez.
“Helio é um dos maiores pilotos de todos os tempos e exatamente o tipo de piloto que queremos trazer para a NASCAR”, disse Justin Marks. “Acho que os fãs de corrida ao redor do mundo ficarão animados em ver Helio na corrida mais prestigiosa da NASCAR. Isso também expõe nosso esporte a um público global e permite que eles vejam o quão ótima é a série que temos na NASCAR.”
Segundo a jornalista Kelly Crandall, da revista Racer, Darian Grubb será o chefe de equipe da Castroneves. Wendy’s será o patrocinador do carro.
“Nunca nos meus sonhos mais loucos pensei que entraria em uma corrida da NASCAR e certamente não na Daytona 500 com uma equipe como a Trackhouse Racing”, disse Castroneves. “Esta é uma oportunidade que ninguém em sã consciência poderia recusar. Sou muito grato à Wendy’s por me permitir usar seu uniforme e dirigir seu carro, Justin Marks e todos que fizeram isso acontecer. Gostaria que a corrida fosse amanhã.”
O Projeto 91 estreou em 2022 com Kimi Raikkonen em Watkins Glen. Van Gisbergen fez sua estreia no carro em 2023, vencendo nas ruas de Chicago.
Castroneves, 49, é um quatro vezes vencedor da Indianápolis 500 que passou décadas competindo em corridas de monopostos. Ele tem 30 vitórias na carreira e foi vice-campeão do campeonato da IndyCar Series quatro vezes.
Além disso, Castroneves é um vencedor três vezes do Rolex 24 At Daytona. Castroneves também competiu na IROC Series (2002-2005), bem como na Supercars e na stock car series do Brasil.
“Sei o quanto isso será um desafio, mas também sei o tipo de pessoas e equipe que a Trackhouse Racing trará para o esforço”, disse Castroneves. “Mal posso esperar para chegar à loja de corrida da Trackhouse na Carolina do Norte para conhecer todos e me preparar para Daytona. Há muito que preciso aprender e estou pronto para começar.”
Castroneves tentará seguir Mario Andretti e AJ Foyt como pilotos que venceram as 500 Milhas de Indianápolis e Daytona 500.