Castroneves e Trackhouse utilizarão a isenção provisória aberta para garantir Daytona 500

por Nascar

Helio Castroneves e a Trackhouse Racing pretendem utilizar a nova Isenção Provisória Aberta da NASCAR para garantir uma vaga na Daytona 500 de 2025, confirmou a NASCAR na sexta-feira.

Anunciado na sexta-feira entre várias atualizações de competição antes da temporada de 2025, o Open Exemption Provisional fornece uma posição inicial garantida “para pilotos de classe mundial que entram em uma corrida da NASCAR Cup Series”. O provisório é semelhante a um “provisório de escolha do promotor” utilizado em corridas de pista curta e corridas de terra para garantir a entrada de um piloto de alto calibre em uma corrida especial.

Castroneves atende a essas qualificações como quatro vezes vencedor da Indianápolis 500 e três vezes campeão da Rolex 24 no Daytona International Speedway. A Trackhouse Racing anunciou a entrada de Castroneves na Daytona 500 em 6 de janeiro no Chevrolet nº 91 da equipe como parte de sua iniciativa Projeto 91 .

Se Castroneves e Trackhouse optarem por utilizar o provisório, o campo inicial da “Great American Race” se expandirá para 41 carros de seu limite anterior de 40 veículos. Como parte das regras que cercam a nova posição provisória, se o provisório for usado, nem Castroneves nem Trackhouse ganhariam pontos, prêmios em dinheiro ou qualquer benefício de desempate da posição final. Se Castroneves vencesse a corrida, o carro nº 91 receberia o troféu e se tornaria elegível para a exibição NASCAR All-Star Race, mas a chegada não contaria para a elegibilidade para o playoff. Além disso, o segundo colocado herdaria os pontos do primeiro lugar, mas não receberia pontos de playoff ou elegibilidade para o playoff.

As equipes devem notificar a NASCAR sobre sua intenção de usar os 90 dias provisórios antes de um evento. A linguagem em torno do OEP foi estabelecida antes do novo acordo de Charter, portanto, a Trackhouse Racing estava ciente dessa disposição e cumpriu o prazo para solicitar a aprovação da entrada de Castroneves.

Castroneves também participará do Daytona ARCA 200 de 15 de fevereiro, pilotando o No. 82 Pinnacle Racing Group Chevrolet. Castroneves participou de um teste da ARCA Menards Series no oval de Daytona de 2,5 milhas na quinta-feira, registrando a 27ª velocidade mais rápida a 179,465 mph na sessão de dois dias.

A 67ª edição anual da Daytona 500 está marcada para domingo, 16 de fevereiro (14h30 horário do leste dos EUA, FOX, MRN Radio, SiriusXM NASCAR Radio).

You may also like