
O E-Prix de Miami da Fórmula E apresentou uma troca de carros inédita, na qual o promissor piloto da NASCAR Rajah Caruth e o regular piloto de monopostos Jamie Chadwick trocaram de assento.
Segundo Dominik Wilde, da revista Racer, Caruth, vindo do nono lugar na corrida Camping World Truck Series no Bristol Motor Speedway na sexta-feira à noite, fez a transição para um mundo totalmente novo quando assumiu o volante de um carro de Fórmula E para uma breve aventura na pista, sua primeira vez em um carro de roda única, muito menos em uma máquina elétrica.
“Foi uma ótima experiência estar no paddock e aprender sobre essa forma diferente de corrida e a cultura daqui”, disse ele. “A tecnologia é superlegal. Eu definitivamente gostaria de ter tido um pouco mais de tempo de pista, mas foi uma ótima experiência.”
Quando se trata de carros de Fórmula E e stock cars, o fato de ambos terem quatro rodas é onde a comparação começa e termina, e tendo corrido apenas em stock cars em sua carreira até agora, a experiência da Fórmula E — tanto na pista quanto nas laterais — foi reveladora para Caruth.
“Estávamos assistindo à classificação mais cedo e foi meio louco ver a diferença entre a classificação em grupo, as finais, os duelos e tudo mais”, disse ele. “É um pouco parecido com as Speedweeks que a NASCAR realiza em Daytona, mas é interessante de ver.”
“Sentado no banco, é uma loucura toda a informação e os sistemas que existem em um desses carros. Para nós, está no painel ou temos painéis de interruptores e coisas do tipo, nossas ferramentas de freio são meio abstratas ao redor do veículo, ao redor do nosso cockpit. Para esses caras, está no volante e perto das pernas, então é superlotado, com certeza.”
“Foi uma ótima experiência hoje e eu realmente gostei.”
Chadwick, por sua vez, dirigiu o protótipo elétrico da NASCAR. Embora não tenha sido sua primeira experiência com um carro de corrida elétrico – tendo competido na Extreme E e testado na Fórmula E diversas vezes –, foi sua primeira vez em um veículo similar a um carro de corrida.
“Assumir o volante do protótipo elétrico da ABB NASCAR foi uma grande oportunidade para eu experimentar uma nova tecnologia de ponta”, disse ela. “Poder conversar com Rajah e aprender com sua experiência — e, quem sabe, lhe dar uma visão geral do carro de Fórmula E — foi uma verdadeira oportunidade de aprendizado para mim.”
“Nas duas voltas que completamos com o carro oposto, espero que possamos dar um show para os fãs no circuito Homestead-Miami. Será intrigante ver como essa tecnologia inovadora se desenvolve e como pode ser integrada ao automobilismo.”