Carregamento de carros elétricos: o básico

por Green Car Reports

Entre aqueles que estão pensando em comprar um veículo elétrico a bateria ou híbrido plug-in novo ou usado, ou apenas curiosos sobre veículos elétricos, o carregamento ainda pode ser o fator decisivo no mercado de veículos elétricos . 

A menos que você não tenha uma maneira de instalar ou acessar facilmente o carregamento doméstico, suas desculpas estão desaparecendo rapidamente. Em 2024, o carregamento público acompanhou — ou melhorou — o número de EVs nas rodovias. Novos EVs estão carregando mais rápido e consistentemente em viagens rodoviárias; as opções ao longo do caminho se tornaram mais confiáveis; e com os EVs da Tesla e de outras marcas em breve compatíveis com os mesmos conectores de carregamento, ninguém está excluído. 

Segundo Bengt Halvorson, da Green Car Reports, manter os veículos elétricos carregados exige uma mentalidade diferente daquela que você usaria ao abastecer carros a gasolina, embora ver a eletricidade como combustível não seja um exagero. 

Um ponto de partida familiar para o carregamento de veículos elétricos

Se você é um novato em EV, ou alguém que está apenas sentindo a propriedade de um EV, você pode esperar uma vida inteira sem gasolina. Mas para aproveitar e se livrar da ansiedade, você terá que sair das mentalidades de andar sem gasolina e encher o tanque dos veículos a gasolina, substituindo-a pela abordagem de carregar à noite ou conforme você puder que você já usa para smartphones ou tablets.

Ficar confortável com a rotina de carregar seu EV — e quando e onde você precisa conectá-lo — é uma parte importante da propriedade. E tudo se resume ao que provavelmente está no seu bolso ou bem ao seu lado, se você ainda não estiver lendo este artigo sobre isso — seu smartphone. 

Rivian adiciona Tesla Superchargers ao aplicativo de planejamento de viagens
Rivian adiciona Tesla Superchargers ao aplicativo de planejamento de viagens

Com o tempo, algumas pessoas aprendem a confiar no nível da bateria do seu telefone, ficam de olho nele e simplesmente o conectam quando ele chega a 20% ou 10% — o aviso de bateria fraca — enquanto outras criam uma rotina de conectá-lo todas as noites para carregar tudo ou quase tudo para a manhã seguinte, dependendo das configurações. 

Embora as baterias de EV sejam maiores e você não possa conectá-las em todos os lugares, manter seu EV carregado depende do que faz mais sentido para você. Nem todo mundo vai chegar às mesmas conclusões, e isso é bom, pois ter um EV pode se encaixar em todos os tipos de rotinas, desde que você entenda o carregamento primeiro. 

Com esse ponto de partida em mente, fique avisado: se você já é fã de EV, muito disso será coisa do passado. Mas para facilitar a transição, o Green Car Reports reuniu algumas dicas sobre como, onde e quando carregar aquele novo veículo plug-in.

Escrevemos este artigo pensando nos novatos curiosos sobre tecnologia — talvez não abordando todos os detalhes, mas ajudando a dar uma ideia geral do que está acontecendo à medida que você se afasta da gasolina e se aproxima das portas de carregamento e garante que todos os conceitos básicos estejam em vigor. 

Carregamento Tesla
Carregamento Tesla

Tipos de carregamento


CA ou CC

Fundamentalmente, existem dois tipos de carregamento, com base no formato da eletricidade: CA e CC. 

CA (corrente alternada) é o que é fornecido para sua casa ou o que flui por uma tomada elétrica comercial — ou os “carregadores de destino” que você pode conectar por algumas horas ou durante a noite. Quer você conecte por meio de um conector móvel ou de uma caixa de parede, o carregador real que se comunica com a bateria e converte essa corrente CA em CC (corrente contínua) e está dentro do veículo. 

O conector móvel ou wallbox ( às vezes chamado de EVSE para créditos fiscais, descontos ou trabalho elétrico) testará o circuito quando você o conectar, para garantir que ele esteja devidamente aterrado e que a corrente seja forte o suficiente para alimentar o carregador. Embora esses conectores e wallboxes não estejam fornecendo eletricidade em nenhum formato diferente do que a tomada fornece, eles são confusamente chamados de carregadores. 

A CC em si, por outro lado, é normalmente fornecida por hardware de estação de carregamento comercial projetado para carregamento rápido (ou usos muito específicos, como backup doméstico). O hardware fornece corrente CC ao veículo, com comunicação bidirecional ajustando exatamente qual voltagem e corrente o conjunto de baterias recebe em tempo real para obter a carga mais rápida sem superaquecer o conjunto ou danificá-lo. 

Nissan Ariya 2023 na estação de carregamento EVgo
Nissan Ariya 2023 na estação de carregamento EVgo

L1, L2 e L3

O carregamento CA e CC são divididos em uma faixa de taxas, o que leva a outra maneira de descrever os tipos de carregamento: Nível 1 (L1), Nível 2 (L2) e Nível 3 (L3). 

Tenha em mente que esses níveis são menos relevantes na Europa, mas persistem na América do Norte, devido à forma como nossa eletricidade CA é fornecida. 

Elas correspondem aproximadamente a:

Nível 1: até 2,4 kw
Nível 2: 2,4 kw a 19,2 kw
Nível 3: 24 kw e mais

O carregamento rápido hoje está mudando para se referir a conectores capazes de fornecer 150 kw ou mais. Muitos conectores de estação de carregamento permanecem limitados a 50 kw, e alguns hardwares mais antigos podem ser capazes de fornecer apenas 24 kw, mas eles ainda se enquadram no que é chamado de L3. 

Uma taxa de carregamento L1 provavelmente não será suficiente para manter um veículo totalmente elétrico adequadamente carregado em casa, a menos que os deslocamentos sejam curtos e ele esteja conectado na grande maioria do tempo. Mas pode ser bom para um híbrido plug-in. Eles tendem a corresponder à entrega de 120 V CA e, portanto, geralmente são limitados a 1,44 kw (120 volts x 12 amperes — e chegaremos ao motivo de ser 12 A um pouco mais tarde). Calculando perdas razoáveis ​​de 10%, você está colocando apenas cerca de 1,3 kwh na bateria por hora — ou cerca de 5 milhas de alcance por hora em EVs mais eficientes, como o Tesla Model 3/Y ou o Chevy Bolt EV. 

Estação de carregamento Lucid Connected Home
Estação de carregamento Lucid Connected Home

L2 é a opção mais fácil e melhor para EVs, pois pode fornecer uma carga completa durante a noite para quase todos os EVs — todos, exceto aqueles com os maiores conjuntos de baterias. Normalmente, são wallboxes e correspondem essencialmente à entrega de 240 V CA e, se você tiver uma estação de carregamento instalada em casa, ela exigirá o mesmo tipo de fiação de um fogão elétrico ou secadora de roupas. A Tesla, por exemplo, aponta para até 44 milhas de alcance recuperadas por hora de seu Wall Connector. 

Os EVs e híbridos plug-in normalmente vêm com um “cabo de carregamento” que permite que você conecte em 120 V CA e obtenha aquele carregamento L1 lento quando necessário. Mas eles realmente não eram usados ​​com muita frequência. Então, as montadoras têm mudado para conectores móveis de 120 V/240 V, que são frequentemente opcionais em novos EVs (e padrão em alguns modelos de marcas premium), mas que a uma taxa L2 adicionam uma quantidade muito útil de alcance se você tiver acesso a uma tomada de 240 V sobressalente. O conector móvel da Tesla, por exemplo, é limitado a 32 amperes, o que corresponde a até 30 milhas de alcance recuperado por hora para o Modelo 3, de acordo com a montadora. 

Para simplificar, L3 e carregamento rápido DC são a mesma coisa. Então continue lendo para saber disso. 

Subaru Solterra EV na Electrify America
Subaru Solterra EV na Electrify America

Noções básicas de carregamento rápido DC

Carregadores rápidos fornecem corrente contínua para sua bateria, enquanto se comunicam com seu veículo. Ao variar a voltagem e a corrente, e acomodar detalhes como temperatura da bateria e temperatura ambiente, os carregadores rápidos fornecem tanta energia quanto sua bateria pode suportar em um determinado estado de carga — até o máximo nominal do conector, cabo e gabinete de carregamento. 

Isso significa efetivamente que se você escolher um local de carregamento e um conector com capacidade igual ou superior à capacidade máxima do seu veículo, geralmente o hardware conseguirá carregar seu veículo no menor tempo possível. 

Mas as células precisam estar em uma zona de temperatura ideal para atingir essa taxa de pico. Então, antes de uma sessão de carga rápida (e em muitos casos vinculada ao seu planejador de rotas), seu veículo pode pré-condicionar sua bateria — o que significa aquecê-la até a extremidade inferior da zona ideal. Elas esquentarão mais durante o carregamento. 

Em uma sessão de carregamento rápido DC, a taxa de carga tende a diminuir conforme você se aproxima de cerca de 80%. Por esse motivo, as montadoras geralmente dão tempos de carregamento rápido de 10-80% — uma janela ideal para buscar em viagens longas. Infelizmente, isso é apenas 70% do alcance, então, por exemplo, para gastar o mínimo de tempo carregando, você precisará parar a cada 175 milhas em um veículo que pode percorrer 250 milhas com carga completa em velocidades de rodovia do mundo real (o que pode corresponder a uma classificação de alcance da EPA de 300 milhas ou mais).

Acampamento consciente de carbono Under Canvas com carregadores Rivian Waypoint - Moab
Acampamento consciente de carbono Under Canvas com carregadores Rivian Waypoint – Moab

Onde carregar: casa, destino e carregadores rápidos

Resumindo CA e CC, L1, L2 e L3 a alguns pontos-chave, o que significa para uso no mundo real é que existem três tipos principais de carregadores para carregar: 

  • Carregadores domésticos, ou aqueles que você mantém em casa ou no seu porta-malas (ou frunk)
  • Carregadores de destino — geralmente significando carregadores de Nível 2 que podem estar no local de trabalho, em um shopping center ou em uma garagem e fornecem uma carga significativa em algumas horas
  • Carregadores rápidos que provavelmente estão ao longo de rotas de viagem em rodovias, para fornecer uma carga significativa em menos de uma hora

Volkswagen ID.4 2024
Volkswagen ID.4 2024

Como encontrar carregadores

Recomendamos fortemente que você tenha, à mão, uma combinação de métodos para encontrar suas melhores opções de estações de carregamento. Então, em seu smartphone, instale não apenas o aplicativo oficial da marca para seu veículo, mas também um aplicativo independente focado em carregamento e planejamento de rotas. 

A maioria dos EVs de hoje vem com algum nível de planejamento de rota com carregador inteligente que incorpora estimativas de alcance dinâmico. No entanto, nem todos os aplicativos e interfaces de fabricantes de automóveis fornecem as ferramentas para as viagens rodoviárias de EV mais rápidas. Os aplicativos de carregamento de EV independentes que recomendamos para fazer backup da sua interface no carro e garantir que você esteja escolhendo as melhores paradas ao longo do caminho incluem Chargeway, PlugShare e A Better Route Planner. O Google Maps e o Apple Maps agora também incluem algumas especificações do carregador. 

Você precisará então iniciar a sessão de carregamento — e pagar por ela, em muitos casos. Embora no caso da Tesla, você provavelmente só precisará conectar. Para aqueles com outros EVs, a tecnologia Plug & Charge permite um nível semelhante de conveniência, embora ainda não esteja funcionando em todos os lugares. Em outros casos, você pode precisar fornecer um cartão de crédito ou pagamento baseado em smartphone, mas, no geral, os dias de cartões, aplicativos, chaveiros e chaves de acesso separados para cada rede de carregamento estão felizmente a caminho dos livros de história — graças em parte às regras NEVI do governo federal. 

Carregador doméstico Fisker Wallbox
Carregador doméstico Fisker Wallbox

Instalando um carregador doméstico

Para todos esses carregadores domésticos, estejam eles conectados na tomada apropriada ou conectados fisicamente, a regra dos 80% se aplica — o que significa que você não deve puxar uma carga constante que exceda mais de 80% do máximo para o qual seu circuito está conectado. Então, por exemplo, para um circuito de 50 ampères, você deve usar um carregador que não puxe mais do que 40 ampères. 

Alguns dos EVs de longo alcance de hoje são capazes de carregar até 19,2 kw, o que indica um conector de carga de 80 amp, exigindo (dada a regra dos 80%) um circuito de 100 amp. Com um serviço de 200 amp para toda a casa bastante comum hoje em dia, e algumas casas menores ou mais antigas funcionando com 125 amp ou menos, essa é uma quantidade insustentável para se dedicar ao carregamento de EV sem grandes (e caras) atualizações elétricas. 

Caixa de disjuntor mostrando circuito de 240 volts para estação de carregamento de carros elétricos
Caixa de disjuntor mostrando circuito de 240 volts para estação de carregamento de carros elétricos

Para ser perfeitamente pragmático, um circuito de 40 amp e um conector de carga residencial de 32 amp serão suficientes, e mais do que suficientes para a maioria dos EVs — totalizando uma potência de carga de até 7,7 kw. Mesmo para muitos EVs de longo alcance, isso é o suficiente para uma carga completa em 10-14 horas se você estiver com quase zero de carga restante.

Mas aumente o circuito se puder. Um circuito de 60 amp e um carregador de 48 amp, por exemplo, darão a você mais velocidade para alguns dos maiores caminhões elétricos ou EVs de longo alcance, e aumentar até 100 amp para o circuito e 80 amp para o carregador pode ter vantagens para alguns modelos. 

Uma nota final: provavelmente faz muito mais sentido instalar um circuito de 100 ampères em vez de adicionar dois circuitos separados de 50 ampères, pois há carregadores duplos que dividirão os ampères disponíveis entre os EVs. Mas também há opções de balanceamento de carga e compartilhamento de energia. Fale com seu eletricista. 

Carregadores rápidos DC da Electrify America - CCS e CHAdeMO
Carregadores rápidos DC da Electrify America – CCS e CHAdeMO

Conectores de carga — J1772, NACS, CCS, CHAdeMO

Alguns dos EVs de hoje vêm com uma porta de carga, enquanto outros vêm com duas. O motivo por trás disso está relacionado ao carregamento CA e CC, mas é um pouco mais complicado do que isso. 

A maioria dos carregamentos CA vem pela porta de carga redonda J1772 — o plugue “J” que se tornou quase universal nos últimos 15 anos em EVs e híbridos plug-in. A mesma porta abrange o carregamento L1 e L2, até cerca de 19,2 kw. 

Conectores de carregamento de veículos elétricos do mercado dos EUA - via ChargePoint
Conectores de carregamento de veículos elétricos do mercado dos EUA – via ChargePoint

CCS. O Combined Charging System, na forma como os americanos o conhecem, é a mesma porta J1772, com dois pinos de carregamento DC robustos adicionados logo abaixo, para habilitar o carregamento rápido DC de nível 3 (ou talvez, em configurações de carregamento bidirecional, outros tipos mais lentos de compartilhamento de energia DC). Nos EUA, o CCS chegou no final de 2013. 

NACS. O North American Charging System, ou J3400, como foi denominado como um padrão de toda a indústria em 2023, é uma adoção e evolução da porta de carga da Tesla que tem sido usada desde a introdução do Model S em 2012. O NACS é notável por como ele combina carregamento CA e CC juntos na mesma porta de carga compacta que alguns podem simplesmente achar mais fácil de usar. 

CHAdeMO. Concebido em 2009 e 2010 por um grupo de empresas japonesas, o CHAdeMO foi lançado pela primeira vez nos EUA no Nissan Leaf 2011. Os únicos dois novos veículos usando a porta CHAdeMO em 2024 são o Nissan Leaf EV e o Mitsubishi Outlander Plug-In Hybrid. Enquanto a porta e o padrão estavam à frente da curva com o carregamento bidirecional totalmente habilitado a partir de 2013, o CHAdeMO foi rejeitado na Europa. O que também tem tornado o CHAdeMO discutível é que a porta grande e redonda não inclui carregamento AC/L2 — então, em EVs, a porta J1772 precisa ser incluída separadamente.

Supercharger Tesla
Supercharger Tesla

NACS ou CCS: Duas conclusões

O futuro do carregamento de EV americano é o NACS. Ao longo de 2023, começando com a Ford , cada montadora de volume dos EUA se comprometeu com o formato NACS baseado em Tesla para futuros EVs — e, enquanto isso, acesso à rede Tesla Supercharger com adaptadores de plugue CCS-NACS . Mas muitos desses EVs que mudam para esse formato não devem chegar até o final de 2025 ou 2026, 

Acostume-se com adaptadores. Embora o futuro seja o NACS, você pode ficar perfeitamente bem com o CCS para carregamento doméstico por muitos anos. Se você depende do carregamento público, mesmo em viagens rodoviárias, provavelmente vai querer ter um adaptador aprovado à mão. 

Estação de carregamento sem fio WiTricity e Siemens
Estação de carregamento sem fio WiTricity e Siemens

Parte do futuro do carregamento será sem fio

Cabos e conectores podem sempre permanecer como uma forma de carregar seu EV, mas não serão a única forma. A tecnologia para carregamento de veículos totalmente sem fio — também conhecida como carregamento indutivo — já chegou, e se você avançar alguns anos no futuro, é bem provável que alguns motoristas de EV dos EUA nunca precisem se preocupar em lembrar de conectar fisicamente a cada noite. 

A tecnologia depende de um conjunto de bobinas de cobre em cada extremidade — uma em uma almofada no chão da garagem, entrada de veículos ou vaga de estacionamento, a outra na parte inferior do EV. A almofada inferior cria um campo magnético oscilante, que é então capturado pela bobina do carro e convertido de volta em eletricidade. 

Por que não está em todo lugar? Primeiro, é caro, com o preço de uma instalação completa de carregamento sem fio custando várias vezes o que custa uma wallbox. Quando os EVs de luxo — e a Tesla — adotarem o carregamento sem fio, eles abrirão caminho para economias de escala e, eventualmente, estações públicas de carregamento sem fio que podem tornar sua viagem ainda mais fácil.

Avançando ainda mais no futuro, o carregamento indutivo dinâmico pode significar que alguns veículos elétricos, em certas rotas, nunca precisarão parar para carregar, já que a tecnologia pode carregar seu veículo gradualmente enquanto você dirige, por meio de bobinas menores incorporadas na estrada.

Toyota RAV4 Prime - Carregamento sem fio dinâmico Electreon
Toyota RAV4 Prime – Carregamento sem fio dinâmico Electreon

O carregamento bidirecional é o curinga

Na maioria dos casos, hoje, o carregamento de VE envolve fluxo de energia em uma direção — da rede para o seu veículo. Mas no futuro pode haver muito mais troca de ideias no carregamento, já que VEs, hardware doméstico e sua concessionária pública, talvez, adotem o carregamento bidirecional. Com ele, chamado de V2H (veículo para casa), V2G (veículo para a rede), V2X (veículo para tudo), os VEs podem enviar energia para acampamentos ou canteiros de obras, abastecer casas durante quedas de energia ou apagões, ou ajudar a equilibrar a energia em diferentes custos ou diferentes níveis de demanda. 

2022 Ford F-150 Lightning Energia de reserva inteligente
2022 Ford F-150 Lightning Energia de reserva inteligente

Mais adiante, uma série de empresas, com termos diferentes, diferenças técnicas e regras propostas, lançaram a ideia de um “mercado aberto” para carregamento bidirecional — em pequenas quantidades, em vez de carregamento sem fio. Por exemplo, talvez o supermercado pegue emprestado apenas um ou dois quilowatts-hora da maioria dos veículos no estacionamento — sem fio, com base em suas configurações — e, em troca, dê a você um desconto por reduzir seu uso de eletricidade da rede elétrica mais cara em uma tarde quente. 

Algumas formas de carregamento bidirecional já estão aqui agora. O CHAdeMO é totalmente compatível com carregamento bidirecional há mais de uma década, com o hardware e software certos, é claro. O CCS também oferece essa capacidade há vários anos. A General Motors expandiu a capacidade de carregamento bidirecional para toda a linha de EV da GM e preparou um ecossistema GM Energy, incluindo armazenamento de energia. E atualmente, o Ford F-150 Lightning, o Nissan Leaf e o Kia EV9 e EV6 estão entre os EVs que são compatíveis com pelo menos algum hardware bidirecional. Em 2023, a Tesla disse que dentro de cerca de dois anos — este ano — todos os Teslas terão funcionalidade de carregamento bidirecional . 

nota de etiqueta de carregamento - carregador rápido DC, Olympia WA
nota de etiqueta de carregamento – carregador rápido DC, Olympia WA

PS Não se esqueça das boas maneiras: Etiqueta do carregador de veículos elétricos

O objetivo é que todos nós nos demos bem. 

O Green Car Reports investigou essa questão muito mais no passado, quando dirigir um EV parecia um clube exclusivo de pioneiros em tecnologia que sabiam. Em 2025, é um cenário muito diferente do que era em 2015, digamos — e os dias de deixar notas Post-It passivo-agressivas em veículos ou distribuir zines para outros motoristas de EV (eu já vi os dois) são deixados principalmente para histórias de como costumava ser. Mas algumas regras de educação valem tanto agora quanto naquela época. 

Não fique muito tempo. Primeiro e mais importante, certifique-se de não ocupar o espaço por mais tempo do que o tempo que seu carro leva para recarregar. Você não abandonaria seu carro em um posto de gasolina quando ele não estivesse abastecendo, certo? A maioria das redes de recarga cobra taxas de inatividade se você permanecer conectado, e os pontos de recarga não estão lá para fornecer estacionamento.

Combine EV e conector. Se puder evitar, não use um conector/carregador com potência muito maior do que seu EV pode aproveitar. Então, proprietários de Chevy Bolt EV, por favor, não usem os conectores de 350 kW, se puderem evitar, enquanto os motoristas de Lucid Air ou Chevy Silverado EV que podem fazer uso total deles esperam.

Respeito! Não desconecte o veículo de ninguém até que a carga esteja completa, mesmo que seja apenas para inserir os cinco minutos de carga que você precisa para chegar em casa. A maioria dos EVs tem intertravamentos que permitem que você escolha se liberar ou não a porta de carga requer a presença da chave, então certifique-se de conhecer seu veículo. 

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