Reconhecer a efetividade do marketing e publicidade e valorizar as ideias que funcionam. Foi por unir todos esses propósitos que a Citroën acaba de conquistar o Ouro do Effie Awards Latin America 2024, na categoria David versus Golias, com a campanha “C4 Pets: Para toda espécie de família”, desenvolvida pela BETC HAVAS para o C4 Cactus.
O Effie Awards, que completou 55 anos e está presente em mais de 55 países, é uma premiação internacional que consagra grandes estratégias, agências e clientes. Em novembro, com essa mesma campanha, a Citroën e a BETC HAVAS também serão reconhecidas no Effie Awards Latin Brasil 2024, na categoria Veículos. Na edição deste ano, foram 148 cases finalistas e pelo menos 275 jurados.
“Essa conquista mostra que conseguimos atender aos propósitos do Effie Awards, que é justamente reconhecer grandes ideias que resultam em efetividade no marketing e na publicidade. A criação dessa campanha envolveu muita pesquisa e um olhar atento sobre o target. E o resultado, do ponto de vista de criatividade, conexão e engajamento, não poderia ter sido melhor”, comenta Frederico Battaglia, Vice-presidente de Marketing & Comunicação da Stellantis para a América do Sul.
A IDEIA
Para o desenvolvimento da campanha, a BETC HAVAS destacou dois fatos: o primeiro, o de o Brasil ser considerado um dos principais mercados Pet Friendly do mundo, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). O segundo, o de os lares brasileiros terem mais pets do que crianças.
A partir dessa premissa, o desafio passou então a ser colocar o Novo SUV C4 Cactus no radar de possíveis consumidores, e a Citroën como primeira marca de carro para os pet lovers do Brasil.
Pensando em passar uma mensagem que fosse ao encontro de toda a originalidade que só a Citroën tem, o vídeo conecta esse universo com um dos seus principais produtos, transmitindo o tom acessível da marca que acredita na convivência de amor entre as pessoas e seus pets. A produção da campanha foi feita com o apoio de tecnologia digital, priorizando o bem-estar de todos os animais e com o acompanhamento de especialistas durante todo o processo.
A marca então foi além e firmou uma parceria com a ONG Ampara Animal para que as concessionárias da marca passassem a ser uma extensão da causa, sendo preparadas para receber os animais de estimação, com todo o conforto e segurança que eles precisam.
PERFORMANCE E CUSTO-BENEFÍCIO
O Citroën C4 Cactus, produzido no Polo Industrial da Stellantis em Porto Real (RJ), se destaca pelo seu visual inovador e pelo seu excelente motor THP de até 173 cv pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,7 segundos, com velocidade máxima de 212 km/h.
FICHA TÉCNICA
Agência: BETC HAVAS
Cliente: Citroën
Produto: C4 Cactus
CEO e CCO: Erh Ray
CBO: Marcos Lacerda
VP de Criação: Alexandre Vilela (Xã)
Diretores de Criação: Marcelo Ribeiro, Victor Castelo e Daniela Lima
Criação: Philippe Demar, Rodrigo Cotelessa, Matheus Távora, Lucas Madu Vieira, Guilherme Markert, Gilberto Dias, Yasmin Ribeiro, Ester Fontes, Hakim Alafia
Marcas & Negócios: Heloisa Figueiredo, André Gomes, Marcela Jundurian, Carolina Vieira, Daniele Alcântara, Jamille Santos, Yasmin Rosa, Enzo Lopes
Projetos: Karina Correa, Bruna Gusmão, Georgia Salles
Canais & Engajamento: Jairo Soares, Ariane Finavaro, Clarice Auto, Luana Nascimento, Samara Sousa, Beatriz Brasil
Estratégia: Patrick Sertã, Melanie Swidrak, Adriano Martinez, André Menezes e Gabriela Souza.
Produção: Ana Paula Casagrande, Juliana Arantes, Beth Gonçalves e Letícia Almeida
Aprovação cliente: Frederico Bataglia, Ana Brant, Renato Miele e Philipe Montilha
Produtora de Filme: Untitled
Direção: Jabuka
Produção Executiva: Karin Nantes
Atendimento: Danielle Makauskas
Coordenação de produção: Camila Gouveia
Assistência Coordenação: Ana Carolina Fernandes e Gabriel Rufino
1a Assistente de direção: Vinicius Mendes
2a Assistente de direção: Letícia Baptista De Azevedo
Direção de Fotografia: Juliano Lopes
Direção de Produção: Magali Henzi e Daniel Lombardi
Diretora de Arte: Lauren Ferreira
Figurino: Isadora Bertolucci
Make & Hair: Johnny Left
Produção de objetos: Évelyn Bartz
Produção de elenco: Amanda Michelini Schmitz
Pós-Produção: Capadócia VFX
Coordenação de Pós-produção: Ray Caldas
Edição/Montagem: Jabuka
Assistência de edição e finalização: Rafael Bozzi
Collor Grading: Acauan Pastore
Matte Paint: Rafael Falconi
Assistente de Ilha: Danilo Ferreira
Motion: Marcio Gomes
Produtora De Som: Jamute
Produção executiva de som: James Feeler
Produtor musical: James Feeler e Marcos Vaz
Locução: Ráae
Engenheiro de som: Fernanda Galetti, Otávio Bertolo, Rafael Laurenti e Siri
Coordenação: Julianna Zuppo e Letícia Nunes
Atendimento: Hingrit Nitsche, Kiki Eisenbraun e Erika Costa Santana.
Fonte: Stellantis