A Califórnia fornecerá aos seus moradores descontos de US$ 7.500 para veículos elétricos se a nova administração Trump eliminar o crédito fiscal federal para veículos elétricos, declarou o governador Gavin Newsom na segunda-feira. E pode tentar excluir a Tesla do subsídio.
A equipe de transição de Trump indicou que acabar com o crédito tributário federal para veículos elétricos é uma prioridade , pois ele é visto como um alvo fácil em um Congresso provavelmente controlado pelos republicanos e pode gerar alguma economia de custos para ajudar a compensar trilhões de dólares em cortes de impostos que estão prestes a expirar e que o novo governo deve renovar.
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O comunicado sobre o programa potencial observou que ele “incluiria mudanças para promover inovação e competição no mercado de ZEV”. Vários veículos de notícias, incluindo a Reuters , citaram mais tarde na segunda-feira o gabinete do governador da Califórnia ao apontar a participação de mercado como o possível motivo para um teto que afeta a Tesla.
A fabricante de EV, no terceiro trimestre, tinha uma participação de mercado de 56% nas vendas de EV no estado. E é a única montadora que fabrica EVs no estado em uma base de volume.
Segundo Stephen Edelstein, da Green Car Reports, isso levou o CEO da Tesla, Elon Musk, a escrever em sua plataforma de mídia social X, anteriormente conhecida como Twitter: “Mesmo que a Tesla seja a única empresa que fabrica seus EVs na Califórnia! Isso é loucura.”
Se Trump anular um crédito fiscal federal de US$ 7.500 para EVs, Newsom estabeleceu metas para fornecer uma quantia equivalente aos residentes da Califórnia com uma retomada do Clean Vehicle Rebate Project (CVRP) do estado . Esse programa, eliminado em 2023, financiou mais de 594.000 veículos e economizou mais de 456 milhões de galões de combustíveis fósseis desde seu lançamento em 2010 .
Os descontos propostos “incluiriam mudanças para promover a inovação e a competição” no mercado de veículos elétricos, de acordo com um comunicado à imprensa, e poderiam ser pagos pelo Fundo de Redução de Gases de Efeito Estufa da Califórnia, que retira seu dinheiro do programa de limite e comércio do estado.
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Não está claro se a Califórnia pode fatorar a renda na qualificação do desconto . Limites de renda e MSRP foram adicionados ao CVRP em seus últimos anos para limitar o número de descontos destinados aos motoristas de renda mais alta. E em 2023, o California Air Resources Board (CARB) — que supervisiona os programas de incentivo de EV do estado — disse que expandiria o programa Clean Cars 4 All voltado para motoristas de renda mais baixa como um substituto para o CVRP.
Também ficariam de fora desse incentivo todos os outros estados que optaram por seguir a estrutura Advanced Clean Cars II da Califórnia para emissões de veículos — e seu mandato para veículos plug-in.
O crédito tributário federal adicionou limites de renda e preço sugerido pelo fabricante (MSRP) como parte de sua reformulação sob a Lei de Redução da Inflação (IRA) do governo Biden, que também o tornou um desconto instantâneo para concessionárias, mas os requisitos de fornecimento que entraram em vigor no início de 2024 também limitaram o número de VEs qualificados .
No entanto, o IRA também deixou a chamada “brecha de leasing”, que aplica um desconto de US$ 7.500 para EVs arrendados, mesmo que eles não se qualifiquem para um crédito fiscal. Isso é algo improvável de ser revivido até mesmo pela Califórnia.