Por Kelly Crandall
William Byron foi o melhor piloto dos playoffs da NASCAR Cup Series nas duas últimas corridas.
Ele não só conquistou resultados consecutivos entre os cinco primeiros, como também foi o piloto com melhor resultado nos playoffs. Isso fez com que Byron e a equipe nº 24 da Hendrick Motorsports já estivessem garantidos na Rodada de 8 por pontos, e indo para a corrida de eliminação no circuito de Charlotte, eles são os únicos com vaga garantida na próxima rodada.
Byron também lidera a classificação geral de pontos, embora na pós-temporada isso dificilmente importe quando se trata de chegar ao Phoenix Raceway e ser o último homem de pé. Você pode perguntar a ele o que significou liderar a Cup Series em várias estatísticas no ano passado antes da final disputada em Phoenix. Alerta de spoiler: não significou nada. Ele não ganhou o campeonato. O vencedor do título da série Xfinity de 2017 terminou em terceiro atrás de Ryan Blaney, da Team Penske, e seu próprio companheiro de equipe, Kyle Larson.
Mas ser o único piloto garantido na próxima rodada e liderando a tabela de pontos deve ser uma sensação boa por enquanto. Na verdade, provavelmente é uma sensação muito boa para um piloto que teve a chance de defender sua equipe de corrida no fim de semana.
Byron foi questionado pela RACER se ele estava incomodado com os comentários sobre sua equipe de corrida. A pergunta surgiu quando ele disse à NBC Sports após a corrida do Kansas Speedway que sua equipe “recebeu muita [porcaria] durante o verão”. Foi uma referência ao que se tornou um tema comum nas últimas temporadas: a equipe nº 24 teve uma queda nos resultados no meio da temporada.
“Não me incomoda que as pessoas digam ou notem, mas me incomoda (porque) não somos muito diferentes de qualquer outra equipe”, disse Byron. “Se você olhar estatisticamente, temos 10 top 5 e 16 top 10, e isso está alinhado com os outros cinco ou seis caras com quem estamos correndo. Então, sim, não tivemos uma temporada estelar com base no que fizemos no ano passado, mas ainda estamos avançando e terminando as corridas na frente… e só precisamos continuar assim.”
As estatísticas são precisas. Byron tem o segundo maior número de vitórias na série – três – atrás do companheiro de equipe Kyle Larson e o segundo maior número de top 10 (16) atrás do piloto da Joe Gibbs Racing, Christopher Bell.
E para provar ainda mais o ponto de Byron, os 10 melhores pilotos na classificação da Cup Series de fato têm números semelhantes.
- Byron: três vitórias, 10 top 5, 16 top 10
- Bell: três vitórias, 11 top 5, 19 top 10
- Larson: cinco vitórias, 12 top 5, 15 top 10
- Denny Hamlin: três vitórias, 10 top 5, 15 top 10
- Alex Bowman: uma vitória, sete top 5, 15 top 10
- Ryan Blaney: duas vitórias, nove top 5, 14 top 10
- Tyler Reddick: duas vitórias, 11 top 5, 19 top 10
- Chase Elliott: uma vitória, oito top 5, 15 top 10
- Joey Logano: duas vitórias, cinco top 5, nove top 10
- Daniel Suarez: uma vitória, três cincos, sete top 10s
“Me incomoda que sejamos tratados de forma um pouco diferente porque todo mundo neste ano tem sido, na maior parte, bem inconsistente”, continuou Byron. “Mas para nós, estamos tentando continuar a juntar semanas e tentar juntar semanas consecutivas. É difícil quando você vai de uma milha e meia para uma pista de corrida; você realmente não tem controle sobre esse resultado. Então, estamos tentando fazer mais disso – mais consistência.”
Se os resultados foram distorcidos durante o verão, foi, admitiu Byron, o produto de carros rápidos sem recompensa ou carros lentos que terminaram apenas onde eram capazes. Byron terminou a temporada regular em quinto na classificação do campeonato e foi reclassificado em quarto com 22 pontos no playoff.
Embora os comentários o tenham irritado, Byron não levou isso como um candidato descartado ao campeonato. Nem deveria ser.
“Eu sinto que há uma certa narrativa por aí de, ‘Ei, eles não são bons no verão’, e eu não sei se isso é completamente verdade”, disse Byron. “Eu acho que temos certas corridas que são ótimas no verão e acho que tivemos certas semanas em que não fomos tão bons. Mas você pode olhar para toda a garagem e isso é bem consistente.”
É por isso que Byron ainda tem uma chance tão boa quanto qualquer um de ganhar o título da Cup Series. Nas últimas semanas, ele tem sido o único que se destacou do campo, e deve lhe trazer satisfação adicional que o time esteja mostrando suas capacidades no momento mais importante.
Fonte: Racer.com