Por Andrei Nedelea
A BYD tem como objetivo superar a supremacia de vendas do Tesla Model Y com o novo Sealion 7, um dos seis novos veículos elétricos que planeja lançar na Europa até o final de 2025. Você pode pensar nele como uma alternativa crossover mais prática e espaçosa ao sedã BYD Seal EV, que já está disponível em muitos mercados europeus.
O Sealion 7 é ligeiramente mais baixo e mais largo que o Model Y; tem uma distância entre eixos 1,6 polegadas (40 milímetros) maior e é 3,2 polegadas (80 mm) mais longo no geral. Sua linguagem de design exterior é muito semelhante à do Seal EV, parecendo mais um hatchback alto do que um SUV tradicional. A linha do teto inclinada o colocaria na mesma categoria de SUV cupê do Model Y , embora não afunile em direção à traseira tão dramaticamente quanto o Tesla .
Por dentro, ele apresenta um design muito similar ao sedã Seal atualizado mostrado na China. Ele tem uma tela central de 15,6 polegadas que gira para oferecer orientações de paisagem e retrato, mas, diferentemente de seu rival da Tesla, ele também tem muitos controles físicos.
Os assentos parecem melhores do que os do atual Model Y (embora o Model Y Juniper redesenhado possa ter assentos melhorados semelhantes aos do Model 3 Highland ) graças ao couro Nappa acolchoado complementado por couro vegano macio que o fabricante diz cobrir 80% do interior. Um recurso que o Sealion 7 tem e o Model Y não tem é uma cobertura elétrica para o teto panorâmico de vidro de comprimento total.
A energia será armazenada em uma das duas baterias Blade de fosfato de ferro-lítio (LFP) . A grande bateria tem uma capacidade bruta de 91,3 quilowatts-hora, dos quais cerca de 82,5 kWh são utilizáveis e suficientes para 380 milhas (610 quilômetros) na China e 342 milhas (550 km) no ciclo de teste WLTP um pouco mais preciso usado na Europa. A versão do mercado chinês também está disponível com um pacote de 71,8 kWh de alcance padrão cuja classificação CLTC é 340 milhas (550 km).
A BYD não detalhou a gama de motores disponíveis na Europa, mas a versão top do Sealion 7 vendida em outros lugares tem uma configuração de dois motores com 523 cavalos de potência e um tempo de 0 a 62 mph (100 km/h) de 4,5 segundos. A velocidade máxima é de 133 mph (214 km/h) e seus motores podem girar a até 23.000 rpm.
Carregar a bateria grande do Sealion 7 de 30 a 80% leva 25 minutos e sua potência máxima de carregamento rápido CC é de 230 kW.
O fabricante trará configurações adicionais de trem de força para a Europa posteriormente. Isso inclui uma versão básica de motor único, que provavelmente é equipada com uma bateria de alcance padrão. A China cuidará da produção inicial para a Europa, mas a empresa espera que o Sealion 7 seja o primeiro modelo a sair de sua nova unidade de produção atualmente em construção na Hungria .
Isso permitirá que a BYD ignore as pesadas taxas de importação que a União Europeia começará a impor aos carros fabricados na China a partir de novembro. Ela espera começar a produzir carros na Hungria até o final de 2025, então os primeiros Sealion 7s vendidos na Europa (as primeiras entregas devem começar este mês) incorrerão em um imposto de 17,1% além dos 10% que os veículos da BYD já eram obrigados a pagar.
Fonte: InsideEVs