Em um festival automobilístico que aconteceu no circuito de Interlagos, em São Paulo, a BYD apresentou um protótipo, um BYD Seal, transformado em carro de competição pela equipe/preparadora @fulltimesports . Segundo os representantes da fábrica chinesa, a idéia é lançar a primeira categoria do automobilismo brasileiro com veículos 100% elétricos já em 2025.
O carro apresentado apresentava algumas modificações aerodinâmicas e um visível alívio de peso por causa da preparação para as pistas: retirada dos acabamentos e equipamentos do interior do veículo, policarbonato no lugar dos vidros, utiização de fibra de carbono, dentre outras alterações. Mas as modificações de um carro de corridas não terminam por aí: outras partes da carroceria, como as portas, poderão ser substituídas por similares em fibra de vidro. Com todas essas intervenções, o peso do carro poderá ser reduzido em mais de 250 kg do peso total do veículo, que na versão para rua alcança 2.185 kg.
Os departamentos de engenharia da BYD, na sede na China e aqui no Brasil, estão buscando uma foprma de garantir que a bateria forneça energia para uma prova completa, não sendo necessária a troca ou substituição do componente ou comprometer o rendimento no final das provas. Durante os primeiros testes no Autódromo Velocitta, em São Paulo, verificou-se que cada volta em ritmo de corrida consumiu cerca de 5% da bateria. Na parte mecânica, uma alteração necessária será a substituição do sistema de frenagem por um mais adequado para competições.
Uma decisão que já foi tomada é que a nova competição será uma categoria monomarca, totalmente controlada pela BYD, incluindo a estrutura, manutenção e logística dos carros. Os pilotos precisariam apenas pagar pelo assento e comparecer às corridas.
Contrariando os descrentes no sucesso das categorias elétricas, a BYD deseja que esse seja “passo significativo para o futuro do automobilismo”.
Devemos lembrar que a BYD já foi pioneira em outra competição, em 2022, com a participação de um veículo elétrico da marca.
Segundo o jornalista Diego Dias, um BYD Han “conquistou uma marca importante no Brasil, antes mesmo das primeiras unidades chegarem na garagem dos futuros proprietários”. Esse sedã foi o primeiro veículo 100% elétrico a participar de uma competição oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo, a CBA, uma prova de subida de serra na famosa Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, entre os dias 18 e 20 de novembro de 2022, juntamente co outros 55 carros, terminando a prova na 13ª colocação geral. O carro foi dirigido pelo experiente piloto Cacá Clauset.
Nas palavras do piloto: “Acelerar um carro elétrico é algo que é até difícil explicar em palavras. Ainda mais um que tem 494 cv e torque instantâneo. Mesmo competindo com carros de mais de 1.000 cv, nenhum era mais rápido que ele na largada. O zero a cem em menos de quatro segundos deixaram o público que estava assistindo de boca aberta. Acho que ninguém ali tinha vivido essa experiência visual. Um carro sem fazer barulho sumindo de suas vistas em um piscar de olhos”.
Fotos: Henrique Rodrigues e BYD Divulgação