Por Russell Atkins
A qualificação no desafiador circuito japonês foi uma tarefa complicada para a Hertz Team JOTA, com Will Stevens (#12) e Phil Hanson (#38) respectivamente largando da corrida em 16º e 17º no grid de hipercarros.
O primeiro então se viu atrasado por uma colisão à frente na segunda volta, mas não perdeu tempo em reagir – conseguindo algumas ultrapassagens combativas ao longo do caminho – com Hanson em sua perseguição.
Batalhas com Alpine, Peugeot e Ferrari se seguiram – com ambas as entradas do JOTA despachando Jean-Éric Vergne de uma só vez – antes de Callum Ilott e Jenson Button assumirem o volante. A dupla estava solidamente instalada dentro do top dez se aproximando do ponto médio, enquanto Ilott estrelava ao ultrapassar a Ferrari #50 que buscava o título antes de partir atrás da máquina escarlate irmã à frente.
Nos estágios finais, os dois Porsche 963s estavam envolvidos em uma briga de vários carros no degrau inferior do pódio, que também incluía o Alpine #35, a Ferrari #50 e a Toyota #8. No cockpit do #12, Norman Nato trabalhou seu caminho para a frente daquela disputa e parecia pronto para ser recompensado com um pódio, apenas para ter que dar o melhor para um Mick Schumacher no Alpine #36 e Mikkel Jensen no Peugeot #93 a apenas algumas voltas da bandeira quadriculada.
O quinto lugar para o carro vencedor de Spa Francorchamps, no entanto, foi mais do que suficiente para garantir à Hertz Team JOTA a Copa do Mundo da FIA para Equipes de Hipercarros pela segunda temporada consecutiva, com Oliver Rasmussen terminando apenas dois segundos atrás, em sexto.
A campanha do WEC de 2024 será concluída no início de novembro com a Bapco Energies 8 Horas do Bahrein, onde a equipe #38 tentará ultrapassar a #83 AF Corse Ferrari e a #99 Proton Competition Porsche para roubar o segundo lugar na classificação final de privados.
“Considerando onde estávamos após a qualificação, esse foi um resultado fantástico”, comentou Sam Hignett, que fundou a equipe vencedora dos títulos ELMS e ALMS – dez vezes pódio na categoria LMP2 das 24 Horas de Le Mans – em 2000.
“Obviamente, quando você vê o carro correndo em terceiro na classificação geral, você tem grandes esperanças, mas terminar em quinto e sexto foi fantástico. Ainda estávamos sem ritmo, mas a estratégia dos engenheiros e a dedicação dos pilotos nos deram o resultado.”
“Uma corrida impecável da Hertz Team JOTA”, ecoou o campeão mundial de Fórmula 1 de 2009 Button. “Acho que devemos ficar felizes com o quinto e o sexto lugar em termos de como executamos. Foi provavelmente nossa melhor corrida deste ano como equipe, sem erros de ninguém.
“Não tivemos azar como tivemos em muitas corridas este ano, mas o que mais dói é que o ritmo total simplesmente não está lá para nós. Ficamos um pouco decepcionados com isso, mas há muitas informações para analisar para tentar melhorar para a corrida final no Bahrein.”
Fonte: WEC News