Por John Crane
Apresse-se e espere.
Esse era o tema que pairava sobre a NASCAR Cup Series no Michigan International Speedway, pelo menos quando não havia nuvens intimidadoras e chuvas constantes.
Mas para Kyle Busch e a equipe nº 8 Richard Childress Racing, arriscar era outro tema, e esse risco — na forma de uma parada nos boxes para troca de pneus no final da corrida — culminou com um quarto lugar muito necessário na FireKeepers Casino 400 de segunda-feira.
“Sim, quero dizer, melhor com certeza”, disse Busch. “Você sabe, no top 10 boa parte do dia, lutando por posições no top 10 boa parte do dia. Certamente poderíamos ter mais velocidade se tivéssemos um melhor equilíbrio. Nós apenas continuamos ficando muito apertados nas curvas, e é aí que estávamos perdendo nosso tempo. Então há mais potencial na configuração ser melhor e ter mais velocidade. Então, apenas um bom dia no geral para o Lucas Oil Chevrolet. E, você sabe, espero que na próxima semana, com Cheddar’s e Zone e as corridas restantes chegando, possamos nos colocar em uma posição para vencer uma.”
Tempos mínimos de prática, além de nenhuma qualificação, fizeram Busch começar a disputa de Michigan em 13º. Um sexto lugar para concluir o Estágio 1 eventualmente garantiu o serviço para o No. 8 assim que a bandeira vermelha foi acenada para concluir a ação de domingo .
Avançando para segunda-feira, a velocidade do No. 8 continuou. Busch assumiu a liderança na volta 58 antes que o No. 19 Joe Gibbs Racing Toyota de Martin Truex Jr. o ultrapassasse oito voltas depois. Um punhado de advertências — incluindo um incidente na volta 116 que envolveu vários concorrentes — fez Busch avançar e reivindicar a vitória do Estágio 2, sua primeira desde Sonoma Raceway em junho de 2023.
A estratégia de combustível após o capotamento de Corey LaJoie na volta 135 levou a uma aposta, e para o chefe da equipe Randall Burnett, a solução veio na forma de uma chamada de dois pneus durante o pit stop seguinte. A aposta viu Busch pedalar para a liderança da corrida, mas o aperto dos pneus o impediu de mantê-la.
“Isso nos deu opções para ficar com dois no final”, disse Burnett ao NASCAR.com. “E então essa foi nossa única maneira de voltar à frente deles, o que acabamos fazendo, saindo e assumindo a liderança lá, seja lá o que for durante o ciclo, um pouco apertado demais com aqueles dois pneus. Não fizemos um ajuste bom o suficiente para liberá-lo o suficiente com aqueles dois pneus. Eu meio que esperava ser capaz de segurar aqueles caras. Então, no geral, foi um bom dia para nosso Lucas Oil Chevy Camaro, top cinco. Queríamos vencer, obviamente. Tentamos fazer tudo o que podíamos em termos de estratégia para nos colocar em posição de vencer, e no final do dia estava um pouco apertado demais para sermos capazes de segurá-los. Então, um bom dia para nós.”
“Uma boa estratégia de pit de Randall e dos caras para manter nossa posição na pista e nos manter na frente com dois pneus no final”, disse Busch. “Não seria o ideal nessas reinicializações curtas, mas aguentamos bem e conseguimos um top cinco.”
De se manter forte em meio a atrasos climáticos a terminar em quarto lugar, Busch prevaleceu em mais de uma maneira, mesmo que o time nº 8 não tenha conseguido lucrar com uma aparição na Victory Lane. Mas com tempo intermitente na pista devido à Mãe Natureza, a adversidade rendeu um ponto positivo para um time que ainda luta por uma vaga nos Playoffs da Cup Series de 2024.
E em circunstâncias como o fim de semana de corrida de Michigan, a resiliência é fundamental.
“Você só precisa estar no seu jogo”, Burnett disse ao NASCAR.com. “Todo mundo vem aqui. Todo mundo trabalha duro. Todo mundo está focado na tarefa em questão. E então, você sabe, o clima te segura, você só precisa continuar pensando no que vai fazer e tentar tomar as melhores decisões no dia seguinte, e foi isso que fizemos.”
O próximo evento de Busch será o Daytona International Speedway (sábado, 19h30 horário do leste dos EUA, NBC, MRN Radio, SiriusXM NASCAR Radio, NBC Sports App), com o Darlington Raceway chegando logo depois para concluir a temporada regular (1º de setembro, EUA, MRN Radio, SiriusXM NASCAR Radio, NBC Sports App).
Com uma vitória provavelmente necessária para que a equipe número 8 entre no grid de 16 pilotos da pós-temporada, talvez o ímpeto do resultado de segunda-feira em Michigan se traduza em ainda mais prosperidade na Flórida.
Vamos esperar para ver.
“Acho que poderíamos simplesmente aproveitar o dia geral, a química e os resultados e tentar seguir em frente e melhorá-los”, disse Busch. “As duas pistas de corrida que estão por vir são totalmente diferentes desta. Então, não há muito sobre dinâmica de veículos e configurações e coisas assim, mas apenas um bom momento indo na direção certa.”