Boggs dirige a Equipe Firestone quebrando barreiras para as mulheres

por Indycar

Como a INDYCAR celebra o Mês da História da Mulher, não há melhor exemplo de mulheres trabalhando no esporte do que na Bridgestone Americas, onde o núcleo de liderança de sua plataforma Firestone Racing é ancorado por mulheres.

A gerência sênior é composta por Sara Correa (diretora de marketing), Lisa Boggs (diretora da Bridgestone Americas Motorsports) e Cara Krstolic (diretora da Race Tire Engineering & Production).

Boggs (extrema direita, foto acima) disse que o grupo representa uma tendência emergente na NTT INDYCAR SERIES.

“Sempre houve mulheres trabalhando no paddock”, disse ela. “A diferença é o que essas mulheres estão fazendo, e é uma gama muito mais ampla de responsabilidades. Não é mais principalmente relações públicas ou marketing, por exemplo, e você pode olhar através da série e com as equipes para ver que não há um trabalho ou uma função em que as mulheres não estejam envolvidas.

“A equipe Penske agora tem uma mulher ( Caitlyn Brown ) passando por cima do muro (nos pit stops). A Paretta Autosport tinha mulheres fazendo isso no ano passado, e a equipe é propriedade de uma mulher (Beth Paretta). Esta série tem uma grande história de pilotos do sexo feminino (nove começaram nas 500 Milhas de Indianápolis), e agora temos mulheres que são engenheiras de equipe, especialistas em marketing e comunicação, diretoras de programas e engenheiras-chefes de fabricantes.

“Então, é a amplitude e a profundidade do que as mulheres estão fazendo em nosso esporte, e é tudo muito positivo. Na Bridgestone, temos uma rede diversificada e solidária de mulheres. Muitas das mulheres com quem trabalho me inspiram por meio de suas próprias experiências e fornecem a garantia de que as mulheres podem prosperar neste setor.”

Enquanto Correa lidera o grupo INDYCAR da Firestone do escritório central da Bridgestone Americas em Nashville, Boggs e Krstólico estão na linha de frente do paddock trabalhando em conjunto para o que pode ser descrito como o parceiro mais importante da série como o único fornecedor de pneus. A liderança de Krstolic está com o braço de engenharia e manufatura baseado em Akron, Ohio. O trabalho de Boggs, baseado em Nashville, abrange aspectos do programa INDYCAR da Firestone, incluindo estratégia, marketing e comunicações, orçamentos, elementos operacionais – com Krstólico, Boggs e um grupo maior de colegas de equipe em várias disciplinas trabalhando juntos.

Em maio, Boggs marcará o 10º aniversário de sua contratação e, em 2013, foi recebida com alguma surpresa. Seu antecessor, Al Speyer, tinha formação em engenharia, algo aparentemente natural para um parceiro automotivo com alcance global. O caminho de Boggs para o automobilismo foi diferente.

Boggs cresceu em Cleveland, uma cidade que durante anos sediou um dos eventos mais populares da programação da INDYCAR SERIES. Ela se lembra de ir para a corrida, como uma universitária em Miami de Ohio, e sua família fez de assistir às 500 milhas de Indianápolis uma tradição anual. Mas chamá-la de fã de corrida seria enganoso.

“Sabíamos quem eram alguns dos motoristas – Andretti, Mears, os Unsers, Sullivan”, disse ela. “Fomos expostos à INDYCAR, mas não cresci em uma família de fãs apaixonados por automobilismo.”

Após a faculdade, Boggs mudou-se para Chicago para ingressar em uma agência de publicidade, onde um de seus clientes era a Philip Morris (marca Marlboro), que patrocinava a Team Penske. Isso foi em 1994, um ano fortuito para Boggs participar de sua primeira corrida no Michigan International Speedway. Embora um dos pilotos de Roger Penske não tenha vencido naquele dia, eles venceram 12 das 15 outras corridas daquela temporada, incluindo a vitória de Al Unser Jr.

Boggs ficou tão inspirada pela experiência que começou a absorver o máximo de informações possível sobre o esporte.

“Lembro que estar na pista era um ambiente incrível”, disse ela. “Seja a tecnologia, a estratégia, os aspectos de negócios e as pessoas – todos foram receptivos, apaixonados, trabalhadores e inteligentes, e isso é contagiante.

“É como dizem, quando alguém pega o bug das corridas, você quer apostar tudo – o esporte é difícil assim. Você precisa dessa dedicação e paixão ou é um trabalho difícil de fazer.”

Boggs ficou totalmente imersa em seu primeiro papel em tempo integral como publicitária de Unser no que era então Marlboro Team Penske. Ela passou oito anos trabalhando com a equipe, depois sete anos com Matter-Edelman Sports and Entertainment Marketing, onde estava em 2013 quando Speyer se aposentou.

Boggs é a primeira a admitir que teve que aprender sobre o lado técnico do negócio de pneus, e a colaboração com a engenharia de pneus de corrida tornou toda a equipe mais forte, disse ela.

“A Bridgestone tinha a melhor equipe de engenharia dedicada – e ainda tem – e eles foram muito abertos e colaborativos para me ajudar a entender muito do que eles fazem para que pudéssemos ser uma equipe melhor”, disse Boggs. “Minha contratação fez parte da evolução da empresa de uma empresa mais focada em manufatura para uma que também pensa em marketing e comunicação e narrativa de marca por meio de plataformas como o automobilismo.”

Boggs e Krstolic são uma equipe em todos os sentidos da palavra, apoiando-se um no outro para obter mais conhecimento sobre as áreas do programa que o outro lidera.

“Nós dois podemos falar sobre a totalidade do programa”, disse Boggs. “Agora posso falar sobre diferentes especificações de pneus, o que aprendemos nos testes e a importância da sustentabilidade, e Cara está envolvida com coisas como ideias criativas para contar nossa história e fazer entrevistas para falar sobre por que a Bridgestone está envolvida com o automobilismo além os aspectos técnicos. Esses são exemplos da sinergia. Ambos concordamos que é importante sermos todos uma equipe e apoiarmos uns aos outros.

“Quer estejamos sentados em Akron ou Nashville, estamos colaborando, e isso é intencional.”

Por Curt Cavin | Publicado: 17 de março de 2023

You may also like