Por Chris Chilton
Quarenta anos se passaram desde que o primeiro M5 saiu da fábrica da BMW M em Garching, e o compartimento do motor do super-sedã foi o lar de todos os tipos de motores nesse tempo. Motores de seis, oito e 10 cilindros se revezaram para dar ao sedã da série 5 um desempenho quase de supercarro, mas este ano o M5 ganha potência híbrida pela primeira vez.
Adicionar um pacote de energia plug-in ao V8 de 4,4 litros do M melhora drasticamente as saídas de potência e torque, além de dar ao M5 a capacidade de dirigir somente com energia elétrica. Mas a conversão adiciona centenas de quilos, tornando o M5 ainda mais pesado do que um SUV plug-in X5 xDrive50e .
O G90 M5 é totalmente novo, baseado no mais recente G60 série 5 e em seu equivalente elétrico i5, lançado em 2023. A promessa de desempenho esmagador e refinamento de carro de luxo é basicamente a mesma de antes, mas o M5 de sétima geração se destaca de seu antecessor imediato de três maneiras.
A primeira é a disponibilidade de um estilo de carroceria Touring, algo que a BMW só ofereceu duas vezes antes, no E34 dos anos 1990 e no E61 dos anos 2000, e que estava ausente do configurador do M5 no Reino Unido desde 2010. Estaremos dirigindo e relatando sobre a perua em algumas semanas.
Outra mudança é a adição de arcos traseiros alargados, um conhecido cartão de visita do M2 e M3 , mas sempre ausente em seu irmão mais velho. Eles dão ao carro M mais antigo um visual mais musculoso, sem ir além do limite, tornando mais fácil identificar o M5 de um Série 5 regular enfeitado com roupas esportivas M, e permitindo que os engenheiros da M alarguem a bitola traseira para melhor estabilidade.
Mas a grande novidade é o sistema de transmissão híbrido. A BMW decidiu não usar tecnologia plug-in para reduzir o tamanho do M5 de um V8 para um seis em linha, mantendo o motor de combustão de 4,4 litros e tração nas quatro rodas, e adicionando um único motor dentro da transmissão automática de oito velocidades.
O V8 do antigo M5 produzia 617 cv, mas o motor de combustão do novo carro gera apenas 577 cv — embora ele produza pelo menos os mesmos 553 lb ft de torque. Mas levar em conta o impacto elétrico mais do que coloca o G90 de volta na frente. Seu motor elétrico gera 194 cv e 207 lb ft, embora a engrenagem pré-estágio amplifique o torque disponível para 332 lb ft. O resultado é uma saída total do sistema de 717 cv e 738 lb ft.
Mas adicionar potência híbrida também aumenta o peso em ordem de marcha para 2435 kg – o último M5 pesava 1895 kg. A relação potência/peso do novo modelo é pior, apesar dos 100 cavalos extras, assim como o tempo de 0-62 mph, que aumenta de 3,3 para 3,5 segundos. Mas a relação torque/peso é melhor desta vez e a BMW afirma que o novo M5 é ainda mais rápido em situações de ultrapassagem.
A bateria híbrida de 18,6 kWh localizada sob o vão traseiro para os pés fornece uma autonomia WLTP declarada de 42 milhas. Isso não chega nem perto das 60 milhas declaradas para o 550e xDrive , mas é melhor do que as 8 milhas prometidas pelo C63 PHEV da AMG . E também dá ao M5 uma classificação de CO2 de 37 g/km, o que equivale a mais dinheiro no bolso dos motoristas de carros de empresa do Reino Unido.
Não fique muito preso ao que a balança e o cronômetro dizem. Eu não fiquei, porque o novo M5 parece muito mais leve e muito mais rápido do que a folha de especificações faria você acreditar. Desempenho em primeiro lugar: o impulso no modo EV puro é adequado para acompanhar o tráfego e nada mais. Mas acoplado ao V8, o sistema oferece uma aceleração esmagadora em média distância, o que é muito mais importante do que o chute de largada. Não que pareça exatamente lento lá também. A BMW diz que as estatísticas de ultrapassagem provam que o peso pesado agora é mais rápido na direção real na estrada, e foi exatamente assim que nos sentimos.
A energia elétrica não só empurra você mais fundo no assento, como também inicia esse empurrão mais cedo, mascarando o turbo lag do motor de combustão. Um longo puxão na alavanca de câmbio do lado esquerdo (marcada como Boost) prepara todo o sistema para fornecer o máximo de impulso. É um exagero total, mas totalmente viciante.
Eu só queria que o motor soasse um pouco mais musical. Os engenheiros da M instalaram um coletor de escape crossover para aumentar a resposta e dar ao 4.4 um caráter mais duro, como o V8 de manivela de plano plano de um supercarro. Mas soa áspero e é sobreposto por um ruído de motor sintetizado estrondoso vindo dos alto-falantes que pode ser desligado ao alternar um dos inúmeros botões digitais que também controlam o motor e o chassi.
Com tudo no modo Comfort, o M5 anda bem na maioria das superfícies e não parece gordo. Uma cremalheira de direção de relação variável e direção do eixo traseiro fazem sua estreia, e a M fez um ótimo trabalho ao integrá-los de tal forma que eles oferecem uma sensação de manuseio natural.
O nariz do M5 mergulha nas curvas rapidamente, e essa resposta é apoiada por uma excelente mordida frontal. A estabilidade frontal é acompanhada na traseira por uma forte tração e um equilíbrio seguro no modo padrão de tração nas quatro rodas, mas achei que mudar para 4WD Sport, que envia mais torque para a traseira, é mais divertido no tipo de estrada estreita e sinuosa onde o peso e o tamanho do M5 são mais aparentes. E desses é o tamanho, não o peso, que você está mais ciente. Com 1970 mm de largura, o M5 não sai exatamente da faixa, mas também não deixa muito espaço livre.
Ir rápido é apenas metade da missão do M5. Ele também tem que ser um sedã de luxo de verdade, e faz um ótimo trabalho. Os bancos esportivos dianteiros atingem um equilíbrio perfeito entre conforto e suporte, a posição de dirigir se ajusta para se adaptar a todos, exceto aos corpos mais deformados, e a qualidade de construção é excelente.
Como quase todos os BMWs modernos, o painel do M5 é dominado por uma tela longa e curva que combina um pacote de instrumentos digitais e uma tela sensível ao toque central. Ele parece brilhante, responde bem e é principalmente intuitivo. E como a série 5 é voltada para um público mais velho, você ainda tem um mostrador circular iDrive no console, neste caso com o logotipo M.
Outros lembretes de que você está dirigindo o herói M vêm na forma de um botão de partida vermelho, volante largo e plano e dois botões marcados como M1 e M2 na parte superior do volante para salvar suas configurações favoritas de motor e chassi. Recomendo configurar o M1 com amortecedores esportivos, resposta de freio esportiva e 4WD Sport, e o M2 com tração traseira e ESC desligado para momentos de loucura. Incluindo a configuração padrão de conforto total que oferece três personagens M5 diferentes.
O antigo M5 estava disponível em alguns mercados tanto no acabamento básico quanto no Competition, mas o novo carro substitui ambos. Não é o CS hardcore de 2023, no entanto; podemos esperar que a BMW venha com um sucessor para isso em alguns anos. Então sua única grande escolha por enquanto é se você vai para o sedã ou a carroceria Touring. O carro com carroceria custa £ 111.405 no Reino Unido, e a perua £ 113.405, então não há muito nele.
Quando se trata de rivais, as coisas parecem boas para o M5, por enquanto. O RS7 Sportback não híbrido de £ 119.775 da Audi está ficando velho e custa mais para comprar e rodar. Ele também só faz 621 cv, embora chegue a 62 mph em 3,4 segundos, um décimo à frente do BMW. E a Mercedes-AMG ainda não lançou seu novo E63. O 63 também está indo para a rota plug-in, mas está diminuindo de oito para seis cilindros, dizem os rumores.
Sempre tentamos defender carros mais leves, então eu estava pronto para odiar o novo M5. Mas não consigo. Ele disfarça bem seu volume e é emocionante de dirigir por todos os motivos certos, ao mesmo tempo em que oferece grandes benefícios financeiros aos motoristas de carros de empresa do Reino Unido e ajuda a BMW a cumprir suas obrigações de CO2. Eu queria que soasse mais sexy, mas o principal motivo pelo qual eu recomendaria adiar a compra do M5 é a disponibilidade da versão Touring. Temos a sensação de que será um pacote ainda melhor e descobriremos em breve.
Caraterísticas Técnicas:
Preço quando novo: | £ 111.403 |
À venda no Reino Unido: | Agora |
Motor: | 4395cc V8 biturbo, 717 cv a 5600-6500 rpm, 738 lb-ft a 1800-5400 rpm |
Transmissão: | Automático de oito velocidades, tração nas quatro rodas |
Desempenho: | 3,5 segundos de 0 a 62 mph, velocidade máxima de 155 mph, 177 mpg, 37 g/km de CO2, alcance EV de 42 milhas |
Peso / material: | 2435 kg |
Dimensões (comprimento/largura/altura em mm): | 5096/1970/1510 |
Fonte: Car