Por Dominik Wilde
A Maserati MSG promoveu Cyril Blais a diretor da equipe depois que ele atuou como vice-diretor na temporada passada.
Blais assumiu o cargo de vice-diretor da equipe antes do E-Prix de Berlim em maio, trabalhando sob o comando do sócio-gerente José Aznar, que liderou a equipe após a saída de James Rossiter na véspera da temporada 2023-24.
“Esta nova função representa o próximo estágio da minha carreira e sou grato pela crença em mim que os stakeholders da equipe demonstraram”, disse Blais. “Estou ansioso para focar mais em minhas habilidades de liderança do que em engenharia pura.
“Uma coisa que aprendi na minha função de vice-diretor de equipe é que a gestão de uma equipe de corrida nunca depende apenas de um indivíduo, e eu não me sentiria tão confortável assumindo essa função se não tivéssemos um grupo de liderança tão forte e experiente dentro da equipe.
“É fácil se dar bem e ter um bom desempenho quando você está alcançando os resultados que deseja na pista, mas vemos a verdadeira natureza das coisas quando você tem momentos desafiadores como uma equipe. A força de caráter e espírito que a equipe demonstrou nas últimas duas temporadas foi realmente esclarecedora para mim e tenho um entendimento muito bom do que precisa ser feito para manter e desenvolver isso.”
Blais faz parte da configuração Maserati MSG desde 2022, quando se juntou à equipe (então em seu disfarce Venturi) como engenheiro de corrida de Lucas di Grassi. Ele então trabalhou com Maximilian Guenther nas últimas duas temporadas, enquanto também trabalhava como engenheiro-chefe ao lado de sua função mencionada anteriormente como vice-diretor da equipe em 2023-24.
“Estamos muito felizes em ver Cyril elevado à função de chefe de equipe”, disse Aznar. “Ele realmente merece isso e é um testemunho claro de seu trabalho duro e das habilidades de liderança que ele demonstrou ao longo de seu tempo com a equipe.
“Seu amplo conhecimento e experiência no esporte, juntamente com sua paixão e determinação, sem dúvida nos levarão ao sucesso contínuo no Campeonato Mundial de Fórmula E da FIA.”
A promoção de Blais é a mais recente de uma série de mudanças na equipe de Mônaco no ano passado, que também inclui uma formação totalmente nova de pilotos para a próxima temporada, com Jake Hughes e Stoffel Vandoorne vindos da NEOM McLaren e da DS Penske, respectivamente, substituindo Guenther, que estava indo para a DS Penske, e o ainda não contratado Jehan Daruvala.
A Maserati também anunciou recentemente que Maria Conti substituirá Giovanni Sgro como chefe da Maserati Corse , a divisão de competição da marca.
Fonte: Racer.com