Blais, da Maserati MSG, espera que a nova formação da FE seja a chave para a disputa pelo título

por Formula E News

Por Dominik Wilde

Foto: Dom Romney

O novo diretor da equipe Maserati MSG, Cyril Blais, espera que sua equipe possa se tornar uma candidata ao campeonato com sua nova dupla de pilotos.

Sob o disfarce da lendária marca italiana, a antiga equipe Venturi garantiu duas vitórias nas últimas duas temporadas, com Maximilian Guenther triunfando em Jacarta em 2022-23 e Tóquio na temporada passada. Guenther mudou-se para a equipe irmã Stellantis DS Penske para esta temporada, com o campeão de 2021-22 Stoffel Vandoorne indo na outra direção, e o jovem altamente cotado Jake Hughes se juntando da NEOM McLaren no lugar do falecido Jehan Daruvala.

A equipe mostrou ser competitiva em algumas ocasiões, mas com sua nova dupla de pilotos, Blais acredita que a equipe pode dar mais um passo à frente.

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“Como todas as equipes no pit lane, queremos estar na luta – ninguém está aqui para fazer número”, disse ele. “Mas vencer uma corrida de Fórmula E não é um desafio fácil, especialmente com o estilo de corrida que vimos se desenvolver nas últimas temporadas. Com nossas vitórias marcantes em Jacarta e Tóquio, demonstramos que temos o que é necessário para chegar ao topo do pódio, mas disputar campeonatos significa mais do que vencer corridas. Você precisa de consistência, precisa de resistência, habilidade estratégica, jogo de equipe e precisa de mais do que um pouco de sorte.

“Nossa dupla de pilotos é uma das mais fortes do grid. Stoffel e Jake realmente nos impressionaram nos últimos anos, você não ganha um título de Campeonato Mundial por acidente. O ritmo de uma volta de Jake tem sido formidável, agora precisamos trabalhar em nossa habilidade de corrida. Estamos esperançosos e determinados, só precisamos juntar todas as peças quando se trata de qualificação e corridas.”

A Maserari, junto com todo o paddock da Fórmula E, teve seus preparativos para a próxima temporada impactados por inundações devastadoras na Espanha, que forçaram o teste de pré-temporada de quatro dias a ser transferido de Valência para Jarama e adiado por um dia. Com a nova fórmula GEN3 Evo entrando em ação nesta temporada, os testes são ainda mais vitais.

“Por várias razões, os testes na Fórmula E são realmente limitados, então precisamos aproveitar ao máximo cada oportunidade que temos de correr com nossos carros”, disse ele. “Especialmente quando temos uma mudança de geração como temos agora do GEN3 para o GEN3 Evo. Não só o carro mudou, mas temos um novo composto de pneu para enfrentar, o que deve melhorar a aderência durante as corridas.

“Os circuitos em que testamos não são exatamente típicos dos circuitos de rua da Fórmula E, temos um carro atualizado, pneus novos e uma formação de pilotos totalmente nova para testar, então ainda há muito trabalho para fazermos lá. Também nunca testamos em Jarama antes, então isso adiciona um elemento adicional de desafio e descoberta, mas é o mesmo para todas as equipes.”

Blais pode estar cauteloso com a interrupção, mas ainda está otimista quanto à posição da equipe antes dos testes, que começam na terça-feira.

“Como chefe de equipe, minha prioridade é garantir que cada pessoa na equipe tenha o ambiente de trabalho ideal para fazer o melhor trabalho possível”, disse ele. “Em uma equipe de automobilismo em um campeonato em rápida evolução, isso sempre será um trabalho em andamento. Fizemos muito trabalho nos bastidores entre o final da temporada em Londres e agora e também demos as boas-vindas a algumas pessoas novas e excepcionais na equipe, então estou ansioso para ver todos trabalhando juntos na pista e para garantir que a química e a dinâmica da equipe estejam certas.

“O desempenho na pista é diretamente impactado pela cultura da equipe, no automobilismo, você precisa tomar decisões em frações de segundo e as pessoas se sentem mais confortáveis ​​e confiantes para fazer isso quando estão trabalhando em um ambiente calmo e de confiança. Os testes desempenham um papel enorme na criação dessa dinâmica, pois podemos executar muitas simulações e cenários diferentes para nos dar uma ideia de como diferentes situações podem se desenrolar durante a temporada.”

Fonte: Formula-E News

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