Santino Ferrucci e Sting Ray Robb encerraram a temporada 2024 da NTT INDYCAR com atuações valentes no Big Machine Music City Grand Prix no Nashville Superspeedway esta tarde.
Ferrucci marcou seu recorde pessoal de 11º top 10 da temporada no No. 14 Sexton Properties Chevrolet com seu sexto lugar. Ele também passou do 10º para o nono lugar no campeonato de pilotos para sua melhor classificação na carreira.
Qualificando-se em quinto para sua segunda melhor corrida da temporada, ele foi punido com uma penalidade de nove pontos no grid porque a equipe teve que trocar o motor após o treino final como medida de precaução. Eles não terminaram até 1 da manhã.
Santino conversa com seu engenheiro de desempenho Adam Kolesar (E) e o engenheiro de corrida James Schnabel.
Começando em 14º, ele trabalhou seu caminho para o top-10 na volta 40 e nunca mais saiu. Em um ponto, ele sofreu uma penalidade por uma ultrapassagem feita sob a linha amarela na reta da frente. Ele excedeu os limites da pista porque Kyle Kirkwood o atropelou e Ferrucci não recuou. Ele foi forçado a devolver a posição para Kirkwood mais uma, deixando Ferrucci para o nono lugar.
Sem se deixar abater, ele recuperou as posições nas 25 voltas seguintes. Uma advertência na volta 135 para Marcus Ericsson, que deslizou até o muro da curva 4, fez com que os líderes parassem para a terceira das quatro paradas. Ferrucci lamentou que seu carro estivesse apenas “ganhando vida”.
Quando os pit stops terminaram, Ferrucci estava em quinto, olhando para seu terceiro top cinco da temporada, mas uma rodada final de pit stops, quando as estratégias de combustível entraram em ação, o fez cair para sexto, onde ele terminou.
Santino abraça seu chefe de equipe, Didier Francesia, após a corrida.
“Uma corrida muito difícil hoje”, disse Ferrucci depois. “Acho que a penalidade no grid me machucou mais do que eu pensava inicialmente, mas lutamos muito o dia todo para manter o No. 14 Sexton Properties Chevy na frente. A equipe foi incrível nos boxes, paradas incríveis. Tínhamos uma ótima estratégia. Tudo realmente deu certo para conseguirmos outro top cinco, e nós meio que ficamos aquém lá no final. Mas, no geral, foi um dia incrível. Conseguimos o nono lugar no campeonato de pilotos. Execução realmente ótima nesses últimos eventos, para fazer o que fizemos como equipe. Muito orgulhosos dos nossos rapazes.”
“Subimos 10 posições inteiras no Campeonato do ano passado para este ano”, ele continuou. “Temos dois top-fives, um top-10 recorde para a equipe (na era moderna), e apenas a progressão entre o que fizemos com os mecânicos, a equipe de engenharia, eu como piloto e Larry com as estratégias. Todos em geral, têm sido simplesmente incríveis. E você sabe, o crescimento realmente mostra.”
A pilotagem de Robb pode ser considerada ainda mais impressionante devido aos desafios físicos que ele enfrentou na corrida de 206 voltas.
Emocionado com seu Chevrolet No. 41 Goodheart/Pray.com após o treino final ontem à noite, onde ficou em sétimo, logo atrás de Ferrucci, Robb estava otimista sobre suas chances na corrida. No entanto, uma grave intoxicação alimentar o deixou acordado a maior parte da noite. Após uma visita ao centro de atendimento interno esta manhã e alguns fluidos intravenosos, ele se preparou para a corrida.
Começando em 23º, ele foi para 20º em seu primeiro pit stop na volta 42. A equipe se comprometeu a uma corrida de três paradas, então ele teve que economizar combustível durante toda a corrida. No entanto, as advertências oportunas permitiram que a estratégia de quatro paradas funcionasse melhor entre os 10 primeiros colocados. Robb estava em 17º quando teve que fazer uma grande economia de combustível nas voltas finais e caiu para 21º. Essa queda de posição fez com que seu carro saísse do programa Leaders Circle por apenas um ponto. Robb terminou em 20º no ranking de pilotos.
No entanto, a coragem que ele demonstrou não apenas para aparecer, mas também para competir enquanto ainda lutava contra os efeitos da doença noturna, desmentiu a força de caráter — e um jovem de 23 anos em excelente forma física.
“Após a qualificação de ontem, estávamos muito esperançosos”, disse Robb. “Achamos que tínhamos um carro de corrida muito, muito bom. Na qualificação, estaríamos entre os 10 primeiros, se não tivéssemos o problema com a queda da pressão do combustível. Então, hoje seria um bom dia, mas a intoxicação alimentar ontem à noite foi uma coisa difícil de lidar, então, infelizmente, estávamos lidando com isso hoje. Sinto que maximizamos um pouco o evento, mas não foi o suficiente. No geral, acho que aprendemos muito este ano. Esta equipe está definitivamente em ascensão e acho que eles serão um dos vencedores consistentemente no próximo ano.”
Comentando sobre o ano em geral, Robb revelou: “Santino foi um ótimo companheiro de equipe este ano. Aprendi muito com ele, assim como com o resto da equipe, Michael Cannon, Mike (Armbrester), Collin (Hendershot), além de Adam (Kolesar) e James (Schnabel) — todos esses caras são uma riqueza de conhecimento, eles são um bom grupo de cérebros. Eu sei que eles vão ter sucesso por causa de quem eles são, suas paixões e para onde eles querem ir.”
Colton Herta venceu sua primeira vitória na pista oval após largar em nono. Pato O’Ward terminou em segundo. Completando os cinco primeiros estavam Josef Newgarden, o vencedor da pole Kirkwood e Scott McLaughlin.
Resumindo a corrida, o presidente da equipe Larry Foyt disse: “Nashville é certamente uma pista interessante para nós com a superfície de concreto; provou ser um oval de corrida realmente difícil. Acho que ambas as nossas equipes fizeram um ótimo trabalho para ter bons carros para a corrida. Tivemos algumas penalidades com o carro de Santino, mas ele lutou muito o dia todo por um forte sexto lugar. Ótima maneira de terminar a temporada. E Sting Ray enfrentou muita adversidade hoje. Ele teve intoxicação alimentar durante a noite, mas apenas se esforçou e fez o melhor que pôde. Ficamos um pouco aquém em entrar no Círculo dos Líderes, mas ele e nossa equipe 41 fizeram um bom trabalho o ano todo. Acho que Sting Ray aprendeu muito.”
Alex Palou terminou em 11º para conquistar seu terceiro título da INDYCAR Series em quatro anos. A vitória de Herta o levou para o segundo lugar na classificação final. Completando o top 10 estavam: Scott McLaughlin, Will Power, O’Ward, Scott Dixon, Kirkwood, Josef Newgarden, Ferrucci e Alexander Rossi.
Refletindo sobre a temporada de 2024, Foyt disse: “No geral, foi um ano muito bom para a AJ Foyt Racing. Acho que mostramos que estamos indo na direção certa. Agora, parece que teremos um longo inverno pela frente, mas acho que vai passar muito rápido porque temos muitos projetos alinhados. Estamos nos concentrando nas áreas em que queremos melhorar, mas estamos realmente animados para correr novamente em 2025.”
Fonte: AJFoyt Racing