
Josh Berry e a Wood Brothers Racing marcaram presença no domingo no Phoenix Raceway, conquistando uma conquista inédita no processo.
Berry levou o Ford nº 21 para um quarto lugar após começar em quarto no Shriners Children’s 500. É a primeira vez em quase quatro anos (desde maio de 2021 no Kansas Speedway com Matt DiBenedetto) que a equipe se classificou e terminou entre os cinco primeiros. Mas vai ainda mais longe: é a primeira vez na história da Wood Brothers Racing que eles terminaram entre os cinco primeiros no Phoenix Raceway.
“Eu me senti eu mesmo novamente”, disse Berry. “É incrível o que você pode fazer quando o carro está se comportando assim. Ele estava realmente sólido e se manteve abaixo de mim. Estou super orgulhoso desses caras.”
Segundo Kelly Crandall, da revista Racer, nas quatro curtas semanas em que Berry e a equipe trabalharam juntos sob a orientação do chefe de equipe Miles Stanley, Phoenix Raceway foi o melhor que eles já viram. Foi também o melhor resultado deles depois de terminar em 25º ou pior nas três primeiras corridas.
No sábado, Berry passou de 34º mais rápido nos treinos para se classificar na metade superior da tabela de classificação. No domingo, Berry terminou em sexto na primeira etapa e em 10º na segunda etapa, ganhando uma posição média de corrida de 9,1 na corrida de 312 voltas.
“Estou orgulhoso de todos nesta equipe (nº) 21 e agradeço a Eero por vir a bordo”, disse Berry. “Nosso carro estava realmente sólido. Não estava livre de erros. Tivemos um problema no pit road com a traseira esquerda, mas fomos rebatidos e apertamos a roda. Tivemos algumas reinicializações realmente boas. Tivemos uma no final que não foi do nosso jeito, mas praticamente todas elas conseguimos avançar e lutar e agarrar.
“É um crédito para todos da equipe 21 e para a Ford and Wood Brothers Racing e a Team Penske. Foi muito divertido.”
Por causa do problema na traseira esquerda, Berry perdeu sua posição na pista e estava correndo fora do top 10 quando um acidente de sete carros ocorreu na curva 2 na volta 99. Era a mesma volta de uma relargada, e Berry estava contornando o tráfego quando o acidente ocorreu. A confusão de repente colocou uma nuvem de fumaça na frente de Berry e fez com que detritos voassem em seu para-brisa.
Berry, no entanto, não foi recolhido no incidente. Imediatamente depois, ele ligou o rádio e disse à sua equipe: “Duas coisas. Eu consegui, e isso foi um (palavrão) inferno de um reinício.”
Foi o único grande soluço da tarde. O final e o ímpeto foram muito necessários para Berry e a organização, que saltou 12 posições na classificação de pontos, da 33ª para a 21ª.
“Estou honestamente muito animado”, disse Berry. “Esta pista de corrida foi bem difícil para mim no ano passado, e esses caras têm ótimos carros, sem dúvida aqui. Isso foi provado novamente hoje, e nós executamos de forma bem sólida e conseguimos um bom acabamento, o que é muito bom.”