Por Stephen Edelstein
Enquanto a montadora se prepara para lançar seus primeiros modelos totalmente elétricos, o CEO da Bentley, Frank-Steffen Walliser, acredita que os veículos elétricos estão prestes a passar por uma rápida mudança.
A indústria automobilística está agora chegando ao fim da primeira fase do desenvolvimento de EV, disse Walliser em uma entrevista recente à Autocar . A segunda fase, que Walliser espera começar por volta de 2027, está se moldando para ser uma espécie de padrão de espera tecnológica, já que as montadoras buscam aumentar a adoção de EV enquanto aguardam novas tecnologias de bateria.
Bentley Continental GT Speed em cinza gravidade
“Na segunda fase, você terá baterias maiores, alcances maiores e maior usabilidade”, disse Walliser. “Alguns dirão que suas baterias são muito grandes, mas seus longos alcances ajudarão os clientes a fazer a troca e superar sua ansiedade de alcance.”
A terceira fase, que Walliser prevê que começará por volta de 2035, verá mais desenvolvimento de químicas de bateria e maturação da infraestrutura de carregamento , permitindo pacotes de bateria menores e redução do peso do veículo. Talvez as condições finalmente estejam certas para a Bentley finalmente se comprometer com EVs a longo prazo.
Em 2020, a Bentley traçou planos para tornar toda a sua linha híbrida plug-in até 2026 e totalmente elétrica até 2030. E em 2022, a montadora disse que seu primeiro EV chegaria em 2025. Após uma mudança de planos, o primeiro modelo totalmente elétrico agora está programado para estrear em 2026 , com chegada ao mercado em 2027.
Os atrasos estão alinhados com uma visão pessimista de EVs de luxo da gerência. Em outra entrevista no início deste ano, Walliser disse que o mercado de carros de luxo estava rejeitando EVs .
Esta não seria a primeira vez que a Bentley fica com medo. A montadora começou a discutir EVs em 2016, mostrando um par de conceitos, apenas para recuar em 2019 após uma mudança na liderança.
Fonte: Green Car Reports