Por Bastien Cavalo
O bicampeão mundial LMGTE Am do Texas retorna para o Lone Star Le Mans, sexta etapa da temporada 2024 do FIA WEC, para pilotar o Ford Mustang nº 88 da Proton Competition.
Quando o calendário do WEC da FIA de 2024 foi revelado, anunciando o retorno das corridas de carros esportivos de elite no Circuito das Américas (COTA) de Austin para o Lone Star Le Mans em 1º de setembro, Ben Keating admitiu que odiaria perder a etapa norte-americana do WEC realizada em seu Texas natal.
“Estou muito animado em saber que não preciso fazer isso!”, disse o piloto de 53 anos ao fiawec.com.
O bicampeão LMGTE Am com a TF Sport (2022) e a Corvette Racing (2023) está de fato retornando ao grid do FIA WEC para sua corrida em casa. Ele pilotará o Ford Mustang GT3 nº 88 da Proton Competition ao lado do piloto de fábrica Dennis Olsen e Mikkel Pedersen. Nas quatro primeiras rodadas do FIA WEC, Giorgio Roda foi o piloto obrigatório com classificação bronze da inscrição. O dono da equipe, Christian Ried, foi o último a participar das 6 Horas de São Paulo da Rolex.
“Recebi uma mensagem de Christian perguntando se eu queria fazer a última parte da temporada”, Ben revela. “Eu disse a ele que não era capaz, mas adoraria fazer o COTA se pudesse. Foi assim que descobrimos.”
O histórico de Ben em Austin fala por si. Ele venceu três das últimas quatro corridas realizadas lá na classe GTD da IMSA. Ele também venceu as 24 Horas de COTA de 2019. “Foi a primeira vez que ganhei uma corrida geral e também a última vez que corri lá. Sempre gosto das pistas que gostam de mim e COTA tem sido uma dessas pistas em que tive muito sucesso.”
Ben pretende não colocar expectativas muito altas na entrada nº 88, já que ele ainda não dirigiu o Ford Mustang preto e dourado. “Tenho um relacionamento muito bom com a Ford. Cresci trabalhando em uma concessionária Ford, corri em Le Mans em 2019 com um Ford GT. Estou moderando minhas expectativas sobre o que seremos capazes de fazer com o carro, mas isso não diminui minha empolgação em dirigi-lo. Não espero entrar neste carro e dominar, mas vai ser divertido estar lá de qualquer maneira.”
“O nível de competição do WEC está mais alto do que nunca em sua história”
Após vencer o título final da GTE Am em 2023, Keating se despediu do FIA WEC. Este ano, ele tem competido em tempo integral na categoria LMP2 da IMSA com a United Autosports. Ele até participou das 24 Horas de Le Mans com o Oreca 07 No. 23 da equipe. Ele também dirigiu o Porsche 963 na principal categoria GTP da IMSA nas 24 Horas de Daytona. Agora, ele está pronto para outra troca de maquinário no meio da temporada e está definitivamente ansioso por isso. “Isso é algo com que nunca tive um grande problema. Não se espera que eu esprema os últimos décimos de segundo do carro quando entro nele pela primeira vez, mas não espero estar tão longe. E não espero que o Mustang faça uma diferença tão grande em relação ao que tenho dirigido. Corri com carros GT3 por sete anos, de 2014 a 2020.”
Ben elogiou as medidas tomadas pela FIA WEC para melhorar a competitividade da série e seu apelo aos maiores fabricantes de automóveis do mundo, notavelmente na mudança da plataforma técnica GTE para a GT3 FIA. “Fiquei muito impressionado com o que a WEC fez em seu primeiro ano de duas classes, e vai ficar ainda melhor com o passar dos anos. O nível de competição da WEC é mais alto do que em sua história. O futuro é extremamente brilhante. Eu realmente amo as corridas da WEC, seu formato, suas regras e seus competidores.”
Ben Keating, que fez 53 anos em 18 de agosto, revelou o que as corridas significam para ele como um proprietário bem-sucedido de um dos maiores grupos de concessionárias de automóveis dos Estados Unidos. “Há algo sobre minha escolha nos negócios e minha escolha na recreação, isso alimenta minha alma para estar no mais alto nível de competição. Todos devem fazer o que quer que seja que lhes dê energia e os mantenha jovens de coração. É isso que as corridas são para mim.”
Fonte: WEC News