Por Kelly Crandall
A temporada de Christopher Bell foi determinada pela deliberação da NASCAR na última volta da corrida de domingo no Martinsville Speedway, e as coisas não saíram como ele queria.
Foram 27 minutos de espera antes que a decisão fosse tomada. Bell recebeu uma infração de segurança por andar contra a parede na volta final para ganhar uma posição. A posição, um 18º lugar na época, colocou Bell em um empate com William Byron, mas Bell tinha o desempate nas chegadas para ficar com a vaga de transferência final.
Bell contornou seu companheiro de equipe na Toyota, Bubba Wallace, na curva 3. O Toyota número 20 então foi até o muro no meio da curva e saiu dele na saída da curva 4.
A penalidade levou Bell para o 22º lugar. Byron recebeu a vaga final no Championship 4.
“É uma chatice”, disse Bell, “mas, no grande esquema das coisas, há muitas coisas que fizemos mal hoje e que poderíamos ter feito melhor se tivéssemos controle, então não sei.
“Nós conquistamos muitas coisas este ano. O campeonato não será uma delas, mas tentaremos novamente no ano que vem.”
A NASCAR proibiu tais movimentos — mas não adicionou uma regra ao livro de regras — depois que Ross Chastain mostrou a todos que isso funcionaria em 2022. Chastain abriu vantagem na Curva 3 e passou pelo muro até o final da corrida de eliminação no Martinsville Speedway para ganhar as posições de que precisava para avançar.
O incidente se enquadra em uma violação de segurança que afirma: “A segurança é uma prioridade máxima para a NASCAR e a NEM. Portanto, quaisquer violações consideradas como comprometedoras da segurança de um Evento ou que representem um risco perigoso para a segurança de Competidores, Oficiais, espectadores ou outros são tratadas com o mais alto grau de seriedade. As violações de segurança serão tratadas caso a caso.”
Representantes da Joe Gibbs Racing, incluindo Joe Gibbs e o chefe de equipe da Bell, Adam Stevens, falaram com a NASCAR no caminhão por aproximadamente 15 minutos. Gibbs foi informado de que uma violação na corrida não é passível de apelação.
“Ela simplesmente escapou de mim”, disse Bell sobre a volta final. “Ela escapou de mim e eu deslizei para o muro, e eu sabia que tinha que ter a posição, então tentei chegar à linha o mais rápido que pude e foi tudo o que ela escreveu.”
Bell começou em 16º e rodou na primeira etapa. Embora não tenha causado danos significativos quando ele se soltou e colidiu com Corey Lajoie na curva 1, isso colocou Bell para trás pelo resto da tarde. Ele não ganhou pontos de etapa em nenhuma delas.
Sob cautela no final do segundo estágio, Bell teve que retornar ao pit road para a equipe apertar a roda dianteira esquerda. Ele caiu uma volta atrás na volta 370, onde ficou até a final. Wallace também estava uma volta atrás e a única posição que Bell conseguiu ganhar no final.
Wallace negou ter feito qualquer coisa para ajudar Bell na volta final. O número 23 pareceu desacelerar antes de chegar à curva 3, e Bell foi para o interior de Wallace para a posição.
“Eu me soltei ou algo quebrou e eu estava apenas cuidando disso”, disse Wallace. “Então ele tentou me deslizar, e eu fiquei tipo, irmão. [Eu estava] apenas tentando esperar o momento certo e não bater e trazer uma advertência e atrapalhar todo o campo, então foi isso.”
Bell não achou que ele fez algo inseguro para justificar a penalidade. Nem achou que uma penalidade estava nas cartas.
“Cometi um erro e deslizei para o muro”, disse Bell. “E, infelizmente, eles consideraram isso uma violação de segurança. Não sei o que dizer. Não avancei minha posição para o muro. Perdi tempo na pista de corrida, mas não era para ser. Está tudo bem.”
Bell caminhou até Byron antes de deixar o pit road. Os dois se abraçaram e compartilharam uma breve conversa sobre a reviravolta dos acontecimentos.
“Bem, Willie, não era assim que eu queria que fosse, mas parabéns”, Bell disse a Byron. “Vá buscá-los na semana que vem.”
Fonte: Racer.com