Por Dominik Wilde
A Kiro Race Co. continuou a impressionar nos testes de pré-temporada da Fórmula E com David Beckmann marcando o tempo mais rápido do terceiro dia de corrida no Circuito del Jarama.
Enquanto a sessão matinal de três horas ocorreu em condições mais frias e nubladas do que a tarde – ou os dois dias anteriores – foi então que as voltas mais rápidas foram definidas. A melhor volta de Beckmann de 1m27.755s no carro Porsche do cliente, definida três voltas antes de sua corrida matinal terminar, foi 0.653s mais rápida do que o tempo de Maximilian Guenther, que marcou o ritmo na quarta-feira.
Beckmann – um piloto de desenvolvimento da Porsche que, junto com Dan Ticktum no outro carro Kiro, só está contratado para os testes desta semana até agora – foi apenas 0,008s mais rápido que Pascal Wehrlein, que foi o primeiro piloto a quebrar a barreira de 1m 28s mais cedo no Porsche de especificação mais recente. Seu parceiro de equipe de fábrica Antonio Felix da Costa foi o terceiro como o último piloto a cair abaixo da marca de 1m28s. Ambos os Porsches tiveram um período no topo das planilhas de tempos no início, assim como Jake Hughes da Maserati MSG Racing, que terminou a manhã em quinto atrás do piloto da DS Penske Guenther dirigindo com o mesmo trem de força Stellantis.
Mitch Evans, da Jaguar TCS Racing, foi o sexto mais rápido, à frente do retornado da Nissan Norman Nato, com Taylor Barnard, da NEOM McLaren, Oliver Rowland no outro Nissan, e Jean-Eric Vergne, da DS Penske, completando o top 10.
Além de registrar voltas, a programação da tarde de quinta-feira também incluiu um “exercício de corrida” de 24 voltas – efetivamente uma corrida simulada completa – que cortou a corrida regular. Ele ofereceu uma primeira chance de ver largadas de corrida com tração nas quatro rodas – um novo recurso também disponível em duelos de qualificação e após a ativação do Modo Ataque – bem como uma primeira chance de ver os novos carros GEN3 Evo competindo lado a lado. Bandeira amarela, safety car e procedimentos de carga de pit stop também foram realizados.
Isso foi “ganho” por Wehrlein à frente de da Costa com Nick Cassidy, da Jaguar TCS Racing, em terceiro, após ser ultrapassado a duas voltas do fim. Jake Dennis, da Andretti, e o companheiro de equipe de Cassidy, Evans, completaram os cinco primeiros.
Zane Maloney, da Lola Yamaha Abt, não conseguiu começar a corrida simulada devido a um problema técnico que o manteve fora pelo resto da tarde. Em uma declaração fornecida à RACER pela Abt Lola Yamaha, a equipe explicou: “Uma falha elétrica acionou o gravador de dados do acidente para sinalizar um evento de colisão que resultou no desligamento da bateria de acordo com os regulamentos de segurança. A equipe está trabalhando em uma solução e ambos os carros estarão de volta à pista amanhã.”
Nato, Rowland, Barnard, Sam Bird, Vergne, Lucas di Grassi e Sebastien Buemi também não foram classificados na simulação de corrida, embora suas falhas em terminar não tenham sido consequentes – eles optaram por encerrar suas corridas mais cedo, antecipando a retomada dos testes regulares depois. Todos os finalistas foram cobertos por 17.312s.
Quando a sessão da tarde foi retomada corretamente, foi amplamente mais lenta, pois as equipes continuaram a conduzir programas variados em preparação para a próxima temporada. Nyck de Vries foi o mais rápido com 1m28.101s, enquanto o tempo de de Vries, definido no final do dia, foi 0,41s mais rápido do que o melhor da manhã de Hughes, mas atrás do resto dos líderes da manhã. Seu companheiro de equipe Mahindra Edoardo Mortara foi o terceiro, apenas 0,262s atrás, com Evans dividindo os dois.
Os testes terminam na sexta-feira com uma sessão final de três horas pela manhã, bem como outra sessão de três horas à tarde reservada exclusivamente para motoristas mulheres. Sexta-feira também será a primeira vez nesta semana que os fãs estarão presentes.
Fonte: Racer.com