
Eduardo Barrichello diz que ainda está no processo de “se acostumar com tudo” após fazer a mudança para corridas de resistência com uma vaga no Campeonato Mundial de Endurance da FIA com a equipe Racing Spirit of Leman Aston Martin.
O filho do ex-piloto de Fórmula 1 Rubens fez sua estreia no WEC na abertura da temporada de 1812 km do Catar no mês passado, quando ele e seus companheiros de equipe Valentin Hasse-Clot e Derek Deboer terminaram em nono lugar na classe LMGT3 no Aston Martin Vantage GT3 Evo nº 10.
Foi a primeira vez que Barrichello pilota um carro GT3 depois de deixar a Stock Car Pro Series em seu país natal, o Brasil, onde competiu nas últimas duas temporadas.
Segundo Jamie Klein, da Sportscar365, o piloto de 23 anos admitiu que vários aspectos das corridas de carros esportivos, incluindo ter que dividir o cockpit com outros dois pilotos, exigiram um certo grau de adaptação.
“Foi diferente, foi muito divertido”, refletiu Barrichello. “Foi minha primeira corrida de resistência — além disso, minha corrida mais longa foi de 40 minutos. Ter mais de quatro horas no carro foi muito bom, mas diferente ao mesmo tempo.
“Eu nunca tive que lidar com o trânsito; fica bem agitado quando os Hypercars vêm em grupos. Eu realmente me diverti, mas ainda estou me acostumando com tudo. Eu experimentei muitas situações que nunca tive antes.
“Com certeza [compartilhar um carro] é difícil porque você tem três motoristas diferentes de origens diferentes, mas honestamente é melhor do que eu pensava que seria. Eu estava apenas me divertindo e tentando aprender o máximo possível.
“Tenho dois pilotos muito bons como companheiros de equipe, e também pessoas legais. Temos uma boa química desde o começo. Ainda leva tempo para me acostumar a dividir o carro, dividir o assento, mas acho que vou me acostumar.”
Barrichello acrescentou que estava de olho em uma possível mudança para o WEC há algum tempo, tendo experimentado pela primeira vez máquinas GT3 para a Aston Martin no final de 2023.
“Estar no WEC era um sonho meu e finalmente se tornou realidade”, disse ele.
“Tive a chance de testar com a Aston no final de 2023. Fiz 10 ou 15 voltas em Snetterton e acho que a equipe gostou do que fiz. Começamos a conversar a partir daí e, finalmente, no final de 2024, conseguimos o orçamento total de que precisávamos e fizemos um acordo.”
Barrichello admitiu sua decepção com o resultado no Catar, que ocorreu após uma preparação interrompida para a corrida, já que um acidente de Deboer no início do segundo dia do teste do prólogo pré-evento forçou o carro nº 10 a perder quase todo o segundo dia.
No entanto, ele expressou otimismo quanto a um melhor desempenho nas próximas corridas, principalmente porque já conhece Ímola e Spa devido à sua experiência nessas pistas no Campeonato Europeu de Fórmula Regional em 2021-22.
“Não estou aqui para terminar em nono, acho que nenhum de nós está”, disse ele. “Mas é o que tínhamos e temos que aprender com alguns dos erros que cometemos.”
“Acredito que podemos melhorar. Temos um ótimo grupo de pessoas nos apoiando e temos um ótimo carro. Precisamos melhorar em certas coisas, e espero que cheguemos lá em breve.”