Avanço na reciclagem de baterias de veículos elétricos recupera 99,99% do lítio

por Green Car Reports

Pesquisadores chineses afirmam ter desenvolvido um processo para recuperar quase todo o lítio de baterias usadas de veículos elétricos para reciclagem.

O Independent (via InsideEVs ) relata os resultados de um estudo publicado pela primeira vez no periódico acadêmico alemão Angewandte Chemie, que afirma a recuperação de 99,99% de lítio de uma bateria usada, bem como 97% de níquel, 92% de cobalto e 91% de manganês.

Segundo Stephen Edelstein, da Green Car Reports, o processo usado, chamado de “lixiviação neutra”, também elimina produtos químicos agressivos , aumentando a segurança e reduzindo o impacto ambiental, afirmam os pesquisadores. Em testes de laboratório, levou apenas 15 minutos para separar os materiais desejados da bateria.

Reciclagem de baterias Volkswagen
Reciclagem de baterias Volkswagen

Os processos atuais de reciclagem usam aminoácidos, e aqui os pesquisadores usaram glicina , que é o aminoácido estável mais simples, junto com um processo de acompanhamento para evitar novas reações químicas depois que o lítio e outros materiais foram extraídos.

A pesquisa laboratorial nem sempre alcança a viabilidade comercial, mas a reciclagem de baterias atraiu o interesse de fabricantes de automóveis que buscam evitar o custo e o impacto ambiental da mineração de novas matérias-primas para baterias.

Reciclagem de baterias da Toyota e Redwood Materials
Reciclagem de baterias da Toyota e Redwood Materials

A Toyota anunciou um acordo para utilizar a Redwood Materials, empresa de reciclagem de baterias fundada pelo ex-CTO da Tesla, JB Straubel, em 2022. No ano seguinte, ela expandiu esse acordo, preparando o cenário para que baterias de híbridos como o Prius fornecessem material para futuras baterias de veículos elétricos à medida que esses veículos chegassem ao fim de suas vidas úteis.

Outras montadoras, incluindo BMW, Ford e as marcas VW e Audi do Grupo Volkswagen, também assinaram com a Redwood. Mas a frota demora muito para ser renovada, e o número relativamente pequeno de EVs e híbridos nas estradas pode se traduzir em uma longa espera por uma massa crítica de materiais de bateria recicláveis ​​— com um relatório de 2021 prevendo que o mercado para esses materiais não esquentará até 2030 .

You may also like