Por Stephen Edelstein
Seguindo o padrão estabelecido com seus outros SUVs elétricos, a Audi revelou na noite de domingo uma versão mais elegante, estilo cupê, do Q6 E-Tron.
O Q6 Sportback E-Tron está programado para chegar aos EUA em 2025. Ele segue o Q6 E-Tron padrão , que está programado para chegar às concessionárias dos EUA antes do final do ano como o primeiro modelo com o selo Audi da nova Premium Platform Electric (PPE), que o Q6 compartilha com o Porsche Macan EV.
Assim como os SUVs Audi Sportback anteriores, o Q6 Sportback E-Tron difere do Q6 E-Tron padrão principalmente no estilo exterior . O teto é 1,4 polegadas mais baixo, e a distância entre eixos de 114,1 polegadas é 0,4 polegadas mais longa do que o Q6 E-Tron padrão. Mas a largura e o comprimento geral — junto com a maioria dos outros detalhes de estilo — são os mesmos.
Um pacote de bateria de 100 kWh (94,4 kWh utilizáveis) também é transportado do Q6 E-Tron padrão. Os números de desempenho para os EUA serão finalizados mais perto da data de venda, mas até agora a Audi está discutindo apenas os modelos Q6 e S6 de motor duplo classificados em um pico de 456 cv e 609 cv, respectivamente. Esses números correspondem ao Q6 e SQ6 não Sportback, mas a Audi também oferecerá uma versão de motor único no estilo de carroceria padrão.
As classificações da EPA também serão finalizadas mais perto do lançamento, mas a Audi espera que os modelos Sportback ofereçam cerca de 300 milhas de alcance . O Q6 E-Tron padrão é avaliado em 321 milhas na forma de motor único, 307 milhas na forma de motor duplo e 275 milhas na forma SQ6.
Embora o espaço para a cabeça e o porta-malas no banco traseiro possam sofrer com a remodelação, na frente o Q6 Sportback E-Tron compartilha o layout interno de três telas de outros modelos , com um painel de instrumentos digital de 11,9 polegadas, tela sensível ao toque de infoentretenimento de 14,5 polegadas e uma tela sensível ao toque de 10,9 polegadas para o passageiro dianteiro.
O Q6 Sportback E-Tron se junta às versões Sportback do Q4 E-Tron de nível de entrada, que para 2025 recebe um trem de força retrabalhado, fornecendo mais potência e alcance , e o Q8 E-Tron. A Audi também está aplicando essa designação ao A6 Sportback E-Tron hatchback, também baseado na arquitetura PPE, que deve chegar à América do Norte na próxima primavera ou verão.
Fonte: Green car Reports