por Stephen Edelstein
A Audi comemorou o 25º aniversário do seu clássico cult A2 hatchback convertendo-o em um veículo elétrico.
O Audi A2 E-Tron é um projeto único realizado por aprendizes. Não é o primeiro projeto desse tipo; aprendizes da Audi converteram anteriormente um NSU Prinz 4 de uma das marcas predecessoras da montadora em um conceito EV veloz para marcar 150 anos de fabricação no local da fábrica da Audi em Neckarsulm, Alemanha.
O hatchback é movido por um único motor elétrico de um Audi Q8 E-Tron, ajustado para 197 cv e 261 libras-pés de torque. Um conjunto de baterias de 25,9 kWh de um Audi Q7 híbrido plug-in (um modelo não vendido nos EUA) foi instalado sob o piso de carga e fornece uma estimativa de 129 milhas de alcance (provavelmente com base no ciclo de testes WLTP europeu). A Audi alega que há espaço para um segundo conjunto, o que aumentaria o alcance para uma estimativa de 248 milhas.
O A2 também recebeu modificações externas como rodas lisas, maçanetas removidas e emblemas dianteiros e traseiros iluminados semelhantes aos do Audi Q6 E-Tron e A6 E-Tron . Esses dois novos EVs compartilham a Premium Platform Electric (PPE), que é essencial para a estratégia da Audi de focar principalmente em modelos de luxo — a direção oposta de veículos como o A2.
Entrando em produção em novembro de 1999, o Audi A2 era um subcompacto inovador que enfatizava a eficiência com carroceria de alumínio, motores econômicos a gasolina e diesel e um formato diferenciado que proporcionava um baixo coeficiente de arrasto entre 0,25 e 0,29.
No entanto, os baixos preços da gasolina na virada do século fizeram com que o A2 não fosse tão popular quando novo quanto pode ser hoje. Nunca vendido nos EUA, ele também era mais caro do que carros pequenos convencionais na Europa. Então, embora o A2 mantenha uma base de fãs leais hoje, ele vendeu mal quando novo e não foi substituído após o fim da produção em 2005. O menos radical A1 se tornou o modelo de entrada da Audi na Europa.
A Audi estava desenvolvendo um carro urbano A2 menor e totalmente elétrico há uma década, mas cancelou o projeto. O Audi Q4 E-Tron continua sendo o menor EV da montadora para os EUA, compartilhando a plataforma MEB do Grupo Volkswagen com o VW ID.4 e o ID.Buzz, entre outros modelos.
Fonte: Green Car Reports