
O Audi A6 e o S6 Sportback E-Tron se juntam aos SUVs Porsche Macan EV e Audi Q6 E-Tron como os primeiros carros a utilizar a nova Plataforma Elétrica Premium (PPE) do Grupo Volkswagen.
Esses novos fundamentos oferecem mais alcance, prometem melhor dinâmica de direção, otimizam o espaço interno e introduzem um novo painel digital.
Segundo Robert Duffer, da Green car reports, o primeiro teste do SUV Q6 E-Tron e uma prévia do A6 Sportback E-Tron em meados de julho em Munique, Alemanha, mostraram à Green Car Reports que o PPE posiciona a Audi como líder em eletrificação.
Tecnicamente, a Audi chegou primeiro. O Audi E-Tron lançou as ambições elétricas da marca em 2018 para o mercado norte-americano. O E-Tron se juntou ao mais caro Tesla Model X e descontinuou o Jaguar I-Pace como os primeiros crossovers elétricos a serem comercializados. A Audi jogou pelo seguro ao tornar o E-Tron o mais parecido possível com o Q8 de combustão, e a Audi fez isso tão bem que ganhou o prêmio de Melhor Carro para Comprar 2020 da Green Car Reports .
Novo Audi A6 E-Tron Sportback
Muita coisa mudou em cinco anos, incluindo um novo Q8 E-Tron 2024, que agora está sendo descontinuado. Enquanto o Q8 mostra o quanto pode mudar para um único modelo elétrico, o A6 e o Q6 relacionado mostram o quanto mais é possível em uma plataforma dedicada usada não apenas em várias linhas de modelos, mas em muitas marcas da VW AG.
O EPI flexível e sua arquitetura elétrica de 800 volts serão usados em pelo menos 10 modelos elétricos lançados globalmente nos próximos anos.
Gernot Döllner
“O futuro será um portfólio totalmente elétrico”, confirmou o CEO da Audi, Gernot Döllner, em uma coletiva de imprensa em Munique. “Temos muito debate na Europa sobre a velocidade disso. Seremos flexíveis pelos próximos 10 anos.”
Até 2027, a Audi planeja ter uma oferta elétrica a bateria em cada segmento principal e, em dois anos, a marca terá um novo portfólio de combustão. A Audi ainda prevê uma linha totalmente elétrica até 2033, mesmo com as montadoras que vão da Cadillac à Mercedes-Benz e até mesmo seu membro da família Porsche recuando nessas metas totalmente elétricas . Os hatchbacks A6 e S6 rivalizarão com modelos existentes que vão do Mercedes-Benz EQE, BMW i5 e Tesla Model S.
Novo Audi A6 E-Tron Sportback
Enquanto isso, o novo A6 E-Tron ilustra a nova convenção de nomenclatura da Audi, onde modelos pares são elétricos e modelos ímpares são veículos de combustão, também em uma nova Plataforma Premium Combustão anunciada pelo Audi A5 2025.
“Precisaremos desses veículos para fazer a ponte para o futuro totalmente elétrico”, reiterou Döllner.
Por enquanto, a Audi se mantém firme na convenção de nomenclatura E-Tron para veículos elétricos.
Novo Audi A6 E-Tron Sportback
Audi A6 Sportback E-Tron constrói uma ponte
O A6 E-Tron 2025 lidera os sedãs elétricos tradicionais da Audi, com exceção do E-Tron GT de US$ 130.000, que também foi atualizado para 2025. O A6 elétrico incorpora o porte discreto que define o design da Audi há décadas.
O capô desce em cascata entre finas luzes diurnas adornadas com um design tridimensional. Assinaturas de luz personalizáveis coroam uma grade sólida cravejada com alavancas falsas como parte do design de “grade invertida” da Audi, onde a grade inferior é aberta, exceto para as caixas de radar. Cantos de plástico com entradas recuadas sustentam os faróis de LED em uma máscara de guaxinim preta. Um divisor contorna a parte inferior. A grade otimiza o fluxo de ar enquanto minimiza o arrasto, a Audi nos diz, e ajuda a tornar o A6 Sportback E-Tron o veículo mais aerodinâmico da família do Grupo VW com um coeficiente de arrasto de 0,21 .
Novo Audi A6 E-Tron Sportback
Você pode notar que a luz de boas-vindas mostra mais. Com o pacote de luz opcional, o logotipo de quatro anéis ilumina em vermelho na cauda e branco no nariz. Passe a mão no capô acima dos anéis na frente e ele abre a porta traseira, que é grande o suficiente para caber uma mochila de pelúcia ou o cabo para o carregador de bordo de 9,6 kW. Na traseira, uma seta de luz aparece no chão para acenar com o pé e abrir a escotilha sem as mãos.
Aproxime-se do carro e ele se ilumina como um bom cachorrinho sentado e esperando, com o rabo abanando, em vez dos shows de luzes de outras montadoras que podem ser demais, como um cachorrinho pulando em você. Na parte traseira, dez painéis OLED e uma barra de luz abrangem a escotilha elevada e o spoiler integrado. Ele também tem oito assinaturas de luz personalizáveis, como a dianteira, e em alguns mercados as lanternas traseiras podem piscar um triângulo de perigo para refletir o perigo à frente ou podem gerar outras imagens em conjunto com o que quer que os algoritmos estejam captando dos cinco computadores de bordo que dão suporte à arquitetura digital da Audi.
Novo Audi A6 E-Tron Sportback
Há muita coisa prometida, e recursos como comunicações do carro para o X e faróis de LED de matriz adaptável não estarão disponíveis na América do Norte por enquanto, mas essa evolução do uso das lanternas traseiras para se comunicar com outros motoristas pode ser muito mais significativa do que a terceira luz de freio obrigatória nos EUA em 1986.
Fazer com que outras montadoras e carros falem a mesma língua é um obstáculo à parte.
Novo Audi A6 E-Tron Sportback
Até mesmo as assinaturas de luz personalizáveis estão sujeitas a diferentes regulamentações dos EUA; elas só podem ser alteradas quando você estiver estacionado. Culpe os reguladores dos EUA pelos espelhos laterais grossos em vez das câmeras de espelho lateral finas disponíveis em outros mercados; isso aumenta o coeficiente de arrasto de 0,21 para 0,22 na América do Norte.
Outra coisa não americana? O lindo modelo Avant wagon , musculoso em todos os lugares certos, mas tonificado nas pontas, não virá para a América do Norte.
No perfil, balanços curtos e folgas estreitas entre as rodas abrigam rodas de 19 polegadas padrão no A6, de 20 polegadas padrão no S6 ou rodas opcionais de 21 polegadas. A linha do teto curva e as ancas elevadas emprestam a sofisticação de um grand tourer, mas com uma traseira Sportback proeminente. Uma lâmina E-Tron preta quebra os painéis de balanço e sinaliza o assoalho grosso de quase 6 polegadas que abriga o conjunto de baterias de 100 kWh (94,9 utilizáveis).
Plataforma PPE para o Grupo VW, desenvolvida pela Porsche/Audi
Especificações do Audi A6 Sportback E-Tron e EPI
- A6 Sportback E-Tron RWD, 362 cv, 0-60 mph em 5,2 segundos, US$ 67.195
- A6 Sportback E-Tron Quattro, 422 cv, 0-60 mph em 4,3 segundos, US$ 69.195
- S6 Sportback E-Tron Quattro, até 543 cv, 0-60 mph em 3,7 segundos, US$ 79.995
Por baixo da carroceria Sportback, o A6 E-Tron tem a maioria dos mesmos componentes mecânicos do SUV Q6 E-Tron , que marcou a primeira grande evolução elétrica da Audi.
Quando for colocado à venda aqui neste verão como modelo 2025, ele será oferecido em três variantes listadas acima.
Novo Audi S6 E-Tron Sportback
O conjunto de baterias de baixo ajuste consiste em 12 módulos de 15 células prismáticas feitas de células de íons de lítio de níquel-cobalto-manganês mais densas em energia. O A6 E-Tron usa um motor síncrono de ímã permanente de 280 kW na parte traseira como a principal unidade de propulsão, enquanto um motor de indução de 140 kW no eixo dianteiro ajuda na decolagem e supre as demandas pesadas de energia. O motor dianteiro gira livremente, ao navegar para maior eficiência.
Novos projetos de motor pesam menos e exigem cerca de 30% menos espaço de instalação do que os motores usados no Q4 e Q8, com mais eficiência e cerca de metade das perdas por atrito em comparação aos motores de última geração da Audi. Peso em ordem de marcha, estimativas de alcance, torque e outras especificações não foram finalizadas para o A6.
A Audi equipa o S6 com uma suspensão a ar com amortecedores adaptativos. A Audi diz que os pneus dianteiros e traseiros terão tamanhos diferentes, mais largos na traseira, com os carros de demonstração S6 usando Michelin Pilot Sports 245/40R21s na frente e 275/35R21s atrás. Não sabemos se isso será transferido para os EUA
Novo Audi S6 E-Tron Sportback
A6 Sportback E-Tron freios
A Audi diz que 95% da frenagem diária no A6 E-Tron pode ser controlada por ambos os motores, e pode recuperar até 220 kw. O Q6 pode capturar até 0,25 g de desaceleração, mas a Audi não tinha essa especificação finalizada para o A6. As alavancas de troca de marchas podem ajustar os níveis de regeneração, de coasting para grabby, ou o modo “B” no seletor de marchas do console permite a direção com um pedal. Um modo Auto modula a frenagem de regeneração do sistema de câmera que lê a estrada e o tráfego à frente.
A Audi não detalhou completamente a autonomia da linha A6 Sportback E-Tron, mas disse que na versão Ultra, que é o termo usado pela Audi para seus acabamentos focados em eficiência, o veículo elétrico terá 392 milhas de autonomia estimada pela EPA .
Novo Audi S6 E-Tron Sportback
A6 Sportback E-Tron carregando
O sistema de 800 volts do PPE aceita uma carga rápida de CC de até 270 kw , se você puder encontrar um carregador público bombeando elétrons a essa taxa. A Audi estima um estado de carga de 10-80% em 21 minutos , e os primeiros 10 minutos de carga a essa taxa podem recuperar quase 135 milhas de alcance. Isso é rápido.
Os proprietários podem usar o Plug & Charge em estações Electrify America que se conectam automaticamente à sua conta, então você não precisa passar um cartão. Mesmo em uma estação EA classificada em 135 kw, o sistema de carregamento de 800 volts se divide virtualmente em circuitos gêmeos de 400 volts que podem carregar em paralelo em 35 minutos. Em casa, em um circuito CA de 50 ampères e 240 volts, o carregador de bordo de 9,6 kw do A6 E-Tron encherá a bateria em cerca de 10 horas.
Novo Audi A6 E-Tron Sportback
Audi A6 Sportback E-Tron espaço interior e painel digital
- O A6 Sportback E-Tron mede 58,7 polegadas de altura, 194 polegadas de comprimento e 75,7 polegadas de largura
- O A6 Sportback E-Tron tem uma distância entre eixos de 116 polegadas e muito espaço para quatro adultos
- A escotilha mede 26 pés cúbicos ou 40 pés cúbicos com os bancos traseiros rebatidos
O novo A6 E-Tron tem quase o mesmo comprimento do modelo a gasolina anterior, mas é pelo menos 2,5 cm mais alto e mais largo, e eu caberia facilmente nos bancos traseiros, com bastante espaço para a cabeça, considerando minha altura de 1,73 m.
Um teto solar panorâmico com seis graus de opacidade abre o espaço, e os carros de demonstração exibiram o melhor couro acolchoado da Audi.
Novo Audi A6 E-Tron Sportback
O A6 E-Tron abraça o “Digital Stage” da marca, lançado em novos modelos nessas novas plataformas, incluindo o Q6 E-Tron e o novo sedã Audi A5. O display panorâmico curvo começa com o painel de instrumentos digital de 11,9 polegadas, cristalino, que mostra informações do veículo e o que quer que os sensores externos estejam captando. Ele contém um pequeno quadro de mensagens com pontos e traços coloridos que refletem o que o assistente de voz está processando. O mesmo sistema no Q6 tinha boa fidelidade e, auxiliado pela IA, pode processar mais de 800 comandos do veículo e perguntas de interesse geral.
Os comandos de voz diminuem a necessidade da interface touchscreen de 14,5 polegadas que evolui os excelentes gráficos da Audi. Os usuários podem facilmente pressionar e arrastar aplicativos para a posição desejada, reorganizar hierarquias de informações e personalizar exibições de blocos. Ao lado, há uma touchscreen de 10,9 polegadas para o passageiro para streaming privado ou para ajudar a navegar; o passageiro pode substituir as configurações de navegação de sua tela. Um recurso interessante disponível será um sistema de som Bang & Olufsen de 20 alto-falantes que inclui alto-falantes de encosto de cabeça, criando duas zonas de som — uma para o motorista ouvir as instruções de navegação, por exemplo, sem interromper o Netflix e o relaxamento do passageiro.