Por Stephen Kilbey
A suspensão dianteira do Porsche 963 parece pronta para ser atualizada antes das temporadas de 2025 da FIA WEC e IMSA, de acordo com Urs Kuratle, chefe de corrida de LMDh de fábrica da Porsche. Se receber sinal verde dos criadores de regras, esta será a segunda evolução “Joker” do carro depois que a marca alemã estreou atualizações de sensores antes do Rolex At Daytona 2024 em janeiro.
“Temos desejos, entregamos nossos desejos aos órgãos reguladores — IMSA e ACO — e assim que formos aprovados, introduziremos as mudanças nas peças da suspensão dianteira para o teste [IMSA] em Daytona no final do mês”, disse Kuratle à RACER.
Kuratle acredita que as atualizações na suspensão devem ter impacto em vários circuitos no ano que vem, proporcionando às equipes 963 mais flexibilidade na configuração.
“Esta é uma área sobre a qual os engenheiros e pilotos deram feedback [e] achamos que era uma rota a explorar”, disse ele. “Isso nos dará mais ajustes na suspensão. Ao longo do ano, isso nos ajudará, fará do 963 um carro mais igual em todas as pistas.
“Os testes [no circuito francês de Paul Ricard e no dinamômetro] com ele foram positivos, e uma vez que tivemos certeza, entregamos a papelada. Estamos apenas esperando que seja aprovado para que possamos começar a produzir peças e distribuí-las. Precisamos estar prontos para a corrida em Daytona (janeiro que vem), equipando os carros e com as peças de reposição relevantes.
“Temos que ter cuidado porque você só tem um número limitado de ‘Jokers’ que pode fazer. Tem que fazer sentido, e tem que fazer sentido nas regras. Mas estamos confiantes de que isso tornará o carro melhor.”
Esta notícia chega depois que a Porsche arquivou seus planos de atualizar o 963 com um novo virabrequim de 90 graus no início do ano para neutralizar problemas de vibração no carro.
“É [sobre economizar] fichas, mas para ser realmente honesto, é ainda mais o dinheiro”, disse Kuratle à RACER na semana de junho em Le Mans quando perguntado por que seus planos de mudar para o novo virabrequim estavam sendo descartados. “Se tivéssemos que trocar o virabrequim por um bom motivo, isso nos custaria muito dinheiro porque também teríamos que atualizar os carros dos clientes. Mas a confiabilidade do 963 melhorou muito e isso (vibrações) não parece mais ser um problema.”
Fonte: racer.com