Por Tom Webster
A Kia também confirmou alguns detalhes bem-vindos no IAA, a saber, que os PBVs (nome um pouco estranho da Kia para suas vans) terão a mesma garantia de sete anos e 100.000 milhas que seus carros de passeio. Isso daria aos Kias uma das garantias mais longas da classe, com apenas a cobertura insuperável de 10 anos da Toyota superando-a.
A outra alegação é aquela que você pode esperar que uma marca faça sobre seus novos veículos – ela está mirando o melhor desempenho da categoria para elementos como carga útil, capacidade e círculo de giro. No entanto, é aqui que fica um pouco incomum, já que as dimensões do PV5 (e seu irmão maior, o PV7) ficam perfeitamente entre duas categorias. É um pouco maior do que as vans pequenas convencionais, como o Citroen Berlingo, mas um pouco menor do que o Ford Transit Custom médio.
Talvez convenientemente, a Kia diz que a reivindicação de melhor da classe se refere à menor dessas duas classes. Faria sentido que uma van maior tivesse mais espaço dentro, mas maior carga útil e um círculo de giro menor são ambos um bônus.
A confirmação final digna de nota foi que os recursos de carregamento rápido também farão parte da oferta do PV5, com até 150 kW em uma conexão CC e 22 kW via CA.
Nossos fotógrafos já flagraram o PV5 em testes, enquanto fortemente disfarçado. Em uma dica do tipo de veículo que a Kia está mirando, ele foi visto ao lado do Volkswagen ID.Buzz Cargo – outra van que fica entre essas categorias convencionais.
No entanto, a Kia também lançou um Hyundai Staria junto com o PV5, o que dá outra dica de que o chamado PBV da marca não será apenas uma van branca básica quando for lançado em 2026.
Podemos esperar um alto nível de tecnologia a bordo, como direção e freios drive-by-wire, motores nas rodas e recursos elétricos altamente integrados.
Posteriormente, a Kia disse no IAA que pretende cobrir uma ampla gama de potenciais compradores, então deve haver um modelo com especificações mais baixas, bem como uma versão mais equipada.
A Kia revelou até cinco veículos-conceito na feira CES em Las Vegas em janeiro, sinalizando uma intenção séria de entrar no mundo das vans elétricas.
A marca coreana não teve nenhum envolvimento real com o mundo dos veículos comerciais na Europa, mas está procurando mudar isso ao lançar seu novo negócio ‘Platform Beyond Vehicle’. E embora muita da literatura inicial tenha falado sobre ‘PBVs’, estes são veículos comerciais leves (LCVs) ou apenas vans em inglês simples e espera-se que o marketing do Reino Unido reflita isso.
Ela está fazendo muito mais do que apenas falar sobre isso, no entanto, já que revelou três tamanhos de van na CES em Las Vegas, com o PV1, PV5 e PV7 mostrados em forma de conceito, com um PV3 também planejado para o futuro. Além de mostrar como os veículos podem ser, a Kia também descreveu como e quando pretende levar essas vans ao mercado e que tipo de tecnologia física e de software haverá por trás delas.
Conte com tecnologia intercambiável e montagem modular para que um veículo possa ser trocado de van durante a semana para táxi no fim de semana com facilidade e rapidez.
Isso sugere que você poderá ajustar sua van elétrica Kia depois de comprá-la, caso as necessidades do seu negócio mudem com o tempo.
Embora haja três modelos de van fundamentais, há espaço para muito mais formatos e tamanhos na linha PBV, como ilustrado pelos veículos conceituais mostrados em Vegas. Os veículos são baseados em uma versão adaptada da mesma plataforma E-GMP sob o EV6, mas em dois comprimentos e em um estilo ‘skateboard’, o que significa que eles podem ser esticados e adaptados.
O PV5 é uma van de médio porte, embora seja um pouco menor do que o Ford E-Transit Custom . Em vez disso, é mais como um Citroen Berlingo de longa distância entre eixos ou um VW ID.Buzz Cargo.
Em uma tentativa de mostrar a flexibilidade da arquitetura, há várias versões do veículo em exposição, com um modelo de teto alto, um microônibus para transporte de pessoas, um Robotaxi autônomo e até mesmo uma picape. Junto com tudo isso, havia uma van de painel de teto padrão, que é o modelo que formará o núcleo da linha, se o PV5 for parecido com o resto do mercado de vans. Este é o que também recebeu destaque no IAA.
Esta versão tem cerca de 4,7 m de comprimento, então é um pouco menor que o Ford, e deve ser oferecida com tração dianteira. Uma versão com maior distância entre eixos é possível para o futuro, no entanto.
Há alguns toques de aparência inteligente nos vários veículos, com o modelo de teto alto oferecendo espaço e altura suficientes para um motorista andar da cabine até a doca de carga. O veículo de transporte de pessoas vem com recursos como assentos que podem ser configurados em vários layouts e uma divisória transparente deslizante que divide a cabine da área de assentos principal na parte traseira.
O espaço para o banco do passageiro é destinado ao armazenamento nos conceitos.
Também em exposição na CES estavam os conceitos PV1 e PV7, sendo este último uma van média maior que medirá em torno de 5m a 5,7m de comprimento. Há pouca informação sobre o quão grande ele é em termos de capacidade de carga ou quanta carga útil ele pode levar, mas é dito ser o maior modelo na faixa planejada, pelo menos por enquanto, e é “definido por mais espaço, maior distância e funcionalidades aprimoradas”.
Ele será lançado com uma versão de tração dianteira e outra de tração nas quatro rodas.
O PV1, como o nome sugere, é o menor conceito em exposição, mas é ainda menor do que a classe convencional de pequenas vans – é melhor visto como um veículo de entrega de última milha, semelhante ao Citroen Ami . No entanto, este é um veículo muito utópico para o Reino Unido, pois é um veículo autônomo que dificilmente será legal nas estradas do Reino Unido.
Ele tem alguns recursos muito inteligentes, no entanto – o piso de carga tem a mesma altura das outras vans, então qualquer coisa carregada pode deslizar do veículo maior para o PV1. Ele também tem um pequeno círculo de giro que é obtido girando as rodas para que ele possa girar em seu eixo.
Também havia uma picape em exposição, mas a Kia diz que isso é mais uma exploração do que é possível do que um modelo confirmado. O que virá é um PV3, que será uma van menor – mais um rival para modelos como o Ford Transit Courier.
No entanto, a Kia ainda não disse quando isso será lançado e ainda não mostrou um veículo físico, nem mesmo em forma de conceito. Em vez disso, ele apareceu como uma imagem em uma tela, apenas brevemente, em uma apresentação em Las Vegas. Espere que isso aconteça vários anos depois.
Considerando que a Kia está lançando uma linha de veículos comerciais do zero, não é surpresa que ela esteja buscando oferecer mais do que uma seleção de vans básicas.
Há espaço para personalização de várias formas, em parte cortesia do chamado “Ecossistema PBV”. Esta é uma maneira elegante de descrever as possibilidades de armazenamento e estantes no compartimento de carga traseiro, que vêm por meio de um sistema de trilhos integrado no piso, teto e paredes laterais internas.
Isso significa que itens como armários e armações para soluções de armazenamento e estantes internas podem ser facilmente trocados para dentro e para fora de vários veículos. Ao oferecer tais recursos de fábrica, isso pode eliminar a necessidade de muitos clientes irem direto a um terceiro para instalar uma carga de sistemas na parte traseira assim que compram sua van.
No entanto, ainda não está claro se os compradores conseguirão consertar o tipo de suporte que eles usam em veículos há muitos anos – muitos proprietários de vans transferem os acessórios e acessórios de seus veículos antigos para um novo quando os substituem.
O plano atual é que o PV5 tenha apenas tração dianteira, enquanto o PV7 terá tração dianteira e tração nas quatro rodas.
Apesar do início estável da Kia, não devemos ter que esperar muito até que as vans elétricas da marca cheguem ao mercado. O primeiro modelo PV5 foi originalmente planejado para chegar em 2025, no entanto, isso foi adiado para 2026. Produção
Embora o preço no Reino Unido ainda não tenha sido definido, a Kia disse que o PV5 custará a partir de 35.000 euros (cerca de £ 30.000) quando for colocado à venda.
A empresa disse que prevê três fases no lançamento do PBV, com o PV5 definido para ser o primeiro modelo a ser colocado à venda no final de 2025, seguido pelo PV7 na fase dois, que começará por volta de 2027.
Além do PV5, a primeira fase também verá o lançamento de alguns dos softwares que darão suporte aos veículos.
O PV1 seguirá em 2028, onde é legalmente permitido. Esta fase trará então mais conectividade e o Ecossistema PBV que permitirá que os veículos troquem cargas entre si.
A fase três é menos definida neste estágio em termos de veículos ou produtos precisos, mas é quando a Kia está dizendo que espera poder adicionar o tipo de tecnologia futura que não é possível agora – um grau maior de capacidade de direção autônoma, robótica, Inteligência Artificial e até mesmo Mobilidade Aérea Avançada (AAM). Isso está atualmente definido como sendo de 2032 em diante.
O ecossistema AAM está sendo desenvolvido pela Supernal, que está analisando as possibilidades de mobilidade que podem estar disponíveis, enquanto a Boston Dynamics está analisando o que pode ser feito com robótica.
Fonte: Car