As entregas do SUV elétrico Vinfast VF 9 de 3 fileiras começam lentamente

por Green Car Reports

Por Stephen Edelstein

A Vinfast entregou na segunda-feira os primeiros modelos de seus SUVs elétricos VF 9 de três fileiras para clientes dos EUA.

A empresa realizou um pequeno evento em sua sede em Los Angeles, no qual os primeiros nove veículos foram entregues aos seus donos. Mas, além desse pequeno grupo cerimonial, as entregas estão em andamento para os detentores de reservas em toda a rede de distribuição da Vinfast de 36 concessionárias e 15 lojas de varejo de propriedade da empresa na Califórnia, disse o porta-voz da Vinfast, Jeff Holland, ao Green Car Reports.

Vinfast VF 9
Vinfast VF 9

O VF 9 foi classificado pela EPA e aprovado para venda nos EUA em 2023, mesmo antes das entregas do VF 8 de duas fileiras terem começado. Essas classificações da EPA — 330 milhas para o modelo Eco básico e 291 milhas para a versão Plus — ainda se mantêm, mas os preços caíram em relação ao que a Vinfast cotou em 2023, aproximando o VF 9 do Kia EV9 e oferecendo um pouco mais de alcance.

Depois de descartar um modelo exclusivo que girava em torno de uma assinatura de bateria , a Vinfast aumentou os preços iniciais para US$ 83.000 para o modelo Eco e US$ 91.000 para o Plus em 2022. Agora, a empresa está listando preços base de US$ 69.800 para o Eco e US$ 73.800 para o Plus. Ela também está oferecendo aos primeiros 100 clientes uma taxa de aluguel menor de US$ 529 por mês e um pagamento inicial de US$ 2.000 no Plus, o que ela afirma representar um desconto de US$ 3.500. As entregas iniciais são do Plus, com o Eco seguindo “no final deste ano”, de acordo com a Vinfast.

Protótipo VinFast VF 9
Protótipo VinFast VF 9

O VF 9 tem tração integral com motor duplo e uma potência de 402 cv e 457 lb-ft de torque, o que levará a versão Eco de 0 a 60 mph em alegados 6,6 segundos (a versão Plus leva 0,1 segundo a mais). A empresa também alega que sua bateria de 123 kWh pode ser recarregada de 10% a 70% em 35 minutos.

A Vinfast teve um começo difícil nos EUA. Um primeiro teste do VF 8 no ano passado nos levou a avisar que ele simplesmente não parecia pronto ainda. E mesmo após a adição de concessionárias franqueadas, além de suas lojas próprias para movimentar o produto mais rapidamente, a empresa no início deste ano estava ficando para trás nas metas de vendas. Em julho, a Vinfast também atrasou uma fábrica planejada na Carolina do Norte , dizendo que ela abriria em 2028, em vez da meta anterior de 2025.

Fonte: Green Car Reports

You may also like