As enormes vendas de outubro da BYD provam que ela está dominando o mundo

por InsideEVs

Por Patrick George

Foto: InsideEVs

Vou ser honesto com você, leitor do InsideEVs: não estou esperando muitas notícias em nosso mundo esta semana. Posso estar errado, é claro — isso acontece de vez em quando — mas não deveria ser uma surpresa que a atenção coletiva de todos esteja amplamente em outro lugar . E a eleição presidencial dos EUA pode ter implicações profundas para o futuro da revolução dos veículos elétricos aqui, embora não esteja claro onde estamos atualmente. 

Enquanto isso, agora é um bom momento para dar uma olhada de perto no resto do mundo aqui no Critical Materials , nosso resumo matinal de notícias nos espaços de mobilidade, eletrificação e tecnologia. Na pauta de hoje: as montadoras chinesas, a BYD em particular, estão arrasando agora; a Toyota atinge um marco importante com seus veículos eletrificados; e um analista imagina o que essa eleição pode significar para a Tesla em particular.

30%: BYD tem um mês enorme em vendas globais, Zeekr também está subindo

ZEEKR X-9 / Foto: BYD

Agora, não quero ser todo “eu avisei” porque ninguém gosta desse cara. Mas algumas semanas atrás, a colaboradora Alysha Webb fez uma grande história sobre como as montadoras chinesas estão fazendo grandes incursões em partes do mundo que nossa mídia centrada na América e na Europa nem sempre cobre, como América Latina e Sudeste Asiático. E eis que a BYD da China — um rolo compressor em ascensão que está pescoço a pescoço com a Tesla nas vendas globais de EV, e também vende híbridos para começar — registrou outro mês recorde de vendas em outubro.

Aqui está a Bloomberg para elaborar: 

A montadora número 1 da China, que fabrica apenas veículos puramente elétricos e híbridos plug-in, vendeu 500.526 unidades em outubro, segundo dados divulgados na sexta-feira. As vendas de híbridos foram as de melhor desempenho no mês passado, com 310.912 entregas. Alguns dos novos modelos híbridos da BYD agora têm motorizações atualizadas que permitem mais de 2.000 quilômetros de alcance.

A BYD, sediada em Shenzhen, atingiu outro marco no mês passado ao relatar uma receita no terceiro trimestre que ultrapassou a Tesla Inc.

A BYD também está a caminho de atingir sua meta de vendas anuais revisada de 4 milhões de veículos, tendo vendido cerca de 2,74 milhões de veículos até setembro. O Citibank Inc. estima que a BYD pode vender até 500.000 unidades por mês até novembro. 

Mais importante, como relata a Nikkei Asia , a BYD dobrou suas vendas no exterior no período de nove meses de janeiro a setembro, impulsionada especialmente por grandes vendas no Brasil e outras partes da Ásia. O que nós dissemos a você? ZEEKR X-9

ZEEKR X-9

A BYD certamente não é a única história de sucesso da China. A Zeekr , uma marca do Geely Group sobre a qual escrevemos bastante este ano (é outra prima da Volvo e da Polestar e, na verdade, é um pouco como a Polestar se tivesse uma linha mais expansiva e estivesse vendo mais vitórias de vendas) também está quebrando recordes. A CNBC relata que a Zeekr entregou 25.049 veículos em outubro e pode, de fato, estar a caminho de entregar 230.000 carros em 2024.

Em outros lugares, Nio e Xpeng também tiveram ótimos meses, retomando o que antes era um ano de vendas mais lento na China em geral. Mas todas essas marcas têm designs muito além da China, e o resto do mundo deveria estar prestando atenção.

60%: Metade de todos os veículos Toyota e Lexus vendidos em outubro foram eletrificados 

Toyota RAV4 Prime

Toyota RAV4 Prime

Enquanto isso, aqui nos EUA, o mercado de carros novos está lento no geral, graças às taxas de juros ainda altas. Algumas marcas estão indo melhor do que outras, e uma coisa é clara: quando as pessoas compram um Toyota ou um Lexus hoje em dia, elas cada vez mais optam por híbridos (ou elétricos). Aqui estão as notícias automotivas : 

As vendas da marca Toyota caíram 5,5 por cento para 159.370 em outubro, arrastadas para baixo pela parada de vendas recentemente encerrada do crossover de três fileiras Grand Highlander, bem como declínios acentuados do SUV 4Runner e do crossover Highlander. As vendas da marca Lexus caíram 2,3 por cento para 26.559, pressionadas para baixo pela parada de vendas do crossover de três fileiras TX. 

Notavelmente, as vendas de veículos eletrificados da montadora japonesa ultrapassaram 50% das vendas mensais combinadas da Toyota e da Lexus pela primeira vez em outubro.

A Toyota está passando por um momento difícil, como disse o The Drive , quando se trata de qualidade inicial em sua nova geração de veículos movidos a gasolina. Não duvido que o rei da confiabilidade consertará esses problemas em breve, mas eu os lembraria também de que uma maneira de evitar problemas de motor é acabar com o motor completamente. Eu ainda acho que se o bZ4X e o Lexus RZ tivessem especificações mais fortes em algumas áreas-chave , eles seriam assassinos absolutos para essas marcas. 

90%: Qual será o resultado final para a Tesla se Trump vencer?

vitória do preço das ações da tesla elon musk

Ok, vocês vão ter um pouco de notícias eleitorais afinal nos Criticial Materials de hoje. Ou melhor, algumas análises, porque ainda estamos resolvendo o que pode acontecer nos próximos meses e anos dependendo da votação de terça-feira. 

Mas sabemos que o CEO da Tesla, Elon Musk, está, talvez mais do que qualquer outra pessoa na América, agressivamente pressionando por uma vitória para o ex-presidente Donald Trump . Ele tem feito campanha, financiado um jogo de campo ( supostamente muito problemático ) na Pensilvânia e usado a plataforma de mídia social X como o megafone mais alto possível para mover a agulha. Então, por que ficar do lado de um cara que foi, e ainda é, um crítico fervoroso dos veículos elétricos ? 

Trump prometeu revogar o máximo de políticas do governo Biden que impulsionam a fabricação e as vendas de veículos elétricos na América. No entanto, uma teoria do analista pró-Tesla Dan Ives indica que esse pode ser o ponto principal — se todas essas novas fábricas planejadas de veículos elétricos e baterias perderem uma fonte importante de incentivos, isso poderia, em teoria, ajudar a Tesla a manter sua vantagem ao cortar a concorrência. Aqui está Ives em Seeking Alpha , também observando os riscos envolvidos: 

A Wedbush Securities acha que uma vitória de Donald Trump seria negativa para a indústria de veículos elétricos, devido à probabilidade de que os descontos/incentivos fiscais de EV sejam retirados. No entanto, o cenário de Trump para a Tesla é mais complicado.

Ives observou que a Tesla tem a escala e o escopo inigualáveis ​​na indústria de VE, o que poderia dar à empresa sediada em Austin uma clara vantagem competitiva em um ambiente de subsídios não EV, juntamente com tarifas chinesas provavelmente mais altas que continuariam a afastar os players chineses de VE mais baratos, como BYD e Nio, de entrar no mercado dos EUA. Notavelmente, a Tesla também poderia se beneficiar de um cronograma acelerado para suas iniciativas autônomas e FSD.

No lado negativo para a Tesla, pode haver implicações ao longo do próximo ano com a demanda do consumidor se Trump e Musk estiverem ainda mais próximos, segundo Ives. Há também uma ameaça de que uma guerra comercial e tarifária intensificada prejudique as vendas da Tesla na China ou seja um excesso nas ações.

Mas acho que tudo isso vai além das vendas de Tesla e EV. Musk claramente espera ter algum tipo de papel na derrubada do aparato regulatório que ele vê como uma barreira para viagens espaciais, inteligência artificial e qualquer outra coisa que ele queira fazer. Também acho que esse plano depende de Musk e Trump manterem um bom relacionamento, e não estou convencido de que isso acontecerá. 

Quanto ao que a vitória de Kamala Harris pode significar para Musk, bem… ele acha que o Partido Democrata está aqui para destruí-lo pessoalmente agora . Tudo tem sido um pouco demais, ultimamente.

100%: O que acontecerá com Tesla e Musk depois de 5 de novembro?

Elon Musk Top escuro

Elon Musk / Foto por: InsideEVs

Eu me pergunto como Musk e a Tesla serão vistos pelo público se ele for all-in para Trump e Trump ainda perder. E eu ficaria chocado se a base tradicional de compradores de EV ecologicamente conscientes da Tesla, que tendem a se inclinar mais para o progressismo político, simplesmente deixasse tudo isso passar. Ou talvez a grande aposta de Musk em Trump valha a pena se as coisas seguirem esse caminho. Tem alguma teoria? Deixe-nos saber nos comentários. 

Fonte: InsideEVs

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