A Rolls-Royce sempre se orgulhou do silêncio de seus carros de luxo, daí o uso de nomes como Phantom, Ghost e Spectre. Então, um trem de força elétrico quase silencioso pareceria uma boa opção.
A Evice, sediada no Reino Unido, certamente pensa assim. É a mais recente de uma safra de empresas que comercializam conversões elétricas de carros clássicos, e seu primeiro projeto é um sedã Rolls-Royce Silver Shadow. Conhecido internamente como XP1, é um protótipo para um pacote de conversão para o Silver Shadow e o conversível Corniche que a Evice espera começar a oferecer aos clientes na primavera de 2026 .
Segundo Stephen Edelstein, para a Green Car Reports, o protótipo tem uma bateria de 77 kWh, proporcionando um alcance estimado de mais de 320 km, provavelmente medido no ciclo de testes WLTP mais brando, juntamente com uma arquitetura elétrica de 800 volts.
Protótipo Rolls-Royce Silver Shadow EV da Evice
A saída é de 400 cv — substancialmente mais do que o motor V-8 a gasolina original. A Evice também afirma ter melhorado os freios, enquanto uma suspensão ativa visa fornecer o mesmo passeio confortável da suspensão hidra-pneumática original (derivada da tecnologia Citroën) com um maior grau de nitidez de manuseio.
O interior conta com modernos sistemas de controle climático e áudio, além de bancos aquecidos e ventilados com ajuste elétrico e um sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque, Apple CarPlay e câmera de ré.
Várias outras empresas estão restaurando carros elétricos clássicos com motores modernos — incluindo alguns Rolls-Royces vintage. Outra empresa do Reino Unido, a Lunaz, fez conversões elétricas do Rolls-Royce Cloud de 1956 e do Rolls-Royce Phantom V de 1961, bem como modelos Bentley e Jaguar .
Rolls-Royce Silver Corniche EV da Evice
Alguns deles também foram realizados por, ou encomendados por, fabricantes de automóveis que buscam vincular sua herança aos planos atuais de eletrificação. Outra empresa do Reino Unido, a Electrogenic, construiu um Kia Pride EV restomod para celebrar o 80º aniversário da fabricante de automóveis. Os aprendizes recentemente transformaram um Audi A2 — um hatchback do mercado europeu que era um modelo de eficiência de combustível quando novo — em um EV.
Agora também é possível comprar um novo Rolls-Royce elétrico de fábrica — o cupê Spectre. A marca histórica está procurando abalar sua reputação tradicional de veículos corpulentos e motores V-12 que consomem muita gasolina, tornando-se totalmente elétrico antes do fim da década.