Aposta irônica em Verstappen leva a uma promessa substancial de caridade da Fórmula E

por Racer
Foto: Andrew Ferraro

A Fórmula E está doando US$ 250.000 para duas causas beneficentes após a quarta vitória de Max Verstappen na Fórmula 1.

O CEO da série, Jeff Dodds (foto acima), prometeu originalmente doar o quarto milhão caso um piloto superasse Verstappen nesta temporada, mas após o quarto triunfo consecutivo do piloto da Red Bull, Dodds admitiu que o título de Verstappen “nunca esteve em dúvida”, mas a aposta inicialmente “irônica” acabou se tornando uma proposta muito séria.

Antes da rodada de abertura da temporada de Fórmula E em São Paulo na semana passada, Dodds e Verstappen se conectaram por meio de uma videochamada, onde Dodds não apenas prometeu honrar sua promessa financeira original — apesar da vitória de Verstappen — mas que o dinheiro seria dividido entre duas causas. US$ 125.000 irão para a Wings For Life, instituição de caridade da Red Bull que trabalha para encontrar uma cura para lesões na medula espinhal, em nome de Verstappen, enquanto o restante do dinheiro será destinado a um novo fundo para apoiar iniciativas dedicadas a fornecer maiores oportunidades para mulheres no automobilismo.

“O que começou como uma ‘aposta’ muito irônica no início da temporada evoluiu para um compromisso sério de apoiar a equidade de gênero em nosso campeonato, com o objetivo final de ver mulheres competindo em tempo integral na Fórmula E”, disse Dodds. “Como um primeiro passo, a pesquisa que encomendamos em parceria com a More Than Equal nos ajudará a entender melhor as barreiras de entrada que as mulheres enfrentam atualmente e como especificamente a Fórmula E e nossas equipes podem fornecer maior paridade, oportunidades e inclusão no nível mais alto do nosso campeonato.”

Segundo Dominik Wilde, da revista Racer, durante sua ligação com Dodds, Verstappen comentou: “A instituição de caridade mais próxima de mim é a Wings For Life e tenho certeza de que eles ficarão muito gratos; e apoiar qualquer tipo de automobilismo e jovens talentos é incrível, então acho que é um grande grito de sua parte.”

Além do compromisso financeiro, a Fórmula E também anunciou uma parceria com a organização sem fins lucrativos More Than Equal para encomendar uma pesquisa sobre as barreiras enfrentadas pelas mulheres que entram no automobilismo, em uma tentativa de quebrar barreiras e tornar o esporte mais inclusivo, dando continuidade ao trabalho já visto pela categoria quando sediou o primeiro teste exclusivamente feminino para um campeonato mundial da FIA em Jarama no mês passado.

“A Fórmula E demonstrou um forte comprometimento em desenvolver e fornecer oportunidades para motoristas mulheres, e estamos entusiasmados em fazer parceria com elas nesta importante iniciativa de pesquisa”, disse a Dra. Fran Longstaff, chefe de pesquisa da More than Equal. “Este projeto usará nossa expertise para identificar os principais fatores que contribuem para o sucesso nesta série única e em rápida evolução, que exige uma mistura distinta de habilidades e experiência.

“Ao trabalhar em estreita colaboração com motoristas, gerentes de equipe, engenheiros e outros especialistas, pretendemos traduzir esses insights em recomendações acionáveis ​​para o desenvolvimento do motorista.”

You may also like