Análise: Porsche Macan Turbo Electric 2024 mostra seu peso de forma eficaz

por Green Car Reports

Veículos elétricos esportivos enfrentam um grande obstáculo: peso. Com o Taycan hatchback e wagon, a Porsche conseguiu — em grande parte — superar esse problema para criar um carro envolvente e de manuseio preciso. Agora é a vez do compacto Macan, que se transforma no Macan Electric.

Recentemente, Kirk Sino, da Green Car Reports, dirigiu o Macan Turbo Electric 2024 — um dos finalistas do prêmio Melhor Carro para Comprar de 2024 da Green Car Reports — e descobriu que a transição do veículo mais vendido da Porsche para o modelo totalmente elétrico tem seus prós e contras em termos de dinâmica, já que a eficiência energética dispara. 

Mais uma vez, a Porsche consegue fazer um veículo esportivo e envolvente, mesmo pesando apenas 9 volts, menos de 5.400 libras.

Porsche Macan 2024 (elétrico)

Porsche Macan 2024 (elétrico)

Macan Electric marca estreia de EPI

Uma década atrás, para a versão a gasolina do Macan, os engenheiros da Porsche tiveram que modificar a plataforma MLB do VW Group para fazer o Macan se comportar como um Porsche em vez do muito similar Audi Q5. Desta vez, eles estavam envolvidos desde o início para criar a nova arquitetura Premium Platform Electric (PPE) . 

Isso deixou pouco a fazer na plataforma em si para obter o caráter Porsche. De acordo com um porta-voz da Porsche, a principal mudança em relação a outros veículos PPE (mais notavelmente o Audi Q6 E-Tron 2025 ) foi inverter o motor traseiro 180 graus para melhorar a distribuição de peso e deixar espaço para a cremalheira de direção da roda traseira disponível para caber entre o motor e a bateria. O resultado é um equilíbrio de peso dianteiro-traseiro quase perfeito de 48:52 .

Uma plataforma elétrica estilo skate, o PPE abre espaço para uma bateria de 800 volts e 100 kWh no Macan Electric com 95 kWh de capacidade utilizável. Uma dupla de motores de ímã permanente, um em cada eixo, se unem para produzir 576 cv e 811 lb-ft de torque, que pode melhorar para 630 cv e 833 lb-ft com 10 segundos de overboost. A Porsche diz que os motores elétricos permitem um controle cinco vezes mais rápido do sistema de tração nas quatro rodas, e a distribuição de energia muda com o modo de direção.

Porsche Macan EV 2024

Porsche Macan EV 2024

Macan Turbo Electric: Uma sensação de condução específica da Porsche para um EV

Sem muito trabalho necessário na plataforma em si, o Macan Electric recebe ajuste de suspensão específico da Porsche e muitos equipamentos de desempenho para criar aquela sensação Porsche, especialmente no modelo Turbo topo de linha. Todo Macan Electric tem uma suspensão a ar de quatro cantos, amortecedores adaptáveis ​​e uma relação de direção rápida de 14,2:1. O Turbo também vem com um diferencial traseiro de bloqueio controlado eletronicamente e um conjunto de rotores dianteiros de 14,8 polegadas com pinças de 6 pistões (uma polegada maior do que o modelo básico com duas pinças extras) e rotores traseiros de 13,8 polegadas com pinças flutuantes de pistão único.

Meu testador Turbo também veio com a direção opcional nas rodas traseiras e um conjunto de pneus de desempenho de verão Pirelli P Zero Corsa 255/40R22 dianteiros e 295/35R22 traseiros em vez dos 20s padrão em todas as estações. A direção traseira pode girar as rodas traseiras até 5 graus opostos às dianteiras em baixas velocidades e em fase com as dianteiras em altas velocidades para mais estabilidade.

Minha viagem envolveu tempo de pista no Atlanta Motorsports Park e passeios de rua em estradas sinuosas do norte da Geórgia. O Macan Electric teve um desempenho admirável em ambos os locais, bem, na maioria das vezes. Parecia familiar, mas diferente ao mesmo tempo. A direção tinha a resposta rápida e direta esperada em um Porsche, e o volante de pequeno diâmetro também parecia perfeito. Embora fornecesse alguma sensação, não era o tipo de feedback telepático que você obtém em Porsches movidos a gasolina. Aquela grande e pesada pastilha de bateria entre você e a estrada suga a sensação. O passeio era sempre firme, mas nunca áspero, como um Porsche deveria ser.

A bateria teve um efeito perceptível no manuseio, tanto bom quanto ruim. Na pista, o baixo centro de gravidade trabalhou com as molas de ar e amortecedores adaptativos para ajudar este crossover compacto a fazer curvas fechadas. A diferença, porém, foi a sensação de uma rápida mudança de peso abaixo de mim toda vez que eu fazia uma curva. A partir daí, a suspensão pegou um conjunto, inclinou-se de forma controlada (nada mal para 6,7 ​​polegadas de distância do solo no modo Sport+, abaixo das 7,2 polegadas normais) e esculpiu linhas precisas até mesmo nas curvas mais fechadas.

Os freios tinham uma sensação natural e progressiva, e eles aguentaram bem na pista, o que é impressionante, dado que eles tiveram que prender 5.393 libras de SUV . Os pneus, por outro lado, não. Após cerca de 25 voltas ao redor das 2,0 milhas do Atlanta Motorsports Park, eles se desgastaram quando grandes pedaços de borracha se separaram das bordas. Isso pode ser o efeito de todo esse peso, pode ser os pneus, ou ambos. É provável que ambos, já que os pneus do mesmo modelo fizeram a mesma coisa no Hyundai Ioniq 5N.

Também fiquei impressionado que o tempo de pista não esgotou muita bateria ou fez com que os motores e/ou a bateria superaquecessem. Cada sessão de quatro voltas drenava a bateria em cerca de 9%, então conseguimos passar meio dia sem ter que recarregar o Macan Turbo Electric para mais sessões de pista.

Porsche Macan 2024 (elétrico)

Porsche Macan 2024 (elétrico)

Porsche Macan Carregamento elétrico e alcance

A bateria pode ser tratada como uma única unidade de 800 volts ou dois pacotes de 400 volts. Conecte-a a um carregador rápido de 350 kw no lado do motorista e o Macan Electric pode carregar a uma taxa de até 270 kw, o que adicionará 155 milhas em 10 minutos ou levará 21 minutos para ir de 10-80% . Faça um carregador de 400 volts, e o software o tratará como duas baterias, adicionando 75 milhas em 10 minutos e indo de 10-80% em 33 minutos. A porta de carga no lado do passageiro é apenas para um carregador doméstico de nível 2 (CA), que requer 10 horas para carregar de 0-100%.

Mesmo com toda a sua potência, o Macan Turbo Electric tem um bom alcance. Ele é avaliado para 288 milhas com uma carga , assim como o modelo 4S de 502 cv. O modelo 4 de 402 cv tem 308 milhas e o modelo básico de 335 cv atinge o máximo de 315 milhas com uma eficiência de 2,9 milhas por kwh.

Porsche Macan EV 2024

Porsche Macan EV 2024

Macan Turbo Electric: potência em abundância

O modelo atual de gasolina Macan top é o GTS. Seu V-6 biturbo de 2,9 litros produz 434 cv e 405 lb-ft de torque, o que é bom para uma corrida de 0 a 60 mph em 4,1 segundos. Enquanto o Macan Turbo Electric pesa 1.000 libras a mais, seus 630 cv desbloqueiam uma corrida de 3,1 segundos a 60 mph ao usar a função de controle de lançamento padrão. No entanto, nenhum controle de lançamento é necessário para aproveitar essa potência em nenhum momento. A potência vem imediatamente, mas era bem controlada na pista e não perturbava o equilíbrio ao acelerar na saída da curva ou mesmo com toques de aceleração de manutenção em curvas mais longas. Graças à função overboost, a potência máxima estava disponível em todas as retas porque ela reinicia sempre que você solta o acelerador, por exemplo, em uma curva.  

Na estrada, ele tem mais potência do que você jamais precisará e pode te jogar para trás no assento ao acelerar em linha reta. Ele também se contenta em andar em velocidades urbanas com aplicação conservadora do acelerador, e não parece um galgo que sempre quer correr.

A compensação aqui é o som. Em vez do rosnado do V-6 biturbo do GTS ou do uivo gutural de um Porsche flat-6, os motores do Macan Electric não fazem nenhum som de fábrica. Por US$ 490, a Porsche venderá a você um Porsche Electric Sport Sound que cria o zumbido de nave espacial que esperamos em alguns EVs. Parece certo e aumenta o tom com mais aceleração, mas não se compara a um bom som de motor.

Porsche Macan EV 2024

Porsche Macan EV 2024

Cabine elétrica Macan faz melhor que a Macan a gás

O Macan Electric se estende 2,3 polegadas a mais do que o modelo a gasolina em uma distância entre eixos que é 2,4 polegadas maior. O tamanho maior dá a ele mais espaço no banco traseiro, embora ainda seja apertado para passageiros altos, e a Porsche nem está fingindo que ele é feito para cinco adultos, já que a marca o chama de 4+1 em vez de cinco lugares. A linha rápida do teto traseiro também esgota um pouco de espaço, já que o Macan Electric chega a 16,5 pés cúbicos atrás do banco traseiro e 46,5 cubos com o banco traseiro rebatido, números que ficam atrás dos 17,7 e 53,8 cubos do modelo a gasolina, respectivamente. Um pouco desse espaço é adicionado de volta na forma de um porta-malas dianteiro de 2,9 pés cúbicos.

Caso contrário, o Macan Electric parece muito com outros Porsches recentes, pois dá um passo à frente em relação à versão a gasolina envelhecida. Uma pequena alavanca serrilhada no painel serve como câmbio, como no novo Cayenne e Panamera, e o painel assume o formato horizontal empilhado do 911. Um volante de pequeno diâmetro se encaixa no caráter esportivo, e o cronômetro Sport Chrono fica no centro do painel. A Porsche fornece poucos botões, e os controles táteis separados para o sistema de climatização parecem de baixo custo.

O Macan Electric tem um painel de instrumentos digital padrão de 12,6 polegadas e uma tela sensível ao toque de infoentretenimento de 10,9 polegadas . Os medidores não são cobertos, e a área escavada parece estranha do assento do passageiro, mas não notei nenhum brilho do sol na tela. As opções incluem um head-up display com sobreposições de realidade aumentada e uma tela sensível ao toque de 10,9 polegadas para o passageiro da frente que pode controlar as funções de navegação, telefone e música, bem como casa conectada, vapor e outros aplicativos.

A tela de infoentretenimento abriga os temporizadores Sport Chrono, o aplicativo My Porsche e um planejador de carregamento baseado em nuvem que, segundo a Porsche, funciona mais rápido do que uma versão nativa. 

Porsche Macan EV 2024

Porsche Macan EV 2024

Preço e características do Porsche Macan Electric

Enquanto o Porsche Macan Electric 2025 começa em US$ 77.295 com a adição de um Macan Electric de tração traseira básico , o Macan Turbo aumenta para US$ 107.295 , incluindo uma taxa de destino de US$ 1.995. Ele vem totalmente equipado, no entanto, com estofamento de couro, bancos dianteiros ajustáveis ​​eletricamente em 8 direções, bancos dianteiros aquecidos, volante aquecido, carregamento sem fio de smartphone, iluminação ambiente, Apple CarPlay e Android Auto sem fio, teto panorâmico, acabamento interno em fibra de carbono, volante com inclinação elétrica/telescópio, forro de teto em camurça sintética, sistema de áudio Bose de 14 alto-falantes e pneus para todas as estações em rodas de liga leve de 20 polegadas.

No verdadeiro estilo Porsche, a Porsche oferece muitas opções. Meu carro de teste tinha direção nas rodas traseiras (US$ 2.040), o pacote Sport Chrono (US$ 980), rodas Exclusive Design de 22 polegadas com aeroblades de fibra de carbono (US$ 7.410), o sistema de assistência ao motorista InnoDrive (US$ 960), a tela de exibição do passageiro (US$ 1.570), o head-up display de realidade aumentada (US$ 2.520), pintura Copper Ruby Metallic (US$ 2.490) e o pacote Premium (US$ 1.300) com controle climático automático de quatro zonas, bancos dianteiros refrigerados e bancos traseiros aquecidos. Isso elevou o preço para US$ 130.725.

É um preço alto para um veículo pesado, mas o Porsche Macan Electric 2024 suporta bem seu peso e um preço alto é esperado para um Porsche topo de linha. Ele é mais rápido que seu irmão a gasolina, tem um manuseio quase tão bom, é parecido por dentro e parece um modelo de última geração. Ele faz tudo isso enquanto abre mão da gasolina por elétrons e, talvez, deixando nosso ar um pouco mais limpo no processo.

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