Análise: Luta de Joey Logano em Roval se mostra frutífera com avanço nas oitavas de final

por Nascar

Por Zach Sturniolo

Foto: Alejandro Álvarez

Por quase três horas, um dia brilhantemente executado por Joey Logano e companhia pareceu em vão.

Entrando na corrida de eliminação da Rodada de 12 de domingo no Charlotte Motor Speedway Roval, Logano estava 13 pontos abaixo da linha de avanço. O grupo No. 22 da Team Penske se esforçou para a tarefa, coletando 17 pontos de estágio, o melhor da corrida, e marcando 46 pontos — o terceiro maior número, atrás apenas de Kyle Larson e Chase Elliott. Mas na bandeira quadriculada, o oitavo lugar de Logano equivalia a um déficit de quatro pontos, perdendo a Rodada de 8 após uma investida sensacional de Tyler Reddick .

Como as coisas mudam rápido.

Durante a inspeção técnica pós-corrida, o No. 48 Hendrick Motorsports Chevrolet foi considerado muito leve, o que levou à desqualificação por não atender aos requisitos mínimos de peso. O piloto Alex Bowman teve seu 18º lugar repentinamente apagado do quadro, além de seus 10 pontos de estágio, colocando-o oficialmente em último lugar na lista de resultados com apenas um único ponto concedido.

A queda de Bowman o colocou fora do campo de oito da pós-temporada com base nos pontos atribuídos. E, com certeza, lá para capitalizar estava Logano.História relacionada

Em vez disso, Logano foi creditado com 18 pontos de etapa e 47 pontos, o suficiente para superar Bowman por uma margem saudável de 20 pontos e avançar para a Rodada de 8. E embora um golpe de sorte certamente tenha jogado a seu favor, a equipe nº 22 se posicionou para aproveitar a oportunidade.

“Quero dizer, há muito do que se orgulhar”, disse Logano momentos após a corrida. “Sabe, viemos aqui com as costas contra a parede, precisando marcar muitos pontos. E você pensa nas etapas e então se coloca em uma situação difícil. Não importa como você chame a corrida, você se coloca em uma situação em que estará em desvantagem nos pneus ou estará bem atrás no pelotão. Estávamos em um ponto, e eu consegui meio que administrar e acho que ficamos em segundo e terceiro nas etapas. Então nos saímos bem com isso.”

O terceiro lugar na Etapa 2 foi ampliado para P2 depois que a vitória de Bowman na etapa foi desacreditada, oferecendo mais um ponto à contagem de Logano.

Os dois pilotos logo à frente de Logano na classificação foram o campeão da temporada regular Reddick (mais-14) e o campeão da Copa de 2020 Elliott (mais-13). O chefe da equipe Paul Wolfe sabia que os pontos seriam escassos para sua equipe nº 22 no domingo e nunca vacilou nessa agenda. No final, valeu a pena.

“Acho que hoje estou satisfeito com a forma como executamos o dia”, disse Wolfe ao NASCAR.com. “Sabe, tínhamos um plano esta semana de vir aqui, garantir que nos qualificássemos bem, obter aqueles pontos de estágio. Realmente aconteceu exatamente como planejamos. Gostaria que pudéssemos ter um pouco mais de velocidade no carro no geral, mas para obter todos os pontos de estágio e, em seguida, manter a posição na pista o dia todo, que havia oportunidade para isso mudar. Ficamos lá no final do Estágio 2. Joey fez um bom trabalho gerenciando o carro com os pneus mais velhos.

“Eu realmente não posso dizer que poderíamos ter jogado de forma diferente, a não ser que ter um pouco mais de velocidade teria sido legal. Mas, no geral, fizemos um ótimo trabalho hoje.”

Brittney Wilbur | Mídia digital da NASCAR

Uma segunda vida para um candidato do Team Penske é perigosa para o resto dos jogadores da pós-temporada também. Logano e seu companheiro de equipe Ryan Blaney marcaram cada um dos dois últimos campeonatos da Cup Series, os dois primeiros em que o veículo Next Gen foi usado. Mas a Rodada de 12 de Logano não foi chamativa, marcada por uma corrida de 14º lugar no Kansas antes do “Big One” em Talladega relegá-lo ao 33º lugar.

Mas a dúvida nunca surgiu na mente de Logano.

“Somos um time campeão”, ele disse. “É só que, você sabe, não tivemos uma boa rodada.”

Wolfe descreveu a campanha de sua equipe em 2024 como “de altos e baixos”, mas sua reviravolta veio nos meses de verão, o que incluiu uma vitória decisiva na classificação para os playoffs em junho no Nashville Superspeedway .

“Acho que na segunda parte da temporada aqui como empresa, a Team Penske conseguiu diminuir a diferença, eu acho, na competição — ou talvez eles tenham voltado um pouco para nós”, disse Wolfe. “Acho que é provavelmente uma combinação de ambos com a maneira como a NASCAR tem tentado fazer um trabalho muito bom de impor as regras e garantir que todos estejam (bem) desse lado. Então acho que isso nos ajudou um pouco, e descobrimos algumas coisas que nos tornaram melhores nas coisas de alta velocidade, onde estávamos faltando.

“Quer dizer, acho que você olha como corremos no Kansas, que provavelmente foi uma das nossas piores pistas no início da temporada, todos os carros da Penske estavam fortes lá. Então isso, eu acho, nos dá esperança e otimismo para esta próxima rodada com Vegas e Homestead na lista lá, e obviamente, Martinsville é uma corrida forte para nós também. Acho que estamos em uma boa posição e, como eu disse, vamos continuar cavando aqui e, esperançosamente, conseguir um campeonato.”

Vale destacar que Logano se classificou para o Campeonato 4 em todos os anos pares desde 2014, conquistando o título em 2018 e 2022. Parecia que essa sequência havia acabado para sempre quando a bandeira quadriculada foi acenada no domingo no Roval.

Mas, de repente, a magia dos playoffs de Logano voltou à vida.

“Já assisti a corridas de NASCAR o suficiente — e espero que você também tenha assistido — para saber que nunca acaba até que elas acabem”, disse Logano.

Fonte: Nascar

You may also like