Por João Voelcker
O Hyundai Tucson Hybrid 2025 é uma versão atualizada do atual Tucson em seu quarto ano modelo. A Hyundai revisou e atualizou o interior e fez algumas mudanças modestas no exterior.
Ele também ajustou seu sistema híbrido, tornando-o um pouco mais potente e dividindo uma versão “Blue” e um Hybrid padrão — todos equipados com tração mecânica nas quatro rodas como padrão . Há também uma versão Plug-In Hybrid chegando no final deste ano, que não tivemos a chance de dirigir.
Nós dirigimos o novo Tucson Hybrid 2025 pelas colinas e cânions ao redor de Santa Barbara no final de agosto. Achamos difícil encontrar falhas na maioria dos níveis, e esperamos que a opção híbrida tome uma parcela crescente das vendas na categoria de SUV compacto, que agora é o maior segmento de mercado dos EUA. (Sim, maior do que picapes de tamanho normal.)
Hyundai Tucson 2025 (interior PHEV)
Hyundai Tucson Hybrid: Grandes mudanças por dentro, nem tanto por fora
De fora, você pode ter dificuldade para dizer a diferença entre um Hyundai Tucson Hybrid 2025 e seu antecessor de 2024. A Hyundai tornou o design da grade e do farol um pouco mais vertical e ereto — para tornar o carro “mais dinâmico” e mostrar “resistência” — mas as mudanças são aparentes apenas se eles estiverem estacionados um ao lado do outro. Uma nova capa de para-choque com protetor de derrapagem adiciona menos de meia polegada ao seu comprimento; todas as outras dimensões permanecem as mesmas.
O formato aerodinâmico do carro e os flancos expressivos e articulados são feitos para lembrar aos espectadores um cavalo de corrida em movimento. Isso é bom, embora ao lado do utilitário Hyundai Santa Fe de três fileiras mais recente, com laterais largas e estilo Land Rover, o Tucson agora pareça mais suave e talvez um pouco datado.
Em vez disso, as grandes mudanças para 2025 estão dentro de todos os acabamentos do Tucson. Ele ganha o mais recente painel de assinatura da Hyundai: um par de telas adjacentes ligeiramente curvas de 12,3 polegadas colocadas sobre uma prateleira horizontal que se estende de porta a porta. A tela esquerda fornece ao motorista um painel de instrumentos; a central é uma tela sensível ao toque para ambos os ocupantes do banco dianteiro usarem. O layout já foi visto no Ioniq 5 e 6 e no mais recente Santa Fe; parece limpo, nítido e moderno.
Uma bandeja plana agora fica de frente para o passageiro da frente, e o console central flui do painel até o nível do tornozelo, onde oferece uma superfície plana e larga com uma almofada de borracha para segurar dispositivos móveis. O apoio de braço sob os cotovelos dos passageiros da frente tem um compartimento embaixo; à frente disso, há uma área mais ampla com dois porta-copos maiores, além de uma almofada plana para carregar o telefone. Isso deixa espaço suficiente entre o console superior e o painel para que os passageiros alcancem o que estiver nas bandejas do nível inferior.
No geral, é um interior muito útil, com bastante espaço para coisas, de garrafas de água a telefones, de blocos de notas a bolsas. Louvavelmente, a Hyundai ouviu o feedback do consumidor e trouxe de volta botões e maçanetas reais para ventilação e controle de áudio. Também substituiu um seletor de acionamento por botão no console por uma alavanca giratória na coluna — novamente, como nos Ioniqs e Santa Fe.
Hyundai Tucson XRT 2025
Hyundai Tucson Híbrido: Um pouco mais potente — e com ‘Modo Bebê’ também!
Como antes, o motor do Tucson Híbrido (e PHEV) é um 1,6 litro com injeção direta em linha-4 , emparelhado com uma transmissão automática de 6 velocidades. Entre o motor e a transmissão está um motor elétrico de 47,7 kW (64 hp). A saída total do trem de força combinado é de 231 hp, 5 hp a mais do que o modelo do ano passado — devido a uma saída de potência ligeiramente maior da bateria de íons de lítio de 1,5 kWh, de acordo com o gerente sênior de planejamento de produtos Andre Ravinowich.
Na estrada, o motor elétrico fornece potência instantânea suficiente para permitir que o Tucson Hybrid 2025 acompanhe o trânsito sem soar tenso. A entrega de potência é quase sempre suave, independentemente de ser o motor, a bateria ou ambos acionando as rodas. Na maioria dos casos, a ativação do motor foi imperceptível, ou quase. Ainda é um choque sentir a transmissão aumentando ou diminuindo a marcha várias vezes enquanto o carro está funcionando apenas com a bateria — combinando a velocidade do motor com a velocidade da estrada — mas essa é uma desvantagem necessária do sistema híbrido de motor único da Hyundai.
Ainda assim, a fabricante coreana colocou uma quantidade prodigiosa de esforço para refinar esse trem de força e os algoritmos de software que o controlam. E valeu a pena. No final de 2010, este repórter dirigiu um Hybrid Sonata do início de 2011 cujo trem de força era tão desagradável que nunca escrevemos a análise. A empresa percorreu um longo caminho desde então. (Compare isso com o novo sistema híbrido plug-in da Mazda, que era tão desagradável de dirigir quanto o primeiro Sonata híbrido.)
O Tucson híbrido agora inclui um recurso “Baby Mode” no software de controle do trem de força. Ele usa o motor elétrico para suavizar tanto a aceleração quanto a desaceleração repentinas, tornando-o mais confortável para um bebê viajando no banco de trás em um assento voltado para trás. Ele usa leves aplicações de potência do motor ou frenagem regenerativa da mesma forma para modular mudanças de faixa, manobras evasivas e até mesmo inclinação do veículo.
As estradas sinuosas do cânion e as pistas rurais ao norte de Santa Barbara mostraram que o Tucson Hybrid é configurado para conforto em vez de precisão esportiva. Isso não é ruim, mas em superfícies irregulares de estradas e em curvas onduladas, ele pode ficar um pouco saltitante — o preço de um passeio confortável. Isso deve importar para os compradores que provavelmente comprarão a coisa? Provavelmente não. TL/DR: O Tucson Hybrid é confortável em quase todas as circunstâncias, mas você não vencerá um BMW nas curvas — e ele não está tentando fazer isso.
A Hyundai espera uma classificação Top Safety Pick+ do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS). O modelo do ano passado ganhou essa designação, então parece uma aspiração razoável.
Hyundai Tucson N Line 2025
Hyundai Tucson Hybrid: cabine silenciosa, acabamento atraente, melhor espaço para as pernas traseiras
Embora os bancos dianteiros sejam confortáveis, é o compartimento traseiro que dá ao Tucson sua vantagem. Ele tem uma distância entre eixos maior do que qualquer outro SUV híbrido compacto, o que significa que os passageiros traseiros se beneficiam de uma abertura de porta maior e um assento traseiro posicionado mais para trás. Isso lhe dá, diz a Hyundai, 41,3 polegadas de espaço para as pernas traseiras, o maior entre os principais concorrentes — e espaço para a cabeça (40,5 polegadas) igual ao melhor do resto. Nós sentamos atrás, e temos que concordar.
Os materiais são agradáveis, com superfícies de toque suave de boa qualidade e plásticos atraentes. O novo painel faz a cabine parecer mais arejada e aberta, e isso é uma coisa boa, especialmente se o seu interior for todo preto. As opções de cores para o interior são preto, cinza e um verde e cinza de três tons (mais atraente do que pode parecer). Duas novas cores de tinta — um Atlantis Blue bem escuro e um Rockwood Green verde-oliva — animam uma gama previsível de branco, preto e nada menos que quatro cinzas e pratas.
A supressão de ruído é excepcionalmente boa, e o ruído da cabine é mínimo para um carro dessa classe. A única exceção é o freio de estacionamento elétrico, que era excepcionalmente alto ao engatar ou desengatar. É particularmente perceptível porque raramente há ruído do motor para mascará-lo.
Parte do interior redesenhado traz o mais recente sistema multimídia da Hyundai, capaz de atualizações pelo ar. Como sempre, cada versão do Tucson recebe o pacote de conectividade Hyundai BlueLink+ de primeira linha. Ao contrário de outros fabricantes (GM, tosse), a Hyundai prometeu manter essa conectividade gratuita enquanto o primeiro comprador possuir o carro. As atualizações pelo ar do sistema são gratuitas nos primeiros três anos. O espelhamento de dispositivos via Android Auto e Apple CarPlay também continua sendo padrão. Certos modelos oferecem Hyundai Pay, capacidade de chave digital e funções mais avançadas.
Hyundai Tucson Híbrido 2025
Tucson 2025: Os preços variam de US$ 34.000 a US$ 42.000
O Hyundai Tucson Hybrid 2025 vem em quatro níveis de acabamento, todos com tração integral. Eles começam com o Blue básico por US$ 34.510 . A versão SEL Convenience acrescenta US$ 3.000, e o pacote de aparência N Line, US$ 1.750 adicionais. Começando em US$ 42.340, o Limited completa a linha com rodas de liga leve de 19 polegadas, teto solar panorâmico, bancos aquecidos e refrigerados, um sistema de áudio Bose de 8 alto-falantes , um seletor de mudança montado na coluna Shift-by-wire e um head-up display. Todos os preços incluem a taxa de entrega obrigatória de US$ 1.395.
(A propósito, o híbrido plug-in Hyundai Tucson custará pelo menos US$ 40.775 para 2025.)
Testes de estrada por repórteres automotivos podem ser bem diferentes do uso regular, então não tiramos nenhuma conclusão sobre economia de combustível no mundo real. Comparado à versão convencional, o Tucson Hybrid SEL aumenta a classificação de economia de combustível da EPA de 26 mpg (AWD) ou 28 mpg (FWD) para 35 mpg combinados (ele vem de fábrica com tração nas quatro rodas). Isso não é exatamente igual ao Toyota RAV4 Hybrid (41 mpg combinados) ou ao Honda CR-V Hybrid AWD (37 mpg combinados), mas é o suficiente para economizar vários dólares de gasolina a cada 100 milhas. O Tucson Hybrid Blue de nível básico se sai melhor, com 38 mpg combinados, ao custo de perder algumas sutilezas como acabamento em couro e uma tela padrão de 12,3 polegadas na frente do motorista (é opcional).
Fonte: Green Car Reports