Análise: Hyundai Santa Fe Hybrid 2024 acalma o crossover de 3 fileiras

por Green Car Reports

Por João Voelcker

Hyundai Santa Fe 2024 é um redesenho impressionante do modelo SUV de longa data da fabricante coreana. Com três fileiras agora padrão, o utilitário crossover de médio porte foi lançado com um trem de força a gasolina convencional e uma opção híbrida, com  preço razoável de apenas US$ 500 a mais . 

No final de agosto, tivemos a chance de dirigir um Santa Fe Hybrid 2024 nas colinas ondulantes ao redor de Santa Barbara, algumas horas ao norte de Los Angeles. No geral, achamos a versão híbrida do novo Santa Fe eminentemente prática e um lugar agradável para passar o tempo. Nós chamaríamos o híbrido de o melhor dos dois motores neste novo crossover; ele é mais suave e também mais econômico.

Dado o baixo prêmio de preço, esperamos que o Hybrid encontre favor entre as famílias que sabem que uma classificação combinada da EPA em meados dos 30 economizará dinheiro significativo em comparação com uma na faixa de 20 a 25. À medida que as montadoras lutam para atender aos limites de emissão cada vez mais rigorosos para carros nos anos-modelo de 2026 a 2035, a Hyundai claramente escolheu híbridos a preços atraentes como uma maneira de atingir essas metas. Claro que também tem uma gama crescente de carros elétricos — mas os híbridos são uma parcela crescente de suas vendas no Tucson no popular segmento de crossover compacto. Você pode esperar que esse seja o caso também para seu Santa Fe de médio porte.

Hyundai Santa Fé 2025
Hyundai Santa Fé 2025

Isso é, hummm, um Land Rover?

Agora, o design marcante do  Hyundai Santa Fe 2024  começou a aparecer nas ruas da cidade e do subúrbio. É uma grande mudança em relação às gerações anteriores, com suas linhas quadradas e laterais de laje ganhando comparações com Land Rovers e outros SUVs blefes . Mesmo na Califórnia, cansada de carros, ele chama a atenção no trânsito. Notavelmente, a Hyundai alega um coeficiente de arrasto de 0,294, notável para um formato tão ereto e quadrado — o Subaru Outback chega a 0,34, disse a Hyundai — provando que o arrasto de ar que suga combustível pode ser domado de diferentes maneiras.

Por dentro, é arejado e aberto, com o novo design de painel padrão da Hyundai de telas gêmeas de 12,3 polegadas em uma ampla bandeja horizontal. É um arranjo visto pela primeira vez no utilitário hatchback elétrico a bateria Ioniq 5. Agora, ele aparece em um número crescente de modelos Hyundai, do sedã Ioniq 6 EV ao crossover compacto Tucson 2025 atualizado.

O novo trem de força híbrido consiste em um 1,6 litro com injeção direta em linha-4, emparelhado com uma transmissão automática convencional de 6 velocidades. Entre o motor e a transmissão fica um motor elétrico de 47,7 kW (64 hp), que obtém sua energia de uma bateria de íons de lítio de 1,5 kWh. A saída total do trem de força combinado é de 231 hp e 271 lb-ft de torque . Ao contrário do Tucson menor, porém, não há nenhuma variante híbrida plug-in oferecida.

Hyundai Santa Fé 2025
Hyundai Santa Fé 2025

Aceleração: parece mais vigorosa do que a versão a gasolina

O Santa Fe Hybrid compartilha seu trem de força com o  Hyundai Tucson Hybrid 2025 , mas é um veículo maior e mais pesado. Enquanto o Tucson Hybrid é relativamente rápido na maioria das circunstâncias de direção, o Santa Fe Hybrid é menos um demônio da velocidade. Nós o chamaríamos de médio para um SUV de três fileiras — enquanto a versão somente a gasolina parecia média para lenta quando este repórter o dirigiu em março. A Hyundai não forneceu números de aceleração; não pudemos testar isso apropriadamente durante nossa viagem.

O novo design do Santa Fe inclui supressão de ruído muito eficaz , e os sons do trem de força são bem abafados — a ponto de os passageiros nem perceberem que estão viajando em um híbrido. O ruído do motor ao ligar é geralmente imperceptível, e as transições entre as fontes de energia passam despercebidas. Isso demonstra o enorme esforço que os engenheiros da Hyundai fizeram para refinar seu sistema híbrido de motor único ao longo dos mais de 12 anos desde que chegou ao mercado. 

Sentir o grande utilitário aumentando ou diminuindo a marcha enquanto a luz do painel “EV” permanece acesa pode ser chocante para aqueles acostumados com veículos elétricos a bateria, que, claro, não têm marchas para trocar. Combinar a velocidade do motor com a velocidade da estrada é uma desvantagem necessária do sistema da Hyundai, mas, crucialmente, permite que o Santa Fe Hybrid funcione apenas com eletricidade em tráfego suave de alta velocidade ou rodovia. Isso dá o melhor equilíbrio entre desempenho e eficiência em ciclos de direção típicos de rodovias dos EUA, diz a Hyundai. Muitas vezes ficamos surpresos ao olhar para baixo e ver o Santa Fe híbrido funcionando no modo “EV”, mesmo em velocidades de rodovia ou em suaves subidas.

A alavanca do lado direito atrás do volante pode ser puxada para aumentar a frenagem regenerativa ao parar, e há um modo de regeneração “Auto” também. Ele usa os sensores existentes do Santa Fe (câmeras, radar, etc.) para ajustar o nível de regeneração com base no que o carro detecta à frente — um veículo desacelerando, por exemplo. O tráfego rodoviário da Califórnia o manteve ocupado ajustando.

As suspensões da Hyundai tendem a ser ajustadas para conforto em vez de aderência à estrada, e o Santa Fe não é exceção. Motoristas e passageiros devem achá-lo silencioso e confortável em uso convencional. Jogando-o por estradas sinuosas de cânions com superfícies irregulares, descobrimos que ele quicava um pouco mais do que o esperado. Mas famílias suburbanas que vão à escola ou visitam shoppings não serão afetadas por isso, muito provavelmente, ou mesmo experimentarão isso.  

Hyundai Santa Fé 2025
Hyundai Santa Fé 2025

Classificações da EPA: 34 ou 36 mpg combinados

Nosso Santa Fe Hybrid, construído em Montgomery, Alabama, foi bem parafusado e um lugar totalmente agradável para passar o tempo. Detalhes completos e especificações para volume interno, opções de assentos, classificações de segurança e a variedade de recursos padrão e opcionais podem ser encontrados em nossa análise da  linha Hyundai Santa Fe 2024  .

Quanto à eficiência de combustível — geralmente o principal motivo para optar por um híbrido — as classificações combinadas da EPA para o Hyundai Santa Fe Hybrid 2024 são 36 mpg para a versão com tração dianteira , ou 34 mpg com a tração integral opcional. Isso é um aumento substancial em relação às classificações para os vários modelos a gasolina, que variam de 22 a 24 mpg combinados. 

O Hyundai Santa Fe Hybrid 2024 vem em três níveis de acabamento: SEL, Limited e Calligraphy. O SEL vem de fábrica com rodas de liga leve de 18 polegadas e um banco do motorista com ajuste elétrico. O Limited é atualizado para rodas de 20 polegadas e adiciona limpadores com sensor de chuva, teto solar de painel duplo, banco do passageiro dianteiro elétrico, bancos traseiros aquecidos e iluminação interna ambiente, entre uma longa lista de sutilezas. O Calligraphy topo de linha apresenta bancos de couro napa com uma função de “relaxamento” de massagem, uma bandeja de esterilização ultravioleta (“Você consegue dizer que isso foi projetado durante a pandemia?”, perguntou um executivo), um head-up display e vários itens de aparência que embelezam o design. 

O Santa Fe Hybrid SEL começa em US$ 38.615, com o Limited adicionando outros US$ 6.900 em cima disso. Uma versão Hybrid Calligraphy custa US$ 48.665, mais opções. Tração nas quatro rodas é uma opção de US$ 1.800 em qualquer acabamento. Todos os preços incluem a taxa de entrega obrigatória de US$ 1.415.

Fonte: Green Car Reports

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