Por Bengt Halvorson
“Já percorri essa rota, e não é uma rota para uma picape de tamanho normal, muito menos para uma que pesa quase 9.000 libras.”
Foi isso que comentei, em parte com descrença, com meu copiloto quando fomos levados para um GMC Sierra EV 2025 e mandados para percorrer as estreitas rodovias de Bay Area Redwood e trechos da Skyline Boulevard.
A memória serviu bem sobre as estradas; a rota incluía algumas faixas onduladas de asfalto em cumes que eu tinha aproveitado muito em um pequeno Volkswagen GTI anos antes. Mas eu subestimei completamente o Sierra EV.
Com cerca de 233 polegadas de comprimento e 84 polegadas de largura, sem contar os espelhos, o grande caminhão elétrico não era tão estressante para enfrentar pistas estreitas. Eu poderia posicioná-lo com precisão, graças à direção da roda traseira que gira as rodas traseiras em um pequeno ângulo oposto às dianteiras em grampos de baixa velocidade. A entrega instantânea de torque do sistema de motor duplo do Sierra EV significava que não perdíamos o ritmo nas subidas, enquanto a suspensão a ar nos mantinha equilibrados. A forte frenagem regenerativa (Normal e Alta) manteve nossa velocidade correta, como deveria ser nas descidas íngremes.
2025 GMC Sierra EV Denali
Entrei no dia sabendo bem da alta autonomia de 460 milhas desta caminhonete e quão rápido ela acelera — e não precisei de mais provas de que ela pode atingir silenciosamente 60 mph em 4,5 segundos (ou melhor, ao que parece). Mas a GMC nos empurrou ao longo do tipo de rota que eu nunca teria escolhido, incluindo muitas dessas curvas, alguns reboques, algumas brincadeiras na terra com a direção da roda traseira demonstrando a impressionante manobrabilidade e visualizações da câmera, e um exercício com o modo CrabWalk , que aponta as rodas traseiras na mesma direção que as dianteiras. E nos deixou livres com o desafio de encaixar um monte de equipamentos de diversão ao ar livre no Sierra EV rapidamente.
No final do dia, eu me senti educado. A GMC não fez uma declaração de design peculiar (esse é o Cybertruck), não mirou no público do estilo de vida ao ar livre (esse é o R1T) ou simplesmente fez uma versão elétrica de sua picape mais vendida (esse é o F-150 Lightning).
O GMC Sierra EV fica ao lado do GMC Hummer EV na linha GMC, e a marca essencialmente separa os dois dizendo que se a picape Hummer EV é a picape “da moda”, o Sierra EV é a picape “do it”. Como produto, é uma conquista mais impressionante para o mercado, e se você está procurando a maior versatilidade de carga para itens grandes e o maior alcance para rebocar, transportar e fazer coisas de caminhão, é isso.
GMC Sierra EV 2025: Grande alcance para um caminhão “faça você mesmo”
O GMC Sierra EV 2025 tem algumas das classificações de alcance mais altas do mercado, não porque se destaca pela eficiência, mas porque usa muito suas baterias. Ambas as baterias são de camada dupla, com a capacidade de costurar as duas camadas em série para permitir carregamento rápido de 800 volts CC . Os 205 kwh do Max Range alcançam classificações de alcance de 460 milhas, e os 170 kwh do Extended Range oferecem 390 milhas. O número do Max Range é “estimado pela GM”, porque esse pacote superdimensionado coloca o Sierra EV em uma categoria de peso médio que não se aplica às classificações da EPA.
Em quase 145 quilômetros de condução bastante variada em ruas e rodovias, vimos 3 km por kWh de acordo com o computador de bordo do Sierra EV, o que sugere que ainda podemos ver 638 quilômetros de alcance ou mais nesse tipo de direção.
A bateria enorme abre possibilidades. O Sierra EV pode rebocar até 10.500 libras com o pacote Extended Range ou 10.000 libras com o pacote Max Range, e embora possa reduzir o alcance pela metade, isso não é um problema tão grande aqui.
Sierra EV pode rebocar confortavelmente e encontrar espaço para equipamentos
Em um loop curto com um trailer de 5.500 libras, o Sierra EV pareceu praticamente imperturbável pela carga, ainda capaz de acelerar mais rápido do que uma minivan totalmente carregada. Em um loop com duas batidas de aceleração total, ele teve uma média de apenas 1,0 milhas por kwh, de acordo com o computador de bordo — ainda indicando que 200 milhas de alcance são possíveis com um trailer de cavalo ou um barco grande.
Versões Max Range como a que eu dirigi entregam até 760 cv e 785 lb-ft de torque, por meio de dois motores de ímã permanente projetados e construídos pela GM. Versões Extended Range têm essencialmente o mesmo hardware, exceto o conjunto de baterias, mas produzem 645 cv e 785 lb-ft.
Esses números de potência e o tempo de aceleração de 4,5 segundos para a versão Max são entregues apenas no modo Max Power. O Sierra EV também tem Normal-Tour, Off-Road, Tow-Haul e um modo personalizado. A GM não disse qual é o pico de potência em nenhum desses outros modos.
O Sierra EV tem um frunk de 11,0 pés cúbicos — chamado de eTrunk aqui, com um porta-copos, um dreno, proteção contra intempéries e muito mais. Mas a estrela surpresa da versatilidade de carga aqui é o Midgate. Em apenas alguns minutos, você pode converter a área do banco traseiro em uma expansão da caçamba de carga — criando um espaço de 9 pés e 1 polegada de comprimento com a porta traseira travada, ou um espaço de 10 pés e 10 polegadas com a porta traseira abaixada e o degrau de carga da porta traseira dobrável usado para segurar itens longos — como um caiaque.
Os engenheiros enfatizaram que o Midgate não foi criado como uma solução para ser usada apenas de vez em quando, mas sim como algo que você pode usar diariamente. Embora não seja à prova de intempéries, é claro, é uma ótima solução para levar equipamentos a alguns quilômetros de distância até um ponto de lançamento — sem precisar de transportadores especializados — e você pode deixar uma das posições do banco traseiro no lugar enquanto o usa.
Sierra EV Denali é caro, mas muito bem equipado
O GMC Sierra é muito próximo do Chevrolet Silverado EV RST , mas há algumas diferenças importantes em como ele se encaixa no mercado de EV e no mercado de caminhões. Em 2024, o Sierra EV foi oferecido apenas em seu acabamento Denali superior, com o que é essencialmente “o que há de melhor” — o maior pacote de bateria, a suspensão a ar, direção nas rodas traseiras e um conjunto de recursos que é um dos mais focados em luxo entre as picapes de tamanho normal.
Para 2025, houve apenas algumas pequenas mudanças de preço, a adição da versão Extended Range e 20 milhas a mais para a versão Max Range devido a algumas melhorias de eficiência nas próprias unidades motoras. Meu dia foi gasto com a versão top Sierra EV Denali, na forma Max Range, custando pelo menos $ 100.495 — incluindo a taxa de destino de $ 2.095, mas nenhum acessório adicional para reboque e armazenamento.
O Sierra EV Denali inclui suspensão a ar, direção nas rodas traseiras, teto solar panorâmico, bancos dianteiros aquecidos e refrigerados, estofamento de couro, volante aquecido, bancos externos aquecidos, head-up display, compatibilidade com hotspot wi-fi e áudio Bose de sete alto-falantes. Há também carregamento sem fio habilmente integrado em uma bandeja deslizante do console central, além de muitas portas USB-C e tomadas de cabine CA de 120 volts. Além disso, há a estação de energia CA Offboarding de 7,2 kW que pode eliminar a necessidade de levar aquele pequeno gerador para o acampamento ou local de trabalho.
Não tive a chance de carregar o Sierra EV como parte deste breve test drive. As taxas de pico de carregamento rápido são listadas como 350 kw para o pacote Max Range e 300 kw para o pacote Extended Range. A GM diz que em um conector CCS de 350 kw ele recuperará até 100 milhas de alcance em apenas 10 minutos, e já foi dito antes que qualquer um desses pacotes obterá de 10-80% em cerca de 40 minutos. A GMC integra um recurso de pré-condicionamento de bateria para ajudar a atingir as taxas de pico; ele funciona com o planejador de viagens de navegação nativo ou por meio do pressionamento de um botão virtual.
GMC Sierra EV 2025 com pacote GM Energy
Pronto para fazer backup em casa, não Apple CarPlay
No dar e receber da vida EV, o Sierra EV também inclui a capacidade de produzir 10,2 kw AC, potencialmente eliminando a necessidade de carregar um gerador. E começando com o carregador PowerShift de US$ 1.699, os proprietários podem equipar suas casas com componentes de energia GM que podem usar o Sierra EV para ajudar a fazer backup da casa — incluindo o armazenamento de energia residencial PowerBank .
Embora o GMC Sierra EV Denali compartilhe muito com o Chevrolet Silverado EV, uma das diferenças mais pronunciadas na cabine é que o Sierra EV obtém um sistema de 16,8 polegadas orientado para retrato em vez da orientação paisagem do Chevy. Assim como no Silverado EV e outros novos EVs da GM, ele é feito com o Google integrado, incluindo a capacidade de executar aplicativos do ecossistema do Google — mas não há compatibilidade ou integração com o Apple CarPlay ou Android Auto.
2025 GMC Sierra EV Denali
O Super Cruise da GM também está incluído (por três anos) no Sierra EV, permitindo direção sem intervenção e mudanças de faixa semiautomáticas em mais de 750.000 milhas de estradas e rodovias mapeadas — com atenção mantida do motorista. O Super Cruise agora também funciona ao rebocar. Com a carga de 5.500 libras, acionei o recurso brevemente e encontrei posicionamento de faixa estável e controle de velocidade sólido usando a frenagem regenerativa. Mas ainda não é um sistema perfeito ou confiável o tempo todo; quando tentei usar o sistema para cruzar na US-101 em torno de Palo Alto, ele continuou se desabilitando, pois não conseguia ver as marcações de faixa tênues e inconsistentes que não tínhamos problemas em ver.
A GMC conseguiu acomodar pessoas altas tão bem na frente e atrás, permitindo bastante espaço para a cabeça e uma ótima visão para fora. Os assentos são macios, mas oferecem suporte na frente e atrás.
A cabine é super silenciosa, auxiliada por três coisas: uma função de cancelamento de ruído ativo para o sistema de áudio Bose, acolchoamento de ruído adicional por baixo em comparação com outros modelos da GMC e vidro lateral acústico. Isso contribui para o ambiente de um veículo de luxo.
Esse ambiente se mantém nesta versão Denali, com detalhes de costura fina nos assentos perfurados dianteiros, grades de alto-falante padronizadas, acabamento em madeira cortada a laser e um ajuste e acabamento justos por toda parte. Veremos se esses padrões se mantêm para as versões mais baratas que virão.
Mais caminhões elétricos GMC a caminho — mas quando?
A GMC disse que os modelos Sierra EV AT4 e Elevation mais acessíveis devem ser lançados em 2025, embora não tenha confirmado se isso será para o ano modelo 2025 ou 2026. A GM também não deu uma atualização sobre quando planeja aumentar a produção dessas caminhonetes em sua fábrica em Lake Orion, Michigan, onde parou de construir o Bolt EV há quase um ano. Até lá, a produção será limitada.
Mas também é fácil imaginar uma versão ainda mais equipada do Sierra EV com passeio magnético — para acabar com a sensação de segurar firme, de passeio de parque de diversões, que você tem no Sierra EV ao acelerar rapidamente em pavimento imperfeito. Talvez essas sejam as mudanças que elevarão esta plataforma para o próximo Cadillac Escalade IQ .
A GM superou muitos preconceitos — incluindo o meu — e mostrou que ótima picape elétrica ela pode fazer. Agora, ela precisa fazer mais deles.
Fonte: Green Car Reports