Por Bengt Halvorson
O Mach-E é o único veículo elétrico dedicado da Ford, sem equivalente a gasolina. No entanto, ele não deixará você, ou qualquer um que esteja dirigindo perto de você, confundi-lo com qualquer coisa que não seja um membro da família Mustang.
No Ford Mustang Mach-E GT 2024, as dicas de design e os logotipos de cavalos empinados ainda distribuem uma mão exagerada de atitude de carro pônei. Eu estendo a mão e seleciono o modo de desempenho deste modelo — chamado Unbridle, que dobra a impressão — e uma trilha sonora de sintetizador de combustão sobreposta interrompe a conversa como um arranhão de disco.
https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.675.2_en.html#goog_749352400566,9 milVisão geral do Jaguar I-Pace
Pergunto ao meu parceiro de viagem: “Você gosta de cavalos?”
Mustang Mach-E é um EV original
O emblema Mustang de fato dá ao Mach-E algum reconhecimento de nome, enquanto seus melhores atributos sempre ficaram bem distantes da linha Mustang.
Com exceção do Chevy Blazer EV e do Equinox EV , todos os seus rivais são grandes diferenças em relação aos seus equivalentes ICE.
O Mach-E é um dos originais do mercado de EV mainstream — um líder na coorte de SUVs crossover compactos elétricos que têm linhas de teto elegantes e esculturas curvilíneas combinando com toques futuristas e interfaces de ponta. Quando as entregas do Mach-E começaram no final de 2020, apenas o Tesla Model Y estava sendo entregue, e o Hyundai Ioniq 5, Kia EV6 e Nissan Ariya ainda não tinham chegado.
Embora o Mach-E GT não seja um modelo focado em pistas como o Hyundai Ioniq 5 N , uma série de mudanças de engenharia e otimizações inteligentes tornam esta versão um EV de direção ainda melhor para estradas secundárias, como o Green Car Reports experimentou recentemente. Enquanto isso, o Ford Mustang Mach-E Rally 2024 , ajustado para emoções em pistas de terra, é o thriller de circuito fechado, e teremos um primeiro teste desse modelo em breve no site complementar Motor Authority.
Mach-E tem bom alcance, GT incluído
O Mach-E GT 2024 é um líder entre os crossovers voltados para desempenho em relação ao alcance. Ele supera o Tesla Model Y Performance por uma milha nas classificações oficiais da EPA. Ele também supera o Kia EV6 GT e o Hyundai Ioniq 5 N por uma quantidade muito mais significativa; esses modelos estão em 206 milhas e 221 milhas, respectivamente.
Não é tudo em nome da eficiência; a bateria do Mach-E GT é de fato maior do que as baterias de todos esses rivais. Ela vem com uma bateria Extended Range de 91 kWh (utilizável) e uma classificação de alcance EPA de 280 milhas. Os modelos Mach-E Select e Premium também podem ser adquiridos com um pacote Standard Range de 72 kWh, fornecendo 230 milhas com tração nas quatro rodas ou 250 milhas com tração traseira.
Fora do GT, o Mach-E continua se destacando em alcance com seu pacote Extended Range, o Mach-E pode retornar até 320 milhas com tração traseira e obtém uma classificação de 300 milhas com tração nas quatro rodas — melhor do que o Ioniq 5 ou EV6, embora com a bateria maior. Todos os modelos Mach-E agora podem ser carregados na rede Tesla Supercharger, por meio de um adaptador NACS gratuito fornecido pela Ford , além da inclusão dessa rede nos locais agregados de seu aplicativo de localização de carga e planejamento de rotas FordPass.
As versões do Mach-E com o pacote Standard Range têm uma química e configuração de pacote de bateria completamente diferente. No menor, há 108 células de lítio-ferro-fosfato (LFP) em vez das 376 células da versão Extended Range.
No computador de bordo do veículo, observei 2,8 milhas por kwh em algumas horas misturando autoestrada, estradas secundárias de movimento rápido e condições de tráfego urbano, enquanto usava o controle climático para melhor conforto (temperaturas na casa dos 60) e dirigia sem nenhuma atenção à eficiência. Isso indica uma autonomia real de cerca de 250 milhas.
Desempenho do Mach-E: satisfatório, suave em estradas secundárias
O Mach-E GT 2024 produz 480 cv e 600 lb-ft de torque e pode acelerar até 60 mph em 3,8 segundos. Opte pelo Upgrade de Desempenho de US$ 745 (instalado no meu carro de teste — US$ 995 sem um upgrade de roda e pneu) e você aumenta a classificação de torque para 700 lb-ft e o tempo de 0-60 mph para 3,3 segundos. Por esse preço, por que não?
Ford Mustang Mach-E 2024 perto do motor traseiro
Ao receber essa atualização, o Mach-E 2024 aproveita ao máximo a mudança para um novo motor traseiro mais potente — o mesmo número de peça fabricado pela Ford compartilhado com o F-150 Lightning e uma unidade que a Ford planeja expandir ainda mais para futuros veículos elétricos.
Por enquanto, a Ford está fabricando apenas o motor traseiro, enquanto para o Mach-E ela continuará a obter o inversor para esse motor, bem como os motores dianteiros, dos fornecedores.
O Mach-E ainda não tem uma bomba de calor, mas a Ford consolidou seus três circuitos de resfriamento em dois circuitos primários mais controle climático. De acordo com o engenheiro de desenvolvimento de produtos e especialista em gerenciamento de energia EV Ling Gong, a Ford também mudou a proporção para 9,7:1, em vez dos 9,0:1 anteriores, para melhor corresponder às características do novo motor. E trocou suas rodas por rodas aerodinâmicas que coletivamente melhoram o coeficiente de arrasto do modelo em cerca de 0,007.
Mudanças no Ford Mustang Mach-E 2024
Os sons de propulsão sem dúvida minaram muito do trabalho duro que as equipes de desenvolvimento e engenharia continuaram a fazer no refinamento do Mach-E e na vedação do ruído do vento e da estrada, bem como elementos como o zumbido da engrenagem. Desligue o som suplementar, como você deve, e o Mustang Mach-E GT agora parece que poderia usar um distintivo de luxo europeu.
Essa sensação de refinamento é possibilitada em parte pelo sistema de amortecimento magnético que agora está incluído em todas as versões GT, permitindo diferentes ajustes nos modos Whisper, Engage e Unbridle.
O Mach-E conta com uma suspensão independente nas quatro rodas com amortecedores na frente e um arranjo multilink atrás, ambos complementados com uma barra estabilizadora oca.
Todos os Mach-Es têm freios a disco nas quatro rodas. O GT tem discos maiores, e a frenagem regenerativa também varia entre esses modos. Não há nenhuma alavanca no volante, mas um modo de direção de pedal único aumenta tanto a regeneração que você raramente precisa pressionar o pedal do freio, exceto nos últimos metros de uma parada. O modo auto-hold no Mach-E não oferece muita sutileza ao estacionar, então lembre-se de desligá-lo se você só precisa avançar lentamente para uma vaga de estacionamento.
Embora o Mach-E faça um ótimo trabalho mascarando todo o seu peso na grande maioria do tempo, estradas secundárias acidentadas com superfícies elevadas ressaltaram as quase 5.000 libras (4.952) deste modelo em seu formato GT. O amortecimento magnético parece fazer uma grande diferença no refinamento geral da cabine também.
A embalagem e o espaço de carga do Mach-E não mudaram em nada, incluindo um espaço razoavelmente bom no banco traseiro e um grande porta-malas com um bujão de drenagem (hora de fazer um tailgating!). Todos os modelos GT agora incluem bancos dianteiros Ford Performance que oferecem ótimo suporte para as costas, bem como suporte para as coxas sem parecerem muito confinados nas laterais. Assim como em outras versões do Mach-E, como um motorista mais alto, eu queria que o ponto do quadril desses bancos dianteiros pudesse ser abaixado mais uma ou duas polegadas — uma escolha que também permitiria que seu centro de rolagem no manuseio parecesse mais natural.
Características e opções do Mustang Mach-E
O GT começa em US$ 55.890, incluindo destino, e recebe um monte de equipamentos de série. Ele carrega o sistema de som premium Bang & Olufsen de 10 alto-falantes do Premium (incluindo subwoofer), iluminação ambiente da cabine, bancos dianteiros aquecidos, volante aquecido, configurações de memória e porta traseira elétrica, e adiciona um aplique de painel de instrumentos de alumínio e costura de destaque.
O sistema de assistência ao motorista BlueCruise da Ford, em sua iteração atual, custa US$ 2.100 por três anos e fornece melhor posicionamento de faixa, além de mudanças de faixa automatizadas mais suaves — incluindo várias faixas, conforme necessário. Outras opções no meu veículo de teste incluíam o teto panorâmico de vidro fixo e rodas pintadas de bronze, por um total geral em torno de US$ 61.000.
Todas as versões do Mustang Mach-E recebem uma versão atualizada do sistema de infoentretenimento Sync 4 da Ford com uma tela sensível ao toque capacitiva de 15,5 polegadas orientada verticalmente — quase plana em seu layout de menu, o que é ótimo — além de uma tela de instrumentos reconfigurável de 10,2 polegadas, carregamento sem fio para celular e portas USB dianteiras e traseiras.
Sim, o Mach-E ainda se inclina fortemente para sua linhagem de pony-car; mas ame-o ou odeie-o, ele equivale a uma personalidade envolvente e um bom EV. Todos aqueles cavalos dentro e fora do veículo garantiram isso.
A Ford pagou pela viagem e hospedagem da Green Car Reports para trazer este relatório em primeira mão.
Fonte: Green Car Reports