
A recém-formada fabricante italiana de carros de corrida Alba entrou nas corridas de carros esportivos em 1983 com o AR2. Esta foi uma máquina significativa, pois foi o primeiro protótipo esportivo construído em torno de um chassi monocoque de fibra de carbono.
Estabelecida pelo ex-engenheiro da Osella, Giorgio Stirano, a pequena empresa Alba alcançou esse feito notável graças ao financiamento significativo do piloto privado Martino Finotto.
Durante os anos seguintes, vários outros Albas foram produzidos e alguns foram até vendidos para privados na América do Norte. Um deles foi o Alba AR8 construído em 1986 para a equipe americana Kalagian-Ardisana. Este foi um desenvolvimento posterior do design original, sem economia de despesas. Consequentemente, ele foi construído em torno de um chassi monocoque de fibra de carbono e usou peças de titânio por toda parte.

Para permitir um fluxo de ar limpo através dos túneis de efeito solo, a suspensão era interna, usando hastes de tração na frente e hastes de pressão na traseira.
Devido à corrida na classe IMSA GTP, ele foi equipado com um Buick V6 biturbo. Embora este fosse um motor de produção, ele era bom para cerca de 700 bhp.
O Alba com motor Buick fez sua estreia atrasada na corrida IMSA de Laguna Seca em maio de 1987. Foi inscrito por Calvin Fish, que se classificou em 19º no grid. Embora ele não tenha terminado devido à fadiga do piloto, Fish foi classificado em 24º.

O AR8 foi escalado mais três vezes em 1987 pela equipe Kalagian Racing. Para cada corrida, um piloto diferente estava ao volante do protótipo esportivo italiano. Isso não afetou os resultados, pois o Buick-Alba não conseguiu chegar ao final nenhuma vez.
Depois de apenas quatro saídas com o Alba com motor Buick, os principais membros da equipe, Jim Mullen e John Kalagian, tiveram uma desavença.
Como resultado, o Alba único não correu novamente.

Motor | |
Configuração | Buick 90º V6 |
Localização | No meio, montado longitudinalmente |
Construção | bloco e cabeça de ferro fundido |
Deslocamento | 3.000 cc / 183,1 pol³ |
Trem de válvulas | 2 válvulas / cilindro, OHV |
Alimentação de combustível | Injeção de combustível |
Lubrificação | Cárter seco |
Alimentação | Turbo duplo |
Potencia | 700 cv / 522 kW a 7.200 rpm |
BHP/Litro | 233 cv/litro |
Transmissão | |
Chassis | monocoque composto de fibra de carbono com subchassi traseiro de aço tubular |
Suspensão dianteira | braços duplos, molas helicoidais acionadas por haste de tração sobre amortecedores, barra estabilizadora |
Suspensão traseira | braços duplos, molas helicoidais acionadas por haste de pressão sobre amortecedores, barra estabilizadora |
Direção | cremalheira e pinhão |
Freios (fr/r) | discos ventilados |
Câmbio | Hewland VGC 5 velocidades Manual |
Tração | Tração traseira |