Agora é sua chance de comprar o primeiro Porsche 910

por Road and Track
Foto: Leilões Mecum

Embora as 19 vitórias gerais e 108 de classe da Porsche em Le Mans tenham solidificado a marca como a figura mais dominante da corrida, o sucesso da montadora veio depois de 1970. Os primeiros protótipos de corrida, como o Porsche 906 , 910 e 908, desempenharam um papel fundamental em levar a marca ao topo do grid, servindo como base de desenvolvimento para o dominante 917. Graças ao pessoal da Mecum Auctions , um colecionador sortudo tem a oportunidade de levar para casa o primeiro Porsche 910 já produzido, pilotado por ninguém menos que o tricampeão mundial de Fórmula 1 Niki Lauda .

O Porsche 910 chegou em 1966 como um substituto para uma evolução do peso-pena 906. Como seu antecessor, o 910 utiliza uma construção de estrutura espacial exclusiva e painéis de carroceria leves de fibra de vidro. Uma grande mudança em comparação com o 906 vem por meio das rodas de 13 polegadas com trava central emprestadas dos pilotos de F1 da época. Outros ajustes para reduzir o peso incluem um painel de teto Targa no lugar das portas de asa de gaivota do 906. Um total de 29 exemplares foram construídos no período, com este exemplar principal sendo uma das 12 variantes de cauda curta. Este carro em particular apresenta o famoso motor de corrida Type 901 de 2,0 litros flat-6, que a Porsche diz que forneceu 220 cavalos de potência.

porsche 910 001 tipo 901 motor flat six closeup sob a tampa do motor de fibra de vidroLeilões Mecum

Segundo Lucas bell, da revista Road & track, o trem de força é carregado com componentes leves e de alta tecnologia, incluindo uma caixa de motor de magnésio, eixos de comando lubrificados centralmente, injeção mecânica de combustível, um distribuidor Magneti Marelli e o sistema de ignição Twin-Spark da Porsche. Vários outros 910s chegaram com um motor flat-eight Tipo 771, mas apenas em modelos de fábrica. Unidades de seis cilindros foram instaladas nesses carros antes de serem vendidos para equipes privadas após a corrida da Porsche.

Este 910 teve uma vida de corrida impressionante, participando de mais de 250 eventos em sua carreira. Alguns destaques incluem a corrida de 1000 quilômetros de Österreichring de 1969, na qual o carro foi pilotado por Lauda. Outros pilotos notáveis ​​incluem Rudi Lins, Rolf Stommelen, Otto Stuppbacher e Lambert Hofer. O 910 no geral conseguiu vencer o Campeonato Europeu de Subida de Montanha em 1966, bem como o Targa Florio de 1967 e o Nürburgring 1000 de 1967. Embora não seja tão dominante quanto o 917, qualquer fã da Porsche Motorsports deve apreciar a importância desta máquina. Espere que o preço final do martelo seja de vários milhões de dólares quando a ação for realizada em 18 de janeiro em Kissimmee, Flórida.

carro de corrida porsche 910 001 exibindo seu formato distinto e decalques de corrida

You may also like