Por Eric Smith
Um aeroscreen leve e atualizado será introduzido como equipamento obrigatório em todos os carros da NTT INDYCAR SERIES para corridas de estrada e de rua, começando com o Acura Grand Prix de Long Beach neste fim de semana.
Entre as maiores melhorias de segurança da NTT INDYCAR SERIES na história recente, a série fez parceria com a Red Bull Advanced Technologies para apresentar o aeroscreen para a temporada de 2020. O dispositivo de segurança aumenta a proteção da cabine do motorista com um pára-brisa balístico da PPG ancorado por uma estrutura de titânio produzida pela Pankl. A INDYCAR determinou seu uso por todas as equipes em todas as disciplinas de pista (ovais, percursos rodoviários permanentes e circuitos de rua temporários).
Essa foi a versão 1.0. Conheça a versão 2.0.
A tela mais leve que estreia neste fim de semana apresenta aberturas para maior resfriamento geral do motorista e um duto frontal superior que direciona o ar para o peito do motorista. O duto é impresso em 3D em borracha para evitar ferimentos nas mãos em caso de acidente.
“Um dos objetivos de fazer uma versão 2.0 era economizar peso”, disse Tino Belli, diretor de desenvolvimento aerodinâmico da NTT INDYCAR SERIES. “Então aproveitamos essa oportunidade para também tornar o estilo mais agradável, melhorar a ventilação do motorista e tornar o policarbonato mais fino tão forte quanto o policarbonato mais espesso.”
A aeroscreen revisada apresenta uma aparência mais elegante, ao mesmo tempo que reduz o peso de 18,8 libras na primeira versão para 14,5 libras. Isso se soma a uma nova estrutura aeroscreen de titânio impressa em 3D, topologicamente otimizada, que foi obrigatória no início da temporada. A moldura é tão forte quanto a original, mas pesa 6,8 libras a menos. Combinado, é uma redução total do peso do sistema de 11,1 libras.
A redução de peso e as melhorias de segurança do novo aeroscreen reduzem a força descendente em aproximadamente 35 libras, disse Belli.
O feedback do motorista sobre o design original do aeroscreen também indicou a necessidade de mais resfriamento, e Belli e outros funcionários da INDYCAR ouviram.
Durante uma corrida típica da NTT INDYCAR SERIES, a frequência cardíaca dos pilotos atinge 85-95 por cento da capacidade, traduzindo-se em 150-200 batimentos por minuto. A temperatura corporal pode subir para mais de 100 graus Fahrenheit enquanto usam camadas de roupas de proteção.
Após uma avaliação para procurar áreas de melhoria para tornar a tela mais leve, uma área chave se destacou para adicionar ventilação para resfriamento do driver. As aberturas de ventilação poderiam ser adicionadas sem um redesenho significativo porque o feedback do motorista indicava que a ampla gama de visão no projeto original não era necessária.
“Aprendemos ao longo dos anos onde estava o limite da visão”, disse Belli. “Na primeira versão éramos conservadores. Demos a eles um campo de visão mais amplo. Descobrimos que eles não precisavam disso. Então, agora usamos esse espaço para criar uma ventilação que fica por baixo da estrutura superior de titânio e é canalizada para baixo para soprar o ar em direção ao peito do motorista.”
Um filtro opcional pode ser adicionado à malha em forma de favo de mel para ajudar a filtrar qualquer poeira que entre na cabine.
A introdução do aeroscreen revisado chega antes do previsto, já que o novo equipamento estava programado para estrear no Grande Prêmio de Sonsio, em maio, no circuito rodoviário de Indianapolis Motor Speedway. Com abastecimento suficiente para todo o paddock, os dirigentes da INDYCAR decidiram apresentar este importante equipamento de segurança em Long Beach.
Belli disse que este projeto foi importante.
“O aeroscreen tem sido extremamente importante como uma solução total de segurança da cabine do motorista que já rendeu enormes dividendos muitas vezes”, disse ele.