ADA 02B Cosworth

por Gildo Pires
© Wouter Melissen

Em 1977, a ADA Engineering foi criada pelo piloto Ian Harrower e pelo engenheiro Chris Crawford. Inicialmente, o negócio principal era o trabalho de engenharia, ao mesmo tempo em que apoiava as façanhas de corrida de Harrower.

Depois de assumir a extinta equipe Fittipaldi de Fórmula 1 em 1983, a ADA Engineering entrou adequadamente na arena do automobilismo.

Para a temporada de 1984, a equipe modificou um De Cadenet Lola existente a tal ponto que foi re-homologado como ADA 01. Mais tarde, foi substituído por um Gebhardt antes que a equipe começasse a criar um novo carro para a temporada de 1987. O novo ADA 02 foi estabelecido por Crawford com a ajuda do ex-designer da Fittipaldi, Ricardo Divila. Foi um refinamento do Gebhardt da equipe, a ponto de se acreditar por muito tempo que o ADA 02 realmente usava o chassi do fabricante alemão. Esse certamente não foi o caso, pois um novo monocoque de alumínio tipo colmeia foi construído para a equipe pela March Engineering.

© Wouter Melissen

O carro era movido por um motor Cosworth DFL de 3,3 litros que servia como um membro totalmente estressado do chassi junto com a caixa de câmbio manual de cinco marchas Hewland. 

Depois que o Gebhardt da equipe foi danificado, a introdução do ADA 02 foi acelerada. A carroceria composta de Kevlar e fibra de carbono também era um derivado do Gebhardt 843 anteriormente usado pela equipe. Uma diferença notável era a tampa lisa do motor que não apresentava a barbatana tão típica dos carros Gebhardt do Grupo C da época. O carro pesava 770 kg, o que estava bem acima do limite de peso do Grupo C2. 

O ADA 02 estava pronto para estrear no Brands Hatch 1000 km no final de julho de 1987. Harrower dividiu as funções de direção com Tiff Needell. Eles começaram em décimo no grid, mas não chegaram ao final devido a um problema de direção. Em seguida, ele correu para a vitória na rodada da Supercopa de Nürburgring.

© Wouter Melissen

A próxima corrida foi em Kyalami, onde foi pilotado pelo piloto local Mike Briggs. Infelizmente, ele perdeu o controle e bateu nas barreiras. Os danos foram extensos e, em vez de consertar o carro imediatamente, a ADA Engineering optou por concluir a construção do segundo carro novo, apelidado de 03. Depois que o 03 foi construído e estava pronto para ir para Le Mans em 1988, era hora de reconstruir adequadamente o ADA 02.

O monocoque foi consertado pela March Engineering e, quando o trabalho foi concluído, era mais comumente chamado de ADA 02B. Ele finalmente retornou à pista de corrida em maio de 1989, quando foi levado para o nono lugar por Paul Stott na rodada da Supercopa de Silverstone. Ele também correu em Le Mans duas vezes, mas não conseguiu chegar ao final em ambas as ocasiões.

Em 1990, ele foi brevemente usado em corridas com um motor Bonner V6 e, com um Cosworth V8 de volta, conquistou duas vitórias no Campeonato Britânico do Grupo C2.

© Wouter Melissen
Motor
ConfiguraçãoFord Cosworth DFL 90º V8
LocalizaçãoNo meio, montado longitudinalmente
Peso145 quilos / 319,7 libras
Construçãobloco e cabeça de liga de alumínio
Deslocamento3.223 cc / 196,7 pol.
Furo / Curso90,0 mm (3,5 pol.) / 64,8 mm (2,6 pol.)
Trem de válvula4 válvulas / cilindro, DOHC
Alimentação de combustívelInjeção de combustível
LubrificaçãoCárter seco
AlimentaçãoAspirado naturalmente
Potencia465 cv / 347 kW a 8.500 rpm
Torque420 Nm / 310 ft lbs a 7.250 rpm
BHP/Litro144 cv/litro
Transmissão
CorpoComposto de Kevlar e fibra de carbono
Chassismonocoque de favo de mel de alumínio
Suspensão dianteirabraços duplos, molas helicoidais sobre amortecedores, barra estabilizadora
Suspensão traseirabraços duplos, molas helicoidais acionadas por balancim sobre amortecedores, barra estabilizadora
Direçãocremalheira e pinhão
Freios (fr/r)discos ventilados
CâmbioTentei manual de 5 velocidades
TraçãoTração traseira
Dimensões
Peso770 quilos / 1.698 libras
Tanque de combustível100 litros (26,4 galões EUA / 22 galões imperiais)
Números de desempenho
Potência0,6 cv/kg

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