ACO: Carros a hidrogênio não disputarão temporada completa em 2028

por Sportscar365
Foto: Julien Delfosse

Os carros movidos a hidrogênio deverão disputar apenas um calendário limitado de eventos do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, quando forem introduzidos em 2028.

O presidente da ACO, Pierre Fillon, revelou à mídia selecionada, incluindo a Jamie Klein e John Dagys, da Sportscar365, que a nova geração de máquinas está atualmente planejada para estar presente apenas nas 6 Horas de Spa-Francorchamps e nas 24 Horas de Le Mans no primeiro ano da nova categoria, com uma possível aparição adicional em Fuji no final do ano também sendo considerada.

Isso ocorre após a decisão de adiar a introdução de carros movidos a hidrogênio por mais uma temporada, até 2028, bem como a extensão do atual conjunto de regras do Hypercar até 2029, ambas anunciadas em Le Mans no início deste ano .

“O plano é ter [carros a hidrogênio] em Spa e Le Mans no primeiro ano”, disse Fillon. “Veremos. Dependerá de quantos [dos] fabricantes estiverem prontos.”

Questionado se uma terceira corrida para carros a hidrogênio poderia ser considerada mais tarde na temporada pós-Le Mans, Fillon respondeu: “Talvez no Japão”.

Ele acrescentou: “É claro que temos que trabalhar com todos os países porque as regulamentações não são as mesmas no Japão e na Europa.

“Mas estamos trabalhando com os bombeiros na França para tornar algo padrão.”

Até agora, a Toyota tem sido a mais expressiva entre os atuais fabricantes de hipercarros sobre seu interesse em corridas com hidrogênio, embora não tenha chegado a um compromisso firme, enquanto outros, como Alpine e BMW, também expressaram entusiasmo.

Fillon esclareceu que a ACO e a FIA pretendem ter um conjunto de regras para a nova categoria formulado até o final do ano.

“Estamos trabalhando no regulamento de segurança com a FIA”, disse ele. “Normalmente teremos algo, uma embalagem, até o final de 2024.

“Depois disso, temos que trabalhar com nosso parceiro de energia para trazer uma estação móvel líquida. Temos que trabalhar com eles na infraestrutura que teremos que construir em cada [circuito].”

O diretor da equipe Toyota, Rob Leupen, diz que não tem dúvidas sobre a abordagem gradual da ACO para a introdução do hidrogênio, reconhecendo as dificuldades que os organizadores enfrentam para fazer a categoria decolar.

Leupen disse ao Sportscar365: “Falamos sobre muitos problemas e somos muito realistas sobre isso porque você tem que ver que tipo de ambiente você tem e que tipo de infraestrutura você precisa para o hidrogênio.

“Cada país terá suas próprias regulamentações, embora esperemos que na UE elas se tornem cada vez mais unificadas.

“Aprendemos muito sobre hidrogênio com nossos colegas no Japão [com o projeto Super Taikyu GR Corolla H2 Concept], mas estamos indo passo a passo e ainda não temos regulamentações claras, então ainda estamos tateando um pouco no escuro.”

Leupen não quis saber se a Toyota continuaria a usar o GR010 Hybrid em corridas onde os carros movidos a hidrogênio não apareceriam na primeira temporada da nova classe.

“Teoricamente, você pode rodar o Hypercar como ele está até o final de 2029, e pode correr com o H2 no início de 2028, mas é muito difícil dizer”, disse ele.

“Primeiro precisamos de um conjunto de regulamentos e precisamos ver quem mais irá aderir ou não.”

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