Abuso tóxico rotineiro online agora mira árbritos e oficiais, levando à drenagem de talentos

por FIA

Os esportes estão enfrentando uma ameaça crítica de perder competidores, árbitros e autoridades devido à escalada do abuso online, de acordo com a Campanha Unidos Contra o Abuso Online (UAOA) da FIA.

Fundada pela FIA e apoiada pela Fundação FIA, a UAOA é a principal coalizão global que combate o abuso online no esporte. O marco do Barômetro 2025 da coalizão, lançado hoje durante a Cúpula de Oficiais da FIA no Circuito de Madrid Jarama – RACE pelo Presidente da FIA Mohammed Ben Sulayem, fornece uma visão severa da enxurrada de abusos enfrentada por muitos no mundo esportivo.

Principais conclusões:

  • Misoginia e racismo : metade de todos os abusos identificados foram classificados como misóginos ou racistas, um aumento notável na especificidade em comparação a 2024. 
  • Ameaças de danos persistem : 75% das federações relataram ameaças contínuas contra competidores e suas famílias. 
  • Participação ameaçadora : 90% das federações concordaram que o abuso descontrolado corre o risco de afastar os atletas do esporte. 
  • Autoridades e árbitros são alvos : 50% das federações notaram que voluntários e autoridades agora são alvos rotineiros, ampliando o escopo do problema. 

Trabalhando em estreita colaboração com acadêmicos renomados e federações esportivas internacionais, incluindo a World Athletics, a World Aquatics e a International Esports Federation, a coalizão usa essa pesquisa vital para dar voz aos afetados e aumentar a conscientização, ao mesmo tempo em que monitora tendências em evolução, identifica os principais fatores de risco e analisa lacunas regulatórias.

Após um número crescente de incidentes recentes de alto perfil de abuso online direcionados a árbitros e autoridades esportivas, essas descobertas devem galvanizar o mundo esportivo para tomar medidas coletivas e decisivas, lideradas pela campanha Unidos Contra o Abuso Online.

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA e fundador da United Against Online Abuse, disse: 

“No ano passado, a UAOA destacou o devastador pedágio pessoal que o abuso online tem sobre competidores e atletas. Este relatório da segunda edição lançou luz sobre o abuso igualmente inaceitável enfrentado por oficiais e árbitros — membros essenciais da comunidade esportiva que garantem que nossas competições sejam conduzidas de forma justa, robusta e com integridade.

“Embora seja encorajador ver mais federações adotando medidas antiabuso, essas descobertas mostram que a escala do abuso continua a crescer. O trabalho da UAOA em 2025 será crítico para promover a colaboração entre os setores esportivo, político e de tecnologia para criar soluções significativas e duradouras que protejam todos os membros da nossa comunidade.”

Em resposta a essas descobertas, a UAOA se comprometeu a liderar um esforço renovado e sustentado para promover a colaboração entre os setores esportivo, político e tecnológico. Além de lançar uma iniciativa inovadora antiabuso online apoiada pela UE em toda a Europa, isso também incluirá a realização de uma grande conferência na América do Norte durante o verão de 2025, que fortalecerá ainda mais as parcerias internacionais e projetará soluções implementáveis ​​que impulsionem mudanças comportamentais e regulatórias.

Com 28 membros da coalizão, incluindo nove governos nacionais, federações esportivas líderes e instituições regulatórias, a UAOA formou uma resposta internacional unificada, eficaz e formidável ao abuso online. Esse crescimento da coalizão é um componente importante do progresso significativo da UAOA nos últimos 12 meses:

  • Crescimento da coalizão em 150%, expandindo a pesquisa e a influência da campanha.
  • Garantiu € 400.000 em financiamento Erasmus+ para desenvolver uma Estrutura Pan-Europeia de Combate ao Abuso Online no Esporte, com o apoio da Comissão Europeia.
  • Lançou o primeiro módulo educacional antiabuso online de acesso aberto do setor, com mais de 150 alunos matriculados.
  • Estabeleceu o Programa de Bolsas de Estudo UAOA, financiando quatro acadêmicos na Dublin City University para pesquisar tópicos como misoginia online no automobilismo.
  • Organizou a primeira Conferência UAOA em Paris, reunindo mais de 65 líderes globais para discutir ações unificadas.
  • Produziu 10 publicações acadêmicas, incluindo o Online Abuse Barometer, o Sports Journalist Barometer e o Safeguarding Guidelines.
  • Recebeu o prêmio ‘Coalizão pela Paz’ no Fórum Paz e Esporte, apresentado pelo Príncipe Albert II de Mônaco.

Fonte: FIA News

You may also like