Abel Motorsports decide não participar da Indy 500

por Racer
Foto: Karl Zemlin

Bill Abel decidiu não inscrever sua equipe Abel Motorsports na Indianápolis 500 para apoiar seu filho, o novato da Dale Coyne Racing, Jacob Abel, durante sua primeira tentativa de competir no evento.

“Isso significa muito para todos nós, e queremos estar lá e poder aproveitar para ver Jacob entrar na corrida e terminar a corrida, e não ter que estar em modo de corrida total nos preocupando em dirigir nosso próprio carro e tudo o mais que vem com ele”, disse Abel.

“A maneira como vemos isso é que Jacob é nossa prioridade e apoiá-lo como uma família é o que queremos fazer em sua primeira vez lá para as 500.”

segundo Marshall Pruett, darevista Racer, a Abel Motorsports Indy NXT fez sua estreia na IndyCar em 2023 com um programa Indy 500 para a RC Enerson usando um chassi de propriedade dos Enersons e, posteriormente, comprou um novo chassi próprio em 2024, o que atraiu o interesse de pilotos em busca de uma equipe para usá-los no Speedway.

O carro de Enerson foi comprado pela PREMA Racing, e agora Abel decidiu pular a edição de 2025 da Indy 500 em favor de converter seu chassi não utilizado na corrida da configuração Chevy para a especificação com motor Honda e deixá-lo pronto para seu filho usar caso Coyne precise de um carro reserva pronto para a corrida.

Com a lista de inscritos da Indy 500 esperada para apresentar pelo menos 34 qualificados — um a mais do que as 33 posições iniciais disponíveis — pelo menos um piloto não conseguirá se classificar. Depois de ver o novato da Dale Coyne, Nolan Siegel, bater antes dos testes de tempo em 2024 e ser eliminado após lutar para reunir a velocidade necessária em um carro reserva que não estava totalmente otimizado para o Speedway, Abel decidiu converter seu carro para usar um motor Honda para combinar com o parceiro de motor de Coyne, e fazer com que sua equipe preparasse o chassi com todas as melhorias de arrasto aerodinâmico e mecânico necessárias para participar em maio.

“Dale (Coyne) faz um trabalho maravilhoso com sua equipe e eles têm um histórico realmente ótimo em Indy, e temos a sorte de estar em uma posição onde temos um carro que nossa equipe preparou para ir ao Speedway e ser usado se houver necessidade dele”, disse Abel.

“Continuamos a finalizar a construção dele. Estamos atualizando-o. O ajuste da carroceria está sendo feito, todos os pequenos pedaços estão sendo massageados e tudo está sendo feito para que o carro esteja pronto para rodar. Algumas pessoas nos abordaram sobre comprá-lo ou usá-lo, mas ele será construído para ser um carro supercompetitivo que pode ser usado por Jacob se a situação exigir.”

You may also like