Por Marshall Pruett
A Chip Ganassi Racing enfrentará o candidato ao título do Indy NXT, Jacob Abel, em um teste da NTT IndyCar Series no Texas Motor Speedway em 14 de novembro.
O nativo de Kentucky teve seu primeiro teste na IndyCar em novembro passado com a Dale Coyne Racing. Ele liderou os estágios iniciais do campeonato NXT, entregando três vitórias e 10 pódios em 14 corridas, e ficou atrás do vencedor do título Louis Foster, que foi recentemente contratado para pilotar pela Rahal Letterman Lanigan Racing.
“Ele ganhou a oportunidade de pilotar um IndyCar, e seu desempenho, não apenas no ano passado no Indy NXT, mas ao longo de sua carreira, mostra que ele é capaz de se destacar da maioria das pessoas no grid quando pilota um carro de corrida”, disse o diretor administrativo da CGR, Mike Hull, à RACER.
“Então o que isso significa é que ele tem uma quantidade enorme de habilidade, e eu passei algum tempo com ele e ele e seu pai neste último ano e os conheci, e fiquei impressionado com a quantidade de integridade que Jacob tem. Jacob irá longe no automobilismo. Não acho que haja dúvidas sobre isso.
“Quando você tem a idade de Jacob e está tentando chegar ao próximo nível, você está apenas procurando uma oportunidade de dirigir para poder mostrar às pessoas a habilidade que você tem, e estamos felizes que isso esteja acontecendo conosco no teste.”
A CGR fará uso do subsídio de teste de piloto Indy NXT fornecido pela IndyCar para avaliar talentos em sua principal série de treinamento. O dia de teste de piloto NXT é semelhante ao dia de avaliação única que as equipes recebem durante a offseason, onde um piloto não IndyCar pode ser usado para conhecer o piloto em um ambiente competitivo ou, como é o caso na maioria dos casos, para implantar um piloto habilidoso como Abel para auxiliar com o feedback de configuração do chassi em preparação para a próxima temporada.
Embora a CGR não tenha vagas, ir para o Texas com Abel — da mesma forma que a Meyer Shank Racing fará com Logan Sargeant em 19 de novembro no The Thermal Club — é uma maneira perfeita de criar vínculos que podem ser benéficos no futuro.
“É muito legal”, disse Abel. “Consegui construir um relacionamento com muitas pessoas no acampamento da Chip Ganassi Racing com Mike Hull, Taylor Kiel e Chris Wheeler, e nos aproximamos mais um do outro no ano passado. Então, finalmente ter a oportunidade de fazer algo juntos e trabalhar juntos é muito, muito especial.
“Estou muito lisonjeado que eles tenham considerado que eu deveria entrar em um dos carros deles e fazer um teste para eles, e farei tudo o que puder para fornecer o máximo de conhecimento possível para, esperançosamente, atingir nossos objetivos.”
Fonte: Racer.com