
Pela segunda vez em 2024, o famoso Sambódromo de São Paulo será preenchido com ação eletrizante quando a 11ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA ficar verde na metrópole brasileira.
À medida que a ABB entra em sua oitava temporada como parceira principal e terceira como parceira de carregamento, o campeonato continua a servir como um banco de testes para tecnologias inovadoras que posicionam a ABB na vanguarda do desenvolvimento sustentável – incluindo o carregador de corrida de Fórmula E da ABB, fonte de alimentação ininterrupta (UPS) e solução de gerenciamento de energia ABB Ability Optimax®. A parceria contínua do líder em eletrificação e automação com a Fórmula E também permite destacar soluções fora da pista que podem melhorar a produtividade, eficiência e confiabilidade, amplificadas pelo apelo da primeira série de automobilismo totalmente elétrico do mundo.
Luciano Nassif, Country Holding Officer da ABB Brasil, disse: “É ótimo sediar a rodada de abertura do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA aqui no Brasil, um país com uma longa e rica herança no automobilismo. É também um país no qual a ABB tem uma forte história, tendo implementado soluções tecnológicas que são ‘Engineered to Outrun’ por mais de 110 anos, colaborando em projetos que permitem que as indústrias operem de forma mais enxuta e limpa.”
A produtora brasileira especializada em aço, Steel Warehouse Cisa (SWC), usa motores da ABB para enfrentar o desafio de fabricar 20.000 toneladas de aço de qualidade premium todos os meses, otimizando a eficiência e minimizando o tempo de inatividade. Localizada em Paulínia, interior de São Paulo, a SWC processa bobinas de aço para produzir chapas de aço de alta qualidade para uso em aplicações como máquinas agrícolas, equipamentos de construção, mineração e transporte rodoviário e ferroviário.
A fábrica SWC opera 35 motores das famílias RPMAC e VS Master, que trabalham sob tensões mecânicas e elétricas além dos limites operacionais de um motor convencional. Todos os motores são monitorados com o ABB Ability Smart Sensor, que fornece dados e análises precisas sobre o consumo de energia e a condição mecânica e elétrica do equipamento. Ao usar a tecnologia avançada de motores e soluções de monitoramento digital da ABB, a Steel Warehouse Cisa alcançou eficiência e confiabilidade excepcionais.
Melhorar a eficiência e ajudar a descarbonizar as indústrias é algo que a ABB também busca em suas próprias operações. Em sua fábrica de Belo, em Contagem, sudeste do Brasil, a ABB alcançou uma economia anual de energia de 530 MWh e uma redução de 160 toneladas nas emissões de CO2e. A economia segue a implementação de iniciativas de sustentabilidade, incluindo a instalação de painéis solares, aquecedores solares de água, lâmpadas e claraboias LED e inversores de frequência. A instalação também implantou o ABB AbilityTM Energy Manager para medição, controle e otimização do consumo de energia. O local faz parte do programa ABB Mission to Zero™, que apóia a meta científica da empresa de reduzir as emissões de GEE de escopo 1 e escopo 2 em 100% até 2050 em relação à linha de base de 2019.
A ABB também lançou seu projeto de circularidade para inversores, motores elétricos e geradores no Brasil, uma iniciativa que visa maximizar a eficiência dos processos de fabricação, otimizar o uso de recursos naturais e minimizar o impacto ambiental das cadeias produtivas. Com mais de 300 milhões de sistemas de motores elétricos em operação globalmente, a ABB busca transformar a forma como esses equipamentos são gerenciados e descartados. Uma vez que um cliente tenha atualizado seu equipamento, a ABB coleta o maquinário antigo e o transporta para um parceiro aprovado para ser desmontado, descaracterizado e reciclado, transformando-o novamente em matéria-prima.
Após a corrida em São Paulo, o Campeonato retorna ao local anfitrião regular, a Cidade do México, em 11 de janeiro. O calendário da temporada compreende 16 corridas em 10 locais globais, incluindo os novos locais Miami-Homestead e Jeddah. A ABB é líder global em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. Ao conectar sua experiência em engenharia e digitalização, a ABB ajuda as indústrias a operar com alto desempenho, ao mesmo tempo em que se tornam mais eficientes, produtivas e sustentáveis para que tenham um desempenho superior. Na ABB, chamamos isso de ‘Engineered to Outrun’. A empresa tem mais de 140 anos de história e mais de 105.000 funcionários em todo o mundo. As ações da ABB estão listadas na SIX Swiss Exchange (ABBN) e na Nasdaq Stockholm (ABB).
Fonte: ABB Formula E