Parece que a Volkswagen não seguirá a Porsche ou a Mercedes-Benz na área de transmissões multivelocidade para veículos elétricos.
Na quinta-feira, no salão do automóvel de Los Angeles de 2024, Kai Grünitz, chefe global de pesquisa e desenvolvimento da Volkswagen, disse a Joel Feder, da Green Car Reports, que a montadora não vê necessidade de transmissões de 2 velocidades em veículos elétricos .
Grünitz disse que “hoje não há planos para produzi-lo “, mas o executivo rapidamente observou que isso ocorre “porque não há demanda do lado do cliente” por transmissões multivelocidade em veículos elétricos.
Grünitz então disse que “não há razão para investir nisso” se não houver demanda dos clientes.Inscreva-se para receber a Newsletter
“Para ser honesto, quando você olha para o ID.7, por exemplo, ele é um dos carros mais eficientes”, acrescentou Stefan Voswinkel, chefe de comunicações de produtos da VW.
“Somos os melhores da categoria nesse segmento”, disse Grünitz, referindo-se ao VW ID.7, que foi adiado por tempo indeterminado para os EUA e, como outros veículos elétricos que usam a arquitetura MEB da VW para veículos elétricos, usa uma engrenagem de redução de velocidade única.
Grünitz observou que há outras possibilidades de reduzir ou aumentar a eficiência fora das transmissões multivelocidade, e “o mais importante vem do lado do motor”, disse ele.
“Há muitos parafusos pequenos que você pode usar para melhorar a eficiência sem precisar recorrer à transmissão”, disse Grünitz.
Volkswagen Golf GTI 380 2024
Tudo isso apesar do fato de que Grünitz admitiu que a Volkswagen criou uma transmissão manual para EVs , e que ele a testou — e não gostou. Embora essa unidade fosse para um veículo entusiasta como um GTI elétrico, o executivo disse que gosta da suavidade dos EVs que vêm com uma transmissão de velocidade única.
O próximo Mercedes-Benz CLA-Class 2026 , o primeiro veículo da montadora a chegar na plataforma MMA de próxima geração, usará uma transmissão de 2 velocidades. Os executivos da Mercedes notaram que a eficiência é a nova moeda. “Espero que se torne uma nova moeda”, disse Grünitz. “Acho que não é hoje.”
Grünitz disse que ninguém está realmente falando sobre eficiência . Quando pressionado sobre o assunto porque a Lucid , entre outras montadoras, é bastante vocal sobre o assunto, Grünitz observou que não está sendo discutido no nível do consumidor e perguntou: “Por que não vemos essas discussões com nossos clientes?”
Para encerrar, Grünitz observou que tornar os veículos ainda mais eficientes os tornaria mais caros.